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Apresentação
Boa noite
Chamou me Luis e sou de Portugal,adquiri hoje a cb500x,gostaria que os membros do grupo me dessem umas dicas acerca do manuseamento da mesma.
Cumprs
Luís Tavares
Chamou me Luis e sou de Portugal,adquiri hoje a cb500x,gostaria que os membros do grupo me dessem umas dicas acerca do manuseamento da mesma.
Cumprs
Luís Tavares
Luis Tavares- Júnior
- Mensagens : 33
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/06/2015
Localização : F.E.C
Re: Apresentação
Luís,
Seja bem vindo, caso não retirou a moto da CC, não esqueça de pedir para verificar o líquido de arrefecimento. Outra dica importante é ler o manual do proprietário, principalmente o que se refere as recomendações sobre amaciamento do motor. Quanto ao fórum há vários tópicos interessantes de uma olhada, em caso de dúvidas, os membros do fórum poderão ajudar.
Abraço.
Seja bem vindo, caso não retirou a moto da CC, não esqueça de pedir para verificar o líquido de arrefecimento. Outra dica importante é ler o manual do proprietário, principalmente o que se refere as recomendações sobre amaciamento do motor. Quanto ao fórum há vários tópicos interessantes de uma olhada, em caso de dúvidas, os membros do fórum poderão ajudar.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Ter Jun 02, 2015 9:45 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Apresentação
Obrigado marcos
Ainda não a retirei do cc, só na próxima semana, mas vou ter em consideração isso.
Ainda não a retirei do cc, só na próxima semana, mas vou ter em consideração isso.
Luis Tavares- Júnior
- Mensagens : 33
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/06/2015
Localização : F.E.C
Re: Apresentação
Mateus,
Beleza, enviei novamente.
Abraço.
Beleza, enviei novamente.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Apresentação
Luis, seja bem vindo. Como disse Marcos, aproveite o forum para obter e compartilhar conhecimento sobre a moto.
E que voce tenha bastante alegria com esta excelente moto.
Abraço
E que voce tenha bastante alegria com esta excelente moto.
Abraço
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: Apresentação
Luis, seja bem vindo!
Fez uma ótima escolha, a CBX pelo que percebemos até o momento não tem nenhum problema crônico, é uma excelente moto, muito equilibrada, confortável, com bom desempenho tanto em estrada como para o dia a dia...
Os pneus Pirelli Scorpion deixam um pouco a desejar no off-road mas no asfalto tem ótimo grip tanto no seco como no molhado, porém sua vida é curta, de 10 a 12k por serem macios, caso planeje fazer viagens longas, é bom ter essa quilometragem em mente, aconselho a troca para médio/duro. Acho que tivemos somente este problema do fluído de arrefecimento do radiador que estava em sua maioria com o nível baixo como comentou o Marcos, de resto é só alegrias!
Tivemos que fazer algumas adaptações em algumas peças para conseguir equipar a moto, pois a honda não dispõem dos acessórios originais em nosso mercado e a importação acaba ficando muito cara, mas acredito que não seja problema para você que poderá encontrar acessórios originais por aí!
Já tens experiência ou vai ser sua primeira motocicleta?
Grande abraço e muitos quilômetros!
Fez uma ótima escolha, a CBX pelo que percebemos até o momento não tem nenhum problema crônico, é uma excelente moto, muito equilibrada, confortável, com bom desempenho tanto em estrada como para o dia a dia...
Os pneus Pirelli Scorpion deixam um pouco a desejar no off-road mas no asfalto tem ótimo grip tanto no seco como no molhado, porém sua vida é curta, de 10 a 12k por serem macios, caso planeje fazer viagens longas, é bom ter essa quilometragem em mente, aconselho a troca para médio/duro. Acho que tivemos somente este problema do fluído de arrefecimento do radiador que estava em sua maioria com o nível baixo como comentou o Marcos, de resto é só alegrias!
Tivemos que fazer algumas adaptações em algumas peças para conseguir equipar a moto, pois a honda não dispõem dos acessórios originais em nosso mercado e a importação acaba ficando muito cara, mas acredito que não seja problema para você que poderá encontrar acessórios originais por aí!
Já tens experiência ou vai ser sua primeira motocicleta?
Grande abraço e muitos quilômetros!
Última edição por Mateus Grillo em Ter Jun 02, 2015 10:21 pm, editado 2 vez(es)
Re: Apresentação
Bem vindo Luis.
Tenho uma dica p te dar: Aproveita tua moto, vc merece.
Tenho uma dica p te dar: Aproveita tua moto, vc merece.
Convidado- Convidado
Re: Apresentação
Bom dia Mateus
Vai ser a minha primeira mota. Tirei a carta recentemente e como tenho pouca experiência optei pela cb500x, visto ser uma mota que se adequa mais para aquilo que pretendo. Mandei instalar o kit de protecção de motor com os faróis de nevoeiro...
Vai ser a minha primeira mota. Tirei a carta recentemente e como tenho pouca experiência optei pela cb500x, visto ser uma mota que se adequa mais para aquilo que pretendo. Mandei instalar o kit de protecção de motor com os faróis de nevoeiro...
Luis Tavares- Júnior
- Mensagens : 33
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/06/2015
Localização : F.E.C
Re: Apresentação
Luis,
Bom dia, a carta ai em Portugal é retirada em qual modelo de mota (cilindrada). Pergunto porque pois caso seja uma mota pequena (leve) e você ainda não guiou uma mota um pouco maior (pesada) pode sentir uma diferença. No caso da CB500X o peso seco e aproximadamente 180 Kg, tem que tomar um pouco de cuidado no início até acostumar. Digo isto por mim, pois só havia guiado mota leve, ao parar a moto e ao manobrar tomava cuidado, mas é só no início.
Vamos aguardar o Mateus dar uma lida na sua resposta, pois com certeza ele fará algum comentário.
Abraço.
Bom dia, a carta ai em Portugal é retirada em qual modelo de mota (cilindrada). Pergunto porque pois caso seja uma mota pequena (leve) e você ainda não guiou uma mota um pouco maior (pesada) pode sentir uma diferença. No caso da CB500X o peso seco e aproximadamente 180 Kg, tem que tomar um pouco de cuidado no início até acostumar. Digo isto por mim, pois só havia guiado mota leve, ao parar a moto e ao manobrar tomava cuidado, mas é só no início.
Vamos aguardar o Mateus dar uma lida na sua resposta, pois com certeza ele fará algum comentário.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Apresentação
Marcos
A carta de mota em Portugal divide-se em 3 dependendo da idade adequa se a potencia. Existe a A, A1, A2, no meu caso é a A, para todas as cilindradas.
O exame foi feito numa suzuki gs500e que pesa a volta de 170 kg.
Ainda pensei comprar a nc750x mas devido ao peso da mesma desisti.
Axo que não me vou arrepender de ter adquirido a cb500x. Não me foi possível fazer um teste drive visto que não tinham nenhuma disponível, mas Axo que foi a melhor opção em virtude de estar a dar os primeiros passos no mundo das duas rodas...
Cumprs
Luís Tavares
A carta de mota em Portugal divide-se em 3 dependendo da idade adequa se a potencia. Existe a A, A1, A2, no meu caso é a A, para todas as cilindradas.
O exame foi feito numa suzuki gs500e que pesa a volta de 170 kg.
Ainda pensei comprar a nc750x mas devido ao peso da mesma desisti.
Axo que não me vou arrepender de ter adquirido a cb500x. Não me foi possível fazer um teste drive visto que não tinham nenhuma disponível, mas Axo que foi a melhor opção em virtude de estar a dar os primeiros passos no mundo das duas rodas...
Cumprs
Luís Tavares
Luis Tavares- Júnior
- Mensagens : 33
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/06/2015
Localização : F.E.C
Re: Apresentação
Seja bem vindo Luis, não vai se arrepender de ter comprado a CB 500X, com certeza é uma moto polivalente.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Apresentação
Sim, JulianZ o meu objetivo foi mesmo esse, ter uma moto mais polivalente.
Luis Tavares- Júnior
- Mensagens : 33
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/06/2015
Localização : F.E.C
Re: Apresentação
Luis,
Com certeza foi uma boa escolha, a altura do banco em relação ao solo favorece quem tem uma estatura mediana posicionar os dois pés no solo. É um motor que proporciona aceleração linear, onde o piloto fica no controle mesmo sem ter muita experiência. E em caso de deslocar na estrada oferecê uma boa velocidade cruzeiro, em suma mesmo sem o teste drive acho que irá lhe surpreender.
Abraço.
Com certeza foi uma boa escolha, a altura do banco em relação ao solo favorece quem tem uma estatura mediana posicionar os dois pés no solo. É um motor que proporciona aceleração linear, onde o piloto fica no controle mesmo sem ter muita experiência. E em caso de deslocar na estrada oferecê uma boa velocidade cruzeiro, em suma mesmo sem o teste drive acho que irá lhe surpreender.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Apresentação
Bem vindo Luis ao site da X.
Aproveite bastante as dicas do pessoal, e posta suas dicas também.
Abraço.
Aproveite bastante as dicas do pessoal, e posta suas dicas também.
Abraço.
CHARTÃO- Moderador
- Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP
Re: Apresentação
Bem vindo ao grupo Luis
Esperamos poder ajudar e aprender com vc.
abrçs.
Esperamos poder ajudar e aprender com vc.
abrçs.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Apresentação
Bem Vindo !
Boa Sorte e aproveite a moto .....
O fórum é muito bacana, várias dicas úteis e a galera muito disposta a ajudar.
Abraço
Boa Sorte e aproveite a moto .....
O fórum é muito bacana, várias dicas úteis e a galera muito disposta a ajudar.
Abraço
Jana13- Júnior
- Mensagens : 13
Pontos : 19
Data de inscrição : 01/06/2015
Idade : 36
Localização : São Paulo / SP
Re: Apresentação
Realmente Marcos, boa dia! No inicio também percebi que deveria ter cuidado com o peso da moto para manobrar com ela parada, algumas vezes tive que fazer muita força com os braços e pernas para não derrubar ela enquanto inclinava durante uma manobra, mas é questão de costume mesmo, fazer inclinações laterais curtas no inicio até se acostumar com o peso vai ajudar...
Luis, aconselho bastante leitura sobre pilotagem, frenagem combinada, posicionamento no trânsito e na estrada, uma coisa que nunca me disseram mas que acho fundamental na pilotagem é a leitura do asfalto, saber identificar as condições do piso, piso molhado, com óleo, com areia etc... estas condições causam muitas quedas, principalmente em curvas, muita gente negligencia essa leitura por pensar que moto é só subir e pilotar e acabam caindo, é bom sempre manter a atenção no trânsito, sempre atento aos espelhos e tentando sempre se antecipar ao trânsito à frente para evitar sustos.
Outra coisa que te aconselho, que funcionou bem para mim, é pilotar por uns 2 meses na cidade até estar com a moto totalmente dominada, e depois sim pegar estrada, porque pequenos erros acontecem e é normal, na estrada rodamos em alta velocidade oque pode ser muito perigoso cometer alguns erros que podem ser evitados se estiver mais seguro no domínio da sua moto.
Temos muita gente experiente no forum que poderão te dar mais algumas dicas!
Em breve vamos postar uma série de vídeos com dicas da honda sobre pilotagem que devem te ajudar bastante.
Abraço.
Luis, aconselho bastante leitura sobre pilotagem, frenagem combinada, posicionamento no trânsito e na estrada, uma coisa que nunca me disseram mas que acho fundamental na pilotagem é a leitura do asfalto, saber identificar as condições do piso, piso molhado, com óleo, com areia etc... estas condições causam muitas quedas, principalmente em curvas, muita gente negligencia essa leitura por pensar que moto é só subir e pilotar e acabam caindo, é bom sempre manter a atenção no trânsito, sempre atento aos espelhos e tentando sempre se antecipar ao trânsito à frente para evitar sustos.
Outra coisa que te aconselho, que funcionou bem para mim, é pilotar por uns 2 meses na cidade até estar com a moto totalmente dominada, e depois sim pegar estrada, porque pequenos erros acontecem e é normal, na estrada rodamos em alta velocidade oque pode ser muito perigoso cometer alguns erros que podem ser evitados se estiver mais seguro no domínio da sua moto.
Temos muita gente experiente no forum que poderão te dar mais algumas dicas!
Em breve vamos postar uma série de vídeos com dicas da honda sobre pilotagem que devem te ajudar bastante.
Abraço.
Última edição por Mateus Grillo em Qua Jun 03, 2015 9:19 pm, editado 1 vez(es)
Re: Apresentação
Pessoal, pelo que venho aprendendo com o tempo, o peso da moto pode ser compensado com controle dos quadris. Não são os braços que controlam as inclinações ou mudanças de lado durante a pilotagem. Se colocarmos os pés apoiados pela base dos dedos (ponta dos pes) nos estribos, os calcanhares apoiados na lateral do apoio e os lo e lhos comprimindo o ranque, praticamente eliminamos o esforço dos braços. No início e comllicado, mas com certo tem o o não apoiaremos mais o meio do pé e a condução ficará muito mais fácil independente do peso da moto
Convidado- Convidado
Re: Apresentação
Marcos, essa força que comentei é para manobrar com ela parada, também é algo que precisei poucos dias pra me acostumar, tomei uns 2 sustos, pois preciso descer da moto e subir um degrau empurrando ela, corrigi o texto a cima pra não haver confusão.
Mas foi uma boa lembrança tua, a posição correta da ponta dos pés nos apoios serve tanto na pilotagem para facilitar a distribuição de peso como para agilidade em frenagens e redução de marchas... Um amigo uma vez sofreu um acidente por estar distraído e acabar colocando o pé por baixo da alavanca do freio traseiro, quando foi necessário uma frenagem de emergência, o pé ficou trancado e ele não conseguiu fazer a frenagem nem apoiar o pé no chão, batendo na traseira de um carro que cortou a sua frente em baixa velocidade, poderia ter evitado se os pés estivessem na posição correta...
Boa dica!
Abraço
Mas foi uma boa lembrança tua, a posição correta da ponta dos pés nos apoios serve tanto na pilotagem para facilitar a distribuição de peso como para agilidade em frenagens e redução de marchas... Um amigo uma vez sofreu um acidente por estar distraído e acabar colocando o pé por baixo da alavanca do freio traseiro, quando foi necessário uma frenagem de emergência, o pé ficou trancado e ele não conseguiu fazer a frenagem nem apoiar o pé no chão, batendo na traseira de um carro que cortou a sua frente em baixa velocidade, poderia ter evitado se os pés estivessem na posição correta...
Boa dica!
Abraço
Re: Apresentação
Mateus, não foi intenção te corrigir. Desculpa, foi p ajudar mesmo. Abraço
Convidado- Convidado
Re: Apresentação
Claro, nem pensei por este lado, só vi que não havia esclarecido bem no post acima oque poderia gerar confusão... Não lembrei deste detalhe do posicionamento dos pés, também utilizo esta técnica, valeu por lembrar!
Foi mal pelo excesso de texto Luis. heheh
Estou tentando enviar para o servidor 2 revistas com técnicas de pilotagem da motociclismo, que saíram em 2011, são antigas mas sempre válidas, com elas que aprendi esses macetes...
Abração
Foi mal pelo excesso de texto Luis. heheh
Estou tentando enviar para o servidor 2 revistas com técnicas de pilotagem da motociclismo, que saíram em 2011, são antigas mas sempre válidas, com elas que aprendi esses macetes...
Abração
Re: Apresentação
Obrigadao a todos, vou ter em atenção todas as dicas que os membros do fórum me estão dando...Para assim poder desfrutar da belíssima cb500x...
Luis Tavares- Júnior
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Re: Apresentação
Sim, Mateus grilo, quando for levantar a mota a cc, vou ter que fazer 100 km de regresso até casa. Vou apanhar troço de AE, mas pouco movimentada, claro que vou conduzir a baixa velocidade. Depois tal como disses-te vou fazer um percurso para tentar entender a mota e adquar-me a ela...no entanto vou ler as dicas sobre pilotagem, visto como sou enexperiente não quer ter nenhum dissabor com ela.
Já agora podes dizer me a que velocidade máxima devemos ir nos primeiros 1000 km...
Já agora podes dizer me a que velocidade máxima devemos ir nos primeiros 1000 km...
Luis Tavares- Júnior
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Data de inscrição : 02/06/2015
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Re: Apresentação
Luis,
No meu caso caso se não tivesse prática suficiente, evitaria rodar 100 km. Pois a falta de pratica impede a concentração na via, visto que a mecânica da condução da motocicleta ainda não foi assimilada totalmente pelo cérebro. Ou seja, ao ter que passar marcha, reduzir, frear, as ações vão ser feitas sem naturalidade (rapidez) despendendo muita atenção, pois a falta de pratica impede o sincronismo rapido dos movimentos. A moto é um excelente veículo, mas não admite erros, concentração é o ponto chave.
Quanto a velocidade até os 1000km, o importante é não acelerar acima de 5000 RPM, no mais respeite a velocidade da via, e o mais importante respeite o seu limite.
Abraço.
No meu caso caso se não tivesse prática suficiente, evitaria rodar 100 km. Pois a falta de pratica impede a concentração na via, visto que a mecânica da condução da motocicleta ainda não foi assimilada totalmente pelo cérebro. Ou seja, ao ter que passar marcha, reduzir, frear, as ações vão ser feitas sem naturalidade (rapidez) despendendo muita atenção, pois a falta de pratica impede o sincronismo rapido dos movimentos. A moto é um excelente veículo, mas não admite erros, concentração é o ponto chave.
Quanto a velocidade até os 1000km, o importante é não acelerar acima de 5000 RPM, no mais respeite a velocidade da via, e o mais importante respeite o seu limite.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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