Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Marcos Oliveira | ||||
Renato Pagano | ||||
JulianZ | ||||
Douglas | ||||
Mateus Grillo | ||||
Mmcampos | ||||
CLAUDINEI DE GOIS | ||||
CHARTÃO | ||||
Rodrigo R. Peracini | ||||
rickbrand77 |
Frenagem de emergência
+3
lincolnsol
Gustavo Polo
Douglas
7 participantes
:: Piloto :: Dicas de Pilotagem
Página 1 de 1
Frenagem de emergência
Olha a frenagem que o cara da SS fez quando percebeu a mudança de faixa do carro a frente... quase lambeu o para-choque traseiro.
Re: Frenagem de emergência
Ficou fora do ar...
Gustavo Polo- Júnior
Pontos : 74
Ficou fora do ar...[2]
lincolnsol- Júnior
Pontos : 26
Por falar em frenagem de emergência, minha x tem ABS, mas deu uma pequena arrastada na roda dianteira hoje em uma freada meio brusca que precisei efetuar.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
Pontos : 490
Cuidado, pois pode te derrubar se a roda dianteira derrapar p o lado, a frente desce e é chao na certa.
Convidado- Convidado
O mais interessante que você percebe o ABS de uma forma mais contundente no pedal e não no manete do freio, em uma frenagem de emergência.
Abraços!
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
Pontos : 3552
Sorte que eu estava devagar e o asfalto era de boa qualidade.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
Pontos : 490
Por falar sobre o ABS dianteiro... Tenho minhas dúvidas. A nossa moto tem ABS na dianteira??? Nunca percebi o funcionamento na dianteira!
sefc- Júnior
Pontos : 43
O ABS da nossa 500X é nas duas rodas, pelo que sei.....só não é combinado....vc tem que frear os dois juntos para maior eficiência...
Tem ABS na dianteira, veja o disco (engrenagem) e o sensor. Já observei atuando quando fui fechado por um motorista destraido em uma rodovia. Estava a 120 km, freie ambas as rodas, ficou perceptível a ação do ABS na manete e no pedal do freio.
Abraços!
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
Então nunca usei o freio da frente com força o suficiente pra acionar o ABS, pelo que parece. Já senti a atuação no pedal, sim.
Marcos, vc estava com garupa nessa situação?
Marcos, vc estava com garupa nessa situação?
sefc- Júnior
Sim estava, foi um baita susto, a frenagem foi no reflexo . Normalmente gosto de aliar a frenagem com redução de marcha, nesta ocasião não houve como.
Abraços!
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
E o que houve com ela?
Pergunto pq o banco da X realmente é um problema pra andar com garupa, um dos maiores pontos negativos da moto. Qq frenagem de leve a garupa já cai em cima do piloto. Já precisei frear um pouco mais forte e a minha garupa caiu em cima de mim, depois caiu da moto (só não fui junto pq consegui segurar nas pernas).
Essa semana estive pensando num modo de tentar minimizar esse problema. Talvez um relevo "entre-pernas", no banco original mesmo, (por dentro do forro) resolva. De repente vale a discussão em um tópico da área.
Pergunto pq o banco da X realmente é um problema pra andar com garupa, um dos maiores pontos negativos da moto. Qq frenagem de leve a garupa já cai em cima do piloto. Já precisei frear um pouco mais forte e a minha garupa caiu em cima de mim, depois caiu da moto (só não fui junto pq consegui segurar nas pernas).
Essa semana estive pensando num modo de tentar minimizar esse problema. Talvez um relevo "entre-pernas", no banco original mesmo, (por dentro do forro) resolva. De repente vale a discussão em um tópico da área.
sefc- Júnior
Também percebo isso..
Mas não acontece com qualquer moto, da garupa escorregar ?
Mas não acontece com qualquer moto, da garupa escorregar ?
Eu rodo uma boa quilometragem por dia, e mais de 90% do meu trajeto é em rodovia ... pego a AL-101 / AL-220 / AL-105, que são trajeto de caminhões de cana, alem de ter uma quantidade razoável de animais na estrada.
Então por experiencia própria eu afirmo que o ABS faz uma puta diferença!
Na hora do susto não há tempo pra freio motor, vc sente a moto inteira trepidar como se estivesse passando por cima de um sonorizador, chega a parecer bruxaria.
Pq mesmo a moto vibrando como uma britadeira, ainda existe controle e capacidade de fazer curvas
E a melhor parte é que a 4° marcha reagem bem em relativa alta/media velocidade, de forma que a retomada pra sair da área de "risco" também ocorre com agilidade.
Então por experiencia própria eu afirmo que o ABS faz uma puta diferença!
Na hora do susto não há tempo pra freio motor, vc sente a moto inteira trepidar como se estivesse passando por cima de um sonorizador, chega a parecer bruxaria.
Pq mesmo a moto vibrando como uma britadeira, ainda existe controle e capacidade de fazer curvas
E a melhor parte é que a 4° marcha reagem bem em relativa alta/media velocidade, de forma que a retomada pra sair da área de "risco" também ocorre com agilidade.
lincolnsol- Júnior
Pontos : 26
Claudinei, talvez aconteça, mas já tive uma moto que nunca passei por isso, acredito que outras com a mesma posição e tipo de banco tb não aconteça. Era uma moto baratinha, a crosser da Yamaha.
Por isso levo fé em tentar dar uma amenizada com essa elevação no meio do banco.
Por isso levo fé em tentar dar uma amenizada com essa elevação no meio do banco.
sefc- Júnior
O banco da X proporciona este deslizamento, tem um colega que colocou um alto relevo no banco do garupa.
Para minimizar este efeito na frenagem , aciono primeiro o freio traseiro e depois o dianteiro com maior intensidade, isto em estradas. Na cidade onde é cheio de quebra molas, aciono somente o freio traseiro , pois a moto fica em baixa velocidade, desta forma melhora o equilíbrio.
Outro ponto, quando estou na estrada e se faz necessário uma frenagem de emergência. A minha esposa já foi treinada a pressionar as coxas de encontro a mim, minimizando o deslocamento de massas.
Abraços !
Para minimizar este efeito na frenagem , aciono primeiro o freio traseiro e depois o dianteiro com maior intensidade, isto em estradas. Na cidade onde é cheio de quebra molas, aciono somente o freio traseiro , pois a moto fica em baixa velocidade, desta forma melhora o equilíbrio.
Outro ponto, quando estou na estrada e se faz necessário uma frenagem de emergência. A minha esposa já foi treinada a pressionar as coxas de encontro a mim, minimizando o deslocamento de massas.
Abraços !
Última edição por Marcos Oliveira em Qua Jun 01, 2016 6:50 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
:: Piloto :: Dicas de Pilotagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jul 08, 2024 8:05 pm por rcratto
» Suspensão Traseira / Balança e Pro Lunk
Seg Jul 08, 2024 7:59 pm por rcratto
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini
» Pneus - opções
Sex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal
» Barulho estranho
Qua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR
» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Dom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0
» Bolha alta para CB 500X
Ter Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar
» Guidon para Cb500x
Qua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0
» Óleo lubrificante - opções
Ter Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues
» Ajuste da suspensão.
Qui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0