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Controle de tração.
4 participantes
Controle de tração.
Tenho observado este acessório apenas nas motos acima de 800CC, será que seria dispensável nas motos com faixa de torque até 6,5 kgf.m(faixa até 650CC e a NC750), ou seria o custo?
Pode estar até associado com a faixa de potência / torque, mas no quesito pista molha onde há pouca aderência, o controle de tração poderia fazer a diferença. O que acham sobre este tema, seria dispensável, ou seria o fator de encarecer a motocicleta?
Abraços.
Pode estar até associado com a faixa de potência / torque, mas no quesito pista molha onde há pouca aderência, o controle de tração poderia fazer a diferença. O que acham sobre este tema, seria dispensável, ou seria o fator de encarecer a motocicleta?
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Controle de tração.
Para quem não conhece o sistema, abaixo descrição do funcionamento.
Fonte: moto.com.br
André Garcia
O funcionamento é fácil de entender, o difícil é o ajuste dele. Nem todo motociclista tem a sensibilidade suficiente (e coragem) para andar no limite e sentir se a motocicleta está patinando o suficiente ou não. Existem controles de tração de todos os tipos e preços, desde um básico de mais ou menos R$ 4000, até um similar ao utilizado no Mundial de SBK que custa cerca de 30.000 euros.”
Fonte: moto.com.br
André Garcia
Sebastian Rochon proprietário da oficina SR Corse, especializada em motos europeias, especialmente Ducati e que conta com equipe no SuperBikeSeries, nos ensina: “o sistema é composto por uma central, dois sensores de velocidade, um switch para ligar e desligar o controle, um regulador remoto para mudar a sensibilidade de atuação e um CD, contendo o programa para executá-lo e os respectivos cabos. O elemento principal deste equipamento é a central, que basicamente trabalha com informações vindas do sensor TPS (para saber o quanto estamos acelerando) e dos sensores de velocidade instalados nas rodas, que captam qualquer variação brusca de velocidade entre elas (derrapagem).
Essas informações chegam à central, que, por sua vez, interpreta os dados recebidos e automaticamente corta potência do motor. Normalmente a central atua diretamente nas bobinas de alta (faísca), eliminando o giro em falso da roda responsável pela tração.
O funcionamento é fácil de entender, o difícil é o ajuste dele. Nem todo motociclista tem a sensibilidade suficiente (e coragem) para andar no limite e sentir se a motocicleta está patinando o suficiente ou não. Existem controles de tração de todos os tipos e preços, desde um básico de mais ou menos R$ 4000, até um similar ao utilizado no Mundial de SBK que custa cerca de 30.000 euros.”
Para Sebá, como é conhecido no meio, o sistema ajuda a controlar a motocicleta e inibi possíveis deslizes, especialmente, quando aquele motociclista menos experiente abusa ao girar a manopla direita. “É um sistema que veio para ficar e assim como o ABS, em breve, será item de série em motocicletas das mais diversas cilindradas, especialmente nas mais baratas”
Os modelos que pilotei, com preços que variam de R$ 42.0000 a mais de R$ 100.000,00: Ducati Diavel, BMW F 800GS, BMW K1600 GTL, Kawasaki Versys 1000 pude constatar na prática o quanto o sistema é importante.
Na Ducati Diavel com 8 opções que vão de 1 (o mais “permissivo”) até 8 (o mais atuante) é possível notar o quanto esse sistema torna a moto mais amigável, especialmente quando seus 163 cavalos de potência e 13 kgmf de torque estão liberados no modo “sport”. No nível 8 a atuação do DTC é facilmente percebida até mesmo na rua. Se pilotarmos em uma rua de paralelepípedos no nível de máximo controle, vamos perceber facilmente como ele corta potência do motor quando a roda traseira passa por algum desnível. Deixar o DTC entre os nível 4 e 1 é indicado apenas para profissionais ou pilotos com bastante experiência e que sabem o que fazem. Mencionei o modo “sport”, porque esse modelo da Ducati conta com 3 modos de pilotagem que configura o motor. Falando rapidamente, os outros dois modos são o “Touring” que mantem os 163 cavalos mas que despeja o torque e potência de maneira mais linear e bem menos bruto do que o “Sport” e o “Urban” que diminui a potência para 100 cavalos transformando-a em um moto de 600cc bem mais amigável, especialmente, aos pilotos menos experientes.
Nessa diabólica moto, o modo de pilotagem vem “default”, mas o feliz proprietário pode alterar de acordo com suas necessidades. Quando a pilotei, no modo esportivo o DTC estava no nível 1 e não demorou muito para depois de andar no 2,3 e 4, a voz da consciência determinar o modo 5. O “touring” já fica no 5 e o “urban” no 8, o que se torna um exagero para uns e necessário para outros.
Portanto, na Ducati Diavel são 24 possibilidades de conduzir a motocicleta que fica de acordo com a vontade, experiência e a voz da consciência do piloto, todavia, o mecanismo não é intuitivo e necessita ler o manual e obter um pequeno curso prático na concessionária.
Já na BMW K 1600GTL, com 160cv de potência a 7750RPM e 17,8 kgmf de torque a 5250RPM, o controle de tração funciona nos modos “Road”, “Rain”, “Dynamic”. Diferente da Ducati e Kawasaki que possibilita a configuração de controle de tração e potência do motor, na BMW a potência já é alterada de acordo com o modo escolhido de tração.
Vindo de uma viagem de Resende – RJ com muita chuva, garupa e malas cheias, a “bemé” teve um comportamento perfeito quando alterei, com a moto em movimento, saindo de “Road” para “Rain”. O modus operante também não é intuitivo, mas já tinha me familiarizado com a operação. No modo “Rain” o piloto sente nitidamente um “delay” maior no acelerador e uma diminuição de torque e potência, a BMW informou que o torque caiu para 15,29 kgmf a 4500RPM e 145 cv de potência a 7000RPM.
No modo “Road” e “Dynamic” o torque e potência são iguais, mas também é nítida que a resposta no acelerador no modo “Dynamic” é instantânea, a resposta é imediata.
No modelo F800GS da BMW, primeiro modelo de média cilindrada equipado com o mecanismo, já se trata de um controle de tração mais simples e muito atuante, ou seja, não permite qualquer deslize, só sendo permitido manter ligado ou desligado (“on” ou “off”). Tanto que na cidade preferi deixa-lo desligado, que atua além da necessidade, é possível notar o corte de giro ao passar em uma simples lombada ou ao andar em uma rua de paralelepípedos, todavia, quando em um passeio, trafegando na Rodovia Cônego Domênico rico em sujeira proveniente do grande trânsito de caminhões, ao ultrapassar uma chicane no pedágio, em momento de aceleração para entrar na velocidade da via, o controle de tração não permitiu que a moto escorregasse em meio a areia, terra, óleo e péssimo asfalto.
O modelo Versys 1000 da Kawasaki denominado KTRC (Kawasaki Traction Control) é o que mais se assemelha ao modelo italiano pela variedade de condução um total de 6 ajustes, todavia, bem mais simples e intuitivo, inclusive no manuseio e fácil entendimento do piloto. Em um único botão o motociclista determina o nível de derrapagem durante a aceleração: 1 menos atuante, 2 intermediário e 3 não permite derrapagens, e o módulo de potência dividido em Full (F) – máxima e Low (L) – permitindo 75% da potência e tornando a aceleração mais suave . Em miúdos é como transformar uma 1000cc em uma 600cc, já que a diminuição em 25% da potência permite a Versys 1000 trabalhar com 118cv em “F” ou 88,5cv em “L”.
Se no modo “L” é possível desligar o KTRC, no “F” é necessário deixar em “1” ou “2” e na chuva em “3” com os 118cv disponíveis no motor.
Nos modelos da Ducati e Kawasaki, que tive acesso ao manual do usuário, acredito que o mesmo se dê com a BMW, o fabricante recomenda no manual o cuidado de manter o mesmo modelo e marca de pneu quando surgir a necessidade de troca devido os testes realizados e que levaram a optar pela venda da motocicleta com aquele modelo específico de pneu: no caso da Ducati o Pirelli Diablo Rosso II e na Kawasaki o Pirelli Scorpion Trail.
Nos modelos da Ducati e Kawasaki, que tive acesso ao manual do usuário, acredito que o mesmo se dê com a BMW, o fabricante recomenda no manual o cuidado de manter o mesmo modelo e marca de pneu quando surgir a necessidade de troca devido os testes realizados e que levaram a optar pela venda da motocicleta com aquele modelo específico de pneu: no caso da Ducati o Pirelli Diablo Rosso II e na Kawasaki o Pirelli Scorpion Trail.
Seja qual for o modelo por você escolhido, pense que o valor agregado em uma motocicleta com controle de tração e freios ABS não é um gasto, mas um investimento em sua segurança.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Controle de tração.
Acho ele um acessório que da segurança muito importante, já havia lido a respeito e na próxima moto eu quero com isso.
JulianZ- Profissional
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Re: Controle de tração.
Acredito q futuramente isso será obrigatorio, assim como sera obrigado em carros em 2022.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Controle de tração é fantástico, já experimentei e recomendo. Espero poder comprar uma moto q possua no futuro.
Mmcampos- Pleno
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Re: Controle de tração.
Pois é pessoal, também acredito que poderá tornar um item de série em motos, só não para estimar quando. Quanto ao sistema, parte já existe nas motos com ABS, que são os sensores de velocidade nas rodas. Estes sensores podem fazer as duas funções (ABS / controle de tração), caberia uma programação do módulo eletrônico e mais alguns itens (interruptor, descrição no display, sensor na borboleta do acelerador, etc...). Em motos que possuem sensor acelerador e não tem cabo, como as novas tiger, o sistema fica mais fácil de ser implantado. Pois o sensor envia sinal para o controle eletrônico, onde processa as várias informações, dentre elas a programação do controle de tração. O controle eletrônico recebe sinal Full time das velocidade das rodas, só depois aciona a borboleta do acelerador.
Abraços.
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Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Controle de tração.
As opções mais baratas de moto com controle de tração no momento são as F800 GS, Tiger XRX e a VStrom 1000. Abaixo de 800cc ainda não há opções no mercado pelo que eu saiba.
JulianZ- Profissional
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Re: Controle de tração.
Então no caso só motos acima de 45 mil possuem esse sistema.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Era o que eu ia comentar, hehe.Marcos Oliveira escreveu:.....Em motos que possuem sensor acelerador e não tem cabo, como as novas tiger, o sistema fica mais fácil de ser implantado. Pois o sensor envia sinal para o controle eletrônico, onde processa as várias informações, dentre elas a programação do controle de tração. O controle eletrônico recebe sinal Full time das velocidade das rodas, só depois aciona a borboleta do acelerador.
Abraços.
O Controle de Tração funciona melhor com motos que possuem acelerador eletrônico, ou seja, não tem cabos para acelerar a moto. Sem esse sistema fica mais difícil adaptar nos motores atuais.
Re: Controle de tração.
Daniel K escreveu:Então no caso só motos acima de 45 mil possuem esse sistema.
Nem tanto, a Tiger 800 XRX está por cerca de 42 mil, e a F800 estava se achando por 39 mil, mas se considerarmos as usadas, que desde 2013 vem com isso, a partir de 32 mil dá para comprar uma, o que já é um valor mais próximo do que desembolsamos para comprar a X.
JulianZ- Profissional
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Controle de tração.
Daniel K escreveu:As motos da BMW todas possuem esse sistema ???
Só as de 800cc para cima.
JulianZ- Profissional
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Controle de tração.
Acredito que possa ser devido o torque maior então Marcos, nas motos abaixo de 6kgf talvez eles não vejam a necessidade.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Fui a uma CC da BMW, estão vendendo a F800 por R$38.000,00. Tem uma versão da tiger que está em R$37.000,00. Ambos os casos onde a média da X é entre 24 a 26 km/ litro, as 800 CC ficam em torno de 20 km/ litro. Tecnologia, conforto e desempenho, me parece que são avessos a economia de combustível.
Abraços.
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Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Controle de tração.
Poise Marcos quem quer mais paga-se o preço. Maior consumo, valor seguro e por aí vai.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Só pra completar, já disse isso esses dias. Não sei se VC já viajou mais de 300kms Marcos a moto não fica devendo em nada, só o banco e ruim.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Sem dúvida, levando em consideração as velocidades permitidas das vias, ela atende. O que sinto falta é de uma suspensão um pouco mais macia, neste caso um curso maior na dianteira. Na traseira um ajuste de pré carga da mola com um sistema externo tipo roldana, como nas BMW e na VStrom.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Localização : Caeté MG
Re: Controle de tração.
Essa da suspensão também seria bem vinda, principalmente nos remendos da pista.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
É antiga essa discussão de pouco curso da suspensão dianteira e excesso de rigidez na frente/traseira...
Questionário desde os tempos de Fórum Big Trail, qndo não tínhamos um fórum específico ainda.
Fazer o que né?
Questionário desde os tempos de Fórum Big Trail, qndo não tínhamos um fórum específico ainda.
Fazer o que né?
Mmcampos- Pleno
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Re: Controle de tração.
É como diz o Marcos a moto e otima mas não perfeita, essa ainda ta pra nascer.
Convidado- Convidado
Re: Controle de tração.
Daniel K escreveu:É como diz o Marcos a moto e otima mas não perfeita, essa ainda ta pra nascer.
Essa perfeita realmente está pra nascer Daniel.
kkkk
Mmcampos- Pleno
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