Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptySeg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto

» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptySeg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto

» Sistema de arrefecimento CB500X.
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Caminhões na estrada - Como não se irritar? EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Caminhões na estrada - Como não se irritar?

+7
JulianZ
KV2
CLAUDINEI DE GOIS
Rodrigo R. Peracini
Renato Pagano
Marcos Oliveira
brito_pedro
11 participantes

Ir para baixo

Caminhões na estrada - Como não se irritar? Empty Caminhões na estrada - Como não se irritar?

Mensagem por brito_pedro Qui Mar 31, 2016 11:53 am

Saudações amigos!

Gostaria de compartilhar um fato ocorrido comigo hoje cedo.
Moro em BH e duas vezes por semana preciso ir a Bom Despacho/MG trabalhar. Pego um trecho da Avenida Amazonas, depois BR381 (Fernão Dias) e mais pra frente caio na BR262 sentido Triângulo Mineiro. Como trabalho à noite e devido à alguns compromissos durante o dia, preciso sair de BH às vezes no final da tarde. Ou seja, sempre trânsito muito carregado, dentro da cidade e na estrada.
O que tenho percebido nessas andanças, e que tem a ver diretamente com o fato que vou relatar, é a disputa de espaço irracional por meio dos motoristas/motociclistas. Muitas das vezes motivadas pura e simplesmente por despreparo ao volante/guidão. 
Por favor, não me interpretem mal. Não sou o Valentino Rossi e nem pretendo ser, mas ao pilotar e dirigir, temos de ter noções de física, de educação, de civilidade e acima de tudo, habilidade. E por habilidade, me refiro a saber manejar a máquina. Não considero que seja somente sentar ao volante, girar a chave e tocar pra frente.

Acontece que hoje cedo, voltando de Bom Despacho, vindo numa boa na faixa da esquerda (a estrada é de pista dupla), quando um senhor, dirigindo um caminhão em péssimo estado de conservação me fecha de forma completamente irresponsável e agressiva. Confesso que não estava a menos de 130Km/h, mas já vinha piscando farol desde uns 500m antes dele. Sempre aviso que estou passando.
Fico me perguntando se essa turma não olha no retrovisor. 
Tive de frear como consegui para não morrer entre o caminhão e o guard-rail.

Ao passar por ele, claro que reclamei. E a sua reação: me mandou ir àquele lugar. 
Não estou questionando certo e errado, CTB ou o diabo....estou falando de um veículo enorme, conduzido por alguém que não faz a mínima ideia do estrago que pode causar em veículos menores e mesmo numa situação em que quase mata um motociclista, ainda acha que não fez nada.
Desculpem o desabafo mas a adrenalina foi forte.
Sei que todos têm histórias desse tipo e torço sempre para que nunca aconteça nada demais com ninguém....mas que dá vontade de dar uns tapas na fuça de um sujeito desse.....ah dá....

Um abraço a todos.
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Pontos : 118

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhões na estrada - Como não se irritar? Empty Re: Caminhões na estrada - Como não se irritar?

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Mar 31, 2016 12:23 pm

Brito,

Infelizmente temos perdido muitos irmãos motociclistas que compartilham com a mesma paixão por duas rodas, justamente por causa muitos condutores, irresponsáveis e inconsequentes. A regra básica do trânsito que diz que o veículo maior (condutor), é responsável pelos menores, infelizmente no Brasil não funciona.

Abraços.

Última edição por Marcos Oliveira em Qui Mar 31, 2016 1:05 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Pontos : 3552

Caminhões na estrada - Como não se irritar? Empty Re: Caminhões na estrada - Como não se irritar?

Mensagem por brito_pedro Qui Mar 31, 2016 12:33 pm

Infelizmente mesmo, Oliveira...
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por Renato Pagano Qui Mar 31, 2016 1:11 pm

Concordo com voces. Estou pensando seriamente em parar com a moto exatamente por estes motivos. To cansado pegar estrada e ter que ficar vigiando o tempo todo carros na contramão, fechadas e sacanagens de proposito só porque estou em veiculo menor.
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Pontos : 1472

Mensagem por brito_pedro Qui Mar 31, 2016 1:18 pm

É tanto absurdo que eu vejo por esse trecho que ando...que parece matéria do Sensacionalista...
Contando ninguém acredita.
Mas Renato, não podemos nos privar do que gostamos por conta desses episódios. Falo mais por mim, fiquei puto...xinguei....relatei pra vocês, mas como disse Chico Buarque: amanhã vai ser outro dia.
Desiste não, irmão!

Abraços!
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por Renato Pagano Qui Mar 31, 2016 1:37 pm

Pedro o problema é que gosto muito de viajar de moto e sei que temos que ter atenção redobrada. Mas os casos de imprudencia, barberagem e sacanagem tem piorado bastante. 
Tenho 33 anos de moto, quase a sua idade, e tive somente um acidente quando tinha 1 ano pilotando. 
Recentemente estava trabalhando no Rio entao ia e voltava daqui de macae toda semana e várias vezes tive que me jogar no acostamento porque o motorista contrario simplesmente desprezava a minha presença, entrava na minha frente como se eu não existisse ou queria me matar mesmo.

Ai viajar de moto passa a ser uma tensão permanente que não vale a pena.

Última edição por Renato Pagano em Qui Mar 31, 2016 3:59 pm, editado 1 vez(es)
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Pontos : 1472

Mensagem por brito_pedro Qui Mar 31, 2016 1:43 pm

Você tem razão, Renato. Isso acontece comigo quase todas as vezes. Na cabeça dos caras deve ser: Sai da frente que eu sou maior.
E na nossa cabeça é: vou sair da frente porque senão eu morro. A diferença é muito grande.

Quando esse tipo de coisa se torna frequente, realmente é a hora de repensar. 
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por Marcos Oliveira Qui Mar 31, 2016 1:59 pm

Tem uma estrada aqui em Minas a BR381 saída para João Monlevade, pista simples pavimento em péssimo estado e transito intenso de caminhões. Andar de moto dia de semana nesta rodovia é puro stress, principalmente para quem nunca andou por esta via, a noite então...

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Convidado Qui Mar 31, 2016 3:41 pm

Isso realmente é um fato perigoso e que acontece sempre. Acredito que devemos redobrar o cuidado e não deixar de fazer aquilo que gostamos.
Convidado
Convidado

Mensagem por Rodrigo R. Peracini Qui Mar 31, 2016 5:53 pm

Cara, tenho 22 anos de habilitação, tanto de moto, como dr carro. E posso te falar uma coisa, tá cada vez pior, acho que vai chegar um dia que andar de moto vai suicídio na certa?
Rodrigo R. Peracini
Rodrigo R. Peracini
Pleno
Pleno

Pontos : 490

Mensagem por brito_pedro Qui Mar 31, 2016 6:24 pm

Essa estrada que o Oliveira citou também é uma tristeza. Pista simples, muitas curvas. Cenário perfeito pra acidentes, principalmente levando em consideração tudo que foi falado por todos.
O lance é ficar muito...mas muito esperto. E compartilhar as experiências (mesmo que negativas) ajuda bastante.

Só um parêntese: outro dia mesmo, vi num grupo da CBX no Facebook uma galera comentando que os caminhoneiros não têm sinalizado pra ultrapassagem. De fato, a maioria não sinaliza mesmo. E aí surgiu alguém comentando que em alguns países da América do Sul, a convenção é invertida, ou seja, a seta para a direita significa que não se deve ultrapassar. Imagina só quantos acidentes isso já não deve ter provocado?
Esse tipo de coisa tinha de ser universal, com excessão dos países que adotam mão inglesa, talvez.
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por CLAUDINEI DE GOIS Qui Mar 31, 2016 10:01 pm

OLá
sem falar naqueles camaradas que deveriam ficar na terceira faixa da direita em subida e resolvem ultrapassar um outro caminhão e acaba travando todo o fluxo que deveria ficar livre para os veículos rápidos.
Ignoram totalmente a OBRIGATORIEDADE de ficar na faixa da direita.
CLAUDINEI DE GOIS
CLAUDINEI DE GOIS
Pleno
Pleno

Pontos : 572

https://www.flickr.com/photos/claudinei_de_gois/albuns

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Abr 06, 2016 8:45 pm

Infelizmente não são só caminhões, também tem motoristas displicentes que nos colocam em condições de risco. Hoje fui até Itabira, uma cidade cerca de 120 km de distância de onde moro. Minha esposa estava comigo, a estrada é a BR 381 pista simples pavimento irregular. Na volta para casa em um trecho de serra, um automóvel na minha frente e a pista da direita vazia. Posicionei a moto de forma tal que o condutor pudesse me ver pelo retrovisor. O condutor encostou, quando iniciei a ultrapassagem, precenti  que ele poderia retornar a faixa da esquerda, buzinei para alertar. O absurdo aconteceu, o cara buzinou e mudou de faixa novamente. Consegui sair fora, quase fui derrubado e em sentido contrário uma carreta. 
Infelizmente, conduzir a moto com prudência não nos deixa imune aos imprudentes.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por KV2 Qui Abr 07, 2016 12:03 pm

Ouvir (ler) esses relatos é triste.
Andar de moto requer muita atenção, principalmente aos outros.
Sinto que o principal problema das pessoas é a falta de educação e noção de trânsito. Pegar uma estrada para a fronteira é mais tranquilo que para o litoral, por exemplo.
Não sou um motociclista "experiente" mas já tenho diversas histórias dessas.
Umas delas, entretanto, é diferente. Já tive a vida salva por um caminhoneiro, que rapidamente jogou o caminhão para cima de um carro que ia ultrapassar ele na contramão sem visão e certamente ia me acertar em cheio. Não sei se ficou bem explicado, mas saíram todos vivos!  Smile

Pedro, recomento que a próxima vez anotes a placa do caminhão e faça uma denúncia ao órgão competente, principalmente se for para a PRF. Normalmente este caminhões andam com problemas na documentação, procedimentos de transporte de carga, etc, porém não há fiscalização. Se houver um motivo objetivo para que ele seja parado, a fiscalização já verifica tudo e o veículo pode ser até recolhido.

Abraços e bom passeio a todos!
KV2
KV2
Amador
Amador

Pontos : 119

Mensagem por brito_pedro Seg maio 30, 2016 12:09 pm

KV2 escreveu:Pedro, recomento que a próxima vez anotes a placa do caminhão e faça uma denúncia ao órgão competente, principalmente se for para a PRF. Normalmente este caminhões andam com problemas na documentação, procedimentos de transporte de carga, etc, porém não há fiscalização. Se houver um motivo objetivo para que ele seja parado, a fiscalização já verifica tudo e o veículo pode ser até recolhido.

Abraços e bom passeio a todos!
KV2;

eu já tentei fazer isso, veja só essa: eu viajo semanalmente 600Km entre Belo Horizonte e o interior para dar aulas. Já tomei fechada de caminhão, de carro, de moto, até de bicicleta que entrou na estrada na louca. Há uns 20 dias, tomei uma fechada de uma caminhonete pequena, que saiu de trás de um caminhão para ultrapassagem numa estrada de pista dupla. Até aí, tudo bem, já me acostumei a ter gente entrando na minha frente numa velocidade muito inferior, me obrigando a chamar o freio pela vida. Mas nesse dia foi diferente.

Esperei o sujeito fazer a sua ultrapassagem e emparelhei pra ver a cara do figura. E aí....digitando no celular, sabe o que ele fez? Me mandou beijinhos....jogou o carro em cima de mim na maldade, mandou tchauzinho....etc.

Claro que fiquei muito fulo da vida, xinguei...aquela coisa de sangue quente. Depois vi que aquilo não ia adiantar em nada e resolvi seguir meu caminho. Por sorte, lá na frente, vi uma viatura da PRF fazendo ronda. Pedi pra ele encostar e perguntei o que podia fazer num caso desse, já que o camarada quase me joga no chão. E eles me responderam, com ar de desprezo que não podia fazer nada, legalmente. Mas me perguntaram que carro era, e que se ele passasse por ali, iriam abordá-lo. Não fiquei esperando pra ver porque tinha horário pra chegar no destino. Nem sei se eles chegaram a abordá-lo de fato. Mas o fato é que os veículos maiores fazem e acontecem na estrada e nada acontece. Isso é triste.

Abraços.
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por Marcos Oliveira Seg maio 30, 2016 12:15 pm

Brito,

Cuidado para nós todos irmãos de duas rodas, estamos sós neste país...

Abraços!

Última edição por Marcos Oliveira em Seg maio 30, 2016 12:51 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por brito_pedro Seg maio 30, 2016 12:49 pm

Marcos Oliveira escreveu:Brito,

Cuidado para nós todos irmãos de duas rodas, estamos só neste país...

Abraços!

De fato, Oliveira;

já fui muito mais cabeça quente no trânsito. Depois que percebi, que quem se estressa somos nós, deixei o pau quebrar. Por isso que respeito muito todos os motociclistas, de cinquentinha às BMW's mais "nave espacial".
Você disse tudo.
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por JulianZ Seg maio 30, 2016 4:04 pm

Infelizmente a gente tem que dirigir/pilotar por nós e pelos outros, porque a qualidade dos motoristas nesse trânsito é péssima, tai um motivo também pelo qual não abro mão do freio ABS nas motos, não são poucas as vezes que precisamos atuar eles por conta de entradas irresponsáveis dos outros, mas muitas vezes é possível prever isso por olhar no retrovisor do motorista, que muitas vezes já da um sinal se ele está atento ou não, e se tá vendo você ou não.
Dias desse eu tava andando na pista e fui fazer uma ultrapassagem a cerca de 130 na moto, o motorista estava a 110 +/- assim que comecei a ultrapassar ele começa a acelerar, até um momento que perdi a visão e recuei, depois que tive condições joguei para quarta e ultrapassei bem rápido para ele nem ter chance de me atrapalhar, mas me pergunto o que que um cara desses ganha com isso, pra que esse tipo de atitude?
JulianZ
Profissional
Profissional

Pontos : 1244

Mensagem por Rene de Cordova Cardoso Seg maio 30, 2016 4:18 pm

Na verdade eu analiso da seguinte forma, temos vários brasis, um onde as leis são cobradas ao "pé da letra", e em outros que não existem fiscalizações,parece terra sem lei, assim como temos motociclistas, motoqueiros e outros. Aqui no sul ainda existe um certo respeito por nós motociclistas até, tanto nas cidades como nas estradas, pois nunca sabemos onde estão fiscalizando,  a PRF, PRE e fiscais de transito adoram estarem "camuflados" para flagrarem os em cautos. No nordeste não usam capacetes, é tem um Estado que é proibido usar capacetes, "poderá ser um assaltante", um amigo quase foi preso por estar usando, mas voltando ao assunto, andam com duas e até três pessoas a bordo da motocicleta (eu classifico como os outros). Mas como tudo, e, em tudo, temos os bons e os maus, aqui não é diferente, aqueles que usam "motos" para o trabalho (motoqueiros) FAZEM DE TUDO, são uns aloprados, so comparado aos taxistas. É impressionante o que fazem, não preciso aqui elencar suas peripécias, mas são exatamente por causas destes, é que todos são comparados iguais, inclusive a mídia os usa para ter audiência ou vender jornais. Não estou aqui defendendo os motoristas, mas tudo se resume em uma questão, a EDUCAÇÃO NO TRANSITO. De onde deve partir, das empresas de transporte, qualificando seus colaboradores, das autoridades de transito, com campanhas educadoras e não arrecadatorias (multas), das empresas de moto boys e moto taxis, das cooperativas de taxis, e ainda por parte tambem dos diversos clubes de motociclistas. Se todos se educarem para o transito, vamos ter respeito a todos, mas ainda temos um fator a ser analisado, a conservação de nossas rodovias, a conservação da sinalização de pista, vertical e horizontal e a vistoria rígida dos veiculos em circulação. Muitos estão "gritando" com o exame "anti doping" para a renovação da CNH, isto é ótimo, hoje os motoristas profissionais, principalmente os camioneiros, a maioria deles, se utilizam de cocaina para dirigirem, usam como desculpa o cumprimento de horário.  Então temos vários fatores em tela. Se cada um dirigir no seu quadrado e fizer a sua parte teremos um transito melhor.
Rene de Cordova Cardoso
Rene de Cordova Cardoso
Júnior
Júnior

Pontos : 18

Mensagem por Mendes Sex Jul 15, 2016 8:11 pm

Em Portugal, está bem melhor. Mas há um problema grave: mudar de direção sem avisar com o pisca. Mudar para a esquera quando vamos ultrapassar já deu muitas mortes por cá.
Mendes
Mendes
Júnior
Júnior

Pontos : 7

Mensagem por Escoza Seg Jul 18, 2016 4:06 pm

Brito, este fato é comum, mas não apenas entre caminhoneiros. Sou filho de caminhoneiro e viajei com meu pai desde os tempos que usava fraldas e posso lhe assegurar que ele sempre foi um grande exemplo de retidão para mim. Meu pai me ensinou a dirigir com um caminhão e dentre as lições estava o respeito ao próximo, estivesse ele em outro caminhão, de carro, de moto, bicicleta ou mesmo à pé. Não generalize. A verdade é que o desrespeito aos veículos menores aqui em nosso país é uma questão cultural que infelizmente assola os motoristas de uma forma geral. Veja que há motociclistas - se é que os podemos lhes dar este adjetivo - que não dão à mínima para as leis de trânsito. Vou mais longe, isso não acontece apenas em nosso país, mas em vários outros e exemplo disso é um antigo desenho animado da Disney em que o Pateta se transforma quando assume a direção de seu veículo... segue link do vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
Escoza
Escoza
Júnior
Júnior

Pontos : 31

Mensagem por HermanoBA Seg Jul 25, 2016 10:40 pm

Ja perdi a conta de quantas vezes fui fechado ou tive que ir pro acostamento por que a anda que vem em sentido contrario força a ultrapassagem por que sabe que eu vou sair da frente. Caminhões ou carros. Várias. Na verdade, são raras as vezes em que pego estrada e que isso não acontece. Tenho até vídeo de duas dessas situações. Forçar ultrapassagem vindo em sentido contrario é o mais frequente. No geral nem me assusto mais. As vezes xingo o fdp e mostro-lhe gentilmente o dedo médio só pra não deixar passar em branco.
HermanoBA
HermanoBA
Júnior
Júnior

Pontos : 35

Mensagem por brito_pedro Qua Ago 17, 2016 7:09 pm

Escoza escreveu:Brito, este fato é comum, mas não apenas entre caminhoneiros. Sou filho de caminhoneiro e viajei com meu pai desde os tempos que usava fraldas e posso lhe assegurar que ele sempre foi um grande exemplo de retidão para mim. Meu pai me ensinou a dirigir com um caminhão e dentre as lições estava o respeito ao próximo, estivesse ele em outro caminhão, de carro, de moto, bicicleta ou mesmo à pé. Não generalize. A verdade é que o desrespeito aos veículos menores aqui em nosso país é uma questão cultural que infelizmente assola os motoristas de uma forma geral. Veja que há motociclistas - se é que os podemos lhes dar este adjetivo - que não dão à mínima para as leis de trânsito. Vou mais longe, isso não acontece apenas em nosso país, mas em vários outros e exemplo disso é um antigo desenho animado da Disney em que o Pateta se transforma quando assume a direção de seu veículo... segue link do vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

Escoza;

não tenho dúvidas de que existem profissionais da estrada que são responsáveis no volante. Assim como existem usuários da estrada (que não são profissionais) que também respeitam o próximo. Minha intenção não foi generalizar ou ridicularizar uma categoria. Tenho profundo respeito pelos caminhoneiros e faço questão de ser cordial sempre que posso. Pra mim, camaradagem na estrada nunca saiu de moda.
O fato é que a cada semana que preciso pegar estrada de moto para trabalhar, vejo mais acidentes e mais pessoas cometendo infrações e pior: sabendo que estão fazendo coisa errada. E a frequência com que isso ocorre, pelo menos no trecho em que trafego, é em sua grande maioria com caminhões. E não são dos pequenos. Parece que quanto maior, mais licença pra fazer cagada o camarada acha que tem. Acho que o fato do trecho que pego de estrada ser de escoamento de produção faz com que o número de caminhões seja maior, e a turma esteja com pressa...
Outra coisa que tenho reparado: a idade dos profissionais caiu muito. Hoje em dia tem uma molecada pilotando veículo bi-trem. Acham que estão num Porsche...sei lá.
Mas enfim. Sei que existem pessoas de caráter no volante. 

Um abraço!
brito_pedro
brito_pedro
Amador
Amador

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Ago 17, 2016 7:53 pm

Brito,

Concordo com seu ponto de vista.
Se carro e moto são uma arma (revolver) os caminhões são a AR15 (fuzil).

Abraços!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo