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Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
5 participantes
:: Piloto :: Motociclismo Geral
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Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Galera, recebi esse texto no grupo do Whatsapp do xreonline, achei interessante:
Como classificar as motos segundo os criterios:
Chassi (geometria), suspensão, freios, rodas, pneus, motor e aerodinâmica. As motos tem nomes e classificações diferentes e isso não é hipotetico ou teórico.
TRAIL: principal caracteristica é o motor monocilíndrico. vc ja viu moto trail com 2 ou mais cilindros? não, porque não existe. e se existisse, nao seria adequada para tal finalidade.
freio dianteiro de disco simples.
Chassi e suspensões proporciona altura elevada do solo. rake e trail (geometria do conjunto de direção) muito pequenos, distancia entre-eixos curta.
além do motor mono, as suspensões são de longo curso e muito macias (sendo a traseira com sistema de link), rodas raiadas, sendo a dianteira aro 21 e traseira 17 ou 18, com pneus de uso exclusivo off road ou de uso misto em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro SEMPRE tem medida 90/90-21). não possuem: proteção aerodinamica, conta-giros, marcador de combustivel, abs.
mecanica privilegia torque em baixas rotaçoes e sacrifica potencia em altas rotações. o câmbio é curto e o motor nao atinge altas rotações. banco normalmente reto. Big Trail é todo esse conjunto com um motor grande, de 600cc pra cima, resguardando as devidas proporçoes para o restante do conjunto.
Melhor exemplo: XT660R (UNICA Big Trail nacional), CRF230, TT-R 230, YZ 250/450F, [CRF 250/450 + WR250/450F sao todas variação Cross das Trail]
ENDURO: ainda com motor prioritariamente monocilindrico.
freio dianteiro de disco duplo.
Chassi e suspensões proporciona altura elevada do solo, mas nao tanto como nas Trail. rake e trail (geometria do conjunto de direção) muito pequenos, distancia entre-eixos curta.
suspensoes de longo curso (mas mais curtas que as trail) e um pouco mais rígidas, embora ainda muito macias e confortáveis (sendo a traseira com sistema de link).
rodas raiadas, sendo a dianteira aro 21 e traseira 17 ou 18 com pneus de uso exclusivo off road ou de uso misto em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro SEMPRE tem medida 90/90-21).
ao contrario das trail, contam com proteção aerodinamica para o piloto (bolha alta), conta-giros, marcador de combustivel e até abs.
mecanica privilegia torque em baixas rotaçoes e um pouco de potencia em altas rotações, o que geralmente fazem ter menos torque que as Trail, mas maior velocidade final e de cruzeiro. banco normalmente reto, mas podem aparecer variaçoes de bancos em 2 niveis. o câmbio é curto, mas se comparado com as Trail geralmente pode ser considerado alongado. o motor nao atinge altas rotações
Melhor exemplo: Tenere 660, KTM 530 EXC, DR800
TOURER / TOURING: motor prioritariamente com 2 ou mais cilindros a depender da proposta do fabricante.
freio dianteiro de disco duplo.
Chassi e suspensões proporciona altura média do solo, geralmente mais baixas que as Enduro. rake e trail (geometria do conjunto de direção) começam a ficar maiores, distancia entre-eixos mediana.
suspensoes de médio curso (mas mais curtas que as Enduro) e um pouco mais rígidas, embora ainda muito macias e confortáveis para privilegiar conforto e segurança no asfalto (sendo a traseira sem sistema de link, link esse as vezes ainda visto em alguns modelos dessa categoria).
rodas de liga, sendo a dianteira aro 19 e traseira 17 com pneus de uso misto sem camara em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro passa a ser mais largo, para privilegiar desempenho no asfalto).
contam com proteção aerodinamica para o piloto (bolha alta) e parcialmente para a propria moto, conta-giros, marcador de combustivel, abs e as vezes até mimos como aquecedores de manopla e computador de bordo.
mecanica privilegia potencia em medias rotaçoes e um pouco de torque em baixas rotações, o que geralmente fazem ter menos torque que as Enduro, mas maior velocidade final e de cruzeiro. banco normalmente em 2 niveis. o câmbio é longo. o motor atinge medias rotaçoes.
Melhor exemplo: V-Strom, F800GS, R1200GS, Tiger 800, Varadero, Transalp, K1600GT, Concours 14
CROSSOVER: motos que misturam varios conceitos de vários dos estilos supra citados e, por nao terem padronização dessa mistura, são todas "misturadas no mesmo saco". seguem o conceito ideológico de "urbana aventureira".
contudo, algumas caracteristicas continuam quase sempre imutáveis nesse estilo, como o motor com 2 ou mais cilindros, suspensões de curso médio, altura do solo mediana, banco em 2 niveis, conta-giros, pneus sem camara de asfalto ou mistos, aro de liga leve 17 ou 19 (nunca superior a isso).
Melhor exemplo: NC700x, VFR800, VFR1200, Versys 650
ORNITORRINCO: com chassi e geometria de Trail, motor aerodinamica e painel de Enduro, rodas pneus e suspensoes de Tourer, não é nenhuma dessas categorias, mas também não chega a ser uma Crossover.
Melhor (e único) exemplo: BMW G650GS
os fabricantes e as nomenclaturas:
Yamaha chamama XT660R de enduro e a Tenere 660 de Big Trail, embora na verdade seja o contrário.
Honda chama VFR de Crosrunner, que é so um nome variado para Crossover e nao está errado. assim também chama orgulhosamente a NC700X, que foi pioneira no estilo, e a CB500x, derivada da NC700X. ja a Transalp é chamada de Big Trail apesar de ser uma Tourer.
Suzuki chama de Big Trail a V-Strom, apesar desta ser uma Tourer.
BMW chama de Big Trail a F800GS e a R1200GS, apesar de essas serem Tourer.
Kawasaki chama a mesma moto (as várias versões da Versys 650 e 1000 de City, Tourer e Adventure, a depender exclusivamente do conjunto de acessorios inclusos e de leves diferenças em poucas carenagens
MAS TENHA EM MENTE QUE A CATEGORIZAÇÃO DAS MOTOS É DE EFEITO EXCLUSIVAMENTE DE MARKETING, principalmente como observado na Kawasaki.
Como classificar as motos segundo os criterios:
Chassi (geometria), suspensão, freios, rodas, pneus, motor e aerodinâmica. As motos tem nomes e classificações diferentes e isso não é hipotetico ou teórico.
TRAIL: principal caracteristica é o motor monocilíndrico. vc ja viu moto trail com 2 ou mais cilindros? não, porque não existe. e se existisse, nao seria adequada para tal finalidade.
freio dianteiro de disco simples.
Chassi e suspensões proporciona altura elevada do solo. rake e trail (geometria do conjunto de direção) muito pequenos, distancia entre-eixos curta.
além do motor mono, as suspensões são de longo curso e muito macias (sendo a traseira com sistema de link), rodas raiadas, sendo a dianteira aro 21 e traseira 17 ou 18, com pneus de uso exclusivo off road ou de uso misto em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro SEMPRE tem medida 90/90-21). não possuem: proteção aerodinamica, conta-giros, marcador de combustivel, abs.
mecanica privilegia torque em baixas rotaçoes e sacrifica potencia em altas rotações. o câmbio é curto e o motor nao atinge altas rotações. banco normalmente reto. Big Trail é todo esse conjunto com um motor grande, de 600cc pra cima, resguardando as devidas proporçoes para o restante do conjunto.
Melhor exemplo: XT660R (UNICA Big Trail nacional), CRF230, TT-R 230, YZ 250/450F, [CRF 250/450 + WR250/450F sao todas variação Cross das Trail]
ENDURO: ainda com motor prioritariamente monocilindrico.
freio dianteiro de disco duplo.
Chassi e suspensões proporciona altura elevada do solo, mas nao tanto como nas Trail. rake e trail (geometria do conjunto de direção) muito pequenos, distancia entre-eixos curta.
suspensoes de longo curso (mas mais curtas que as trail) e um pouco mais rígidas, embora ainda muito macias e confortáveis (sendo a traseira com sistema de link).
rodas raiadas, sendo a dianteira aro 21 e traseira 17 ou 18 com pneus de uso exclusivo off road ou de uso misto em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro SEMPRE tem medida 90/90-21).
ao contrario das trail, contam com proteção aerodinamica para o piloto (bolha alta), conta-giros, marcador de combustivel e até abs.
mecanica privilegia torque em baixas rotaçoes e um pouco de potencia em altas rotações, o que geralmente fazem ter menos torque que as Trail, mas maior velocidade final e de cruzeiro. banco normalmente reto, mas podem aparecer variaçoes de bancos em 2 niveis. o câmbio é curto, mas se comparado com as Trail geralmente pode ser considerado alongado. o motor nao atinge altas rotações
Melhor exemplo: Tenere 660, KTM 530 EXC, DR800
TOURER / TOURING: motor prioritariamente com 2 ou mais cilindros a depender da proposta do fabricante.
freio dianteiro de disco duplo.
Chassi e suspensões proporciona altura média do solo, geralmente mais baixas que as Enduro. rake e trail (geometria do conjunto de direção) começam a ficar maiores, distancia entre-eixos mediana.
suspensoes de médio curso (mas mais curtas que as Enduro) e um pouco mais rígidas, embora ainda muito macias e confortáveis para privilegiar conforto e segurança no asfalto (sendo a traseira sem sistema de link, link esse as vezes ainda visto em alguns modelos dessa categoria).
rodas de liga, sendo a dianteira aro 19 e traseira 17 com pneus de uso misto sem camara em várias proporçoes diferentes de terra e asfalto (pneu dianteiro passa a ser mais largo, para privilegiar desempenho no asfalto).
contam com proteção aerodinamica para o piloto (bolha alta) e parcialmente para a propria moto, conta-giros, marcador de combustivel, abs e as vezes até mimos como aquecedores de manopla e computador de bordo.
mecanica privilegia potencia em medias rotaçoes e um pouco de torque em baixas rotações, o que geralmente fazem ter menos torque que as Enduro, mas maior velocidade final e de cruzeiro. banco normalmente em 2 niveis. o câmbio é longo. o motor atinge medias rotaçoes.
Melhor exemplo: V-Strom, F800GS, R1200GS, Tiger 800, Varadero, Transalp, K1600GT, Concours 14
CROSSOVER: motos que misturam varios conceitos de vários dos estilos supra citados e, por nao terem padronização dessa mistura, são todas "misturadas no mesmo saco". seguem o conceito ideológico de "urbana aventureira".
contudo, algumas caracteristicas continuam quase sempre imutáveis nesse estilo, como o motor com 2 ou mais cilindros, suspensões de curso médio, altura do solo mediana, banco em 2 niveis, conta-giros, pneus sem camara de asfalto ou mistos, aro de liga leve 17 ou 19 (nunca superior a isso).
Melhor exemplo: NC700x, VFR800, VFR1200, Versys 650
ORNITORRINCO: com chassi e geometria de Trail, motor aerodinamica e painel de Enduro, rodas pneus e suspensoes de Tourer, não é nenhuma dessas categorias, mas também não chega a ser uma Crossover.
Melhor (e único) exemplo: BMW G650GS
os fabricantes e as nomenclaturas:
Yamaha chamama XT660R de enduro e a Tenere 660 de Big Trail, embora na verdade seja o contrário.
Honda chama VFR de Crosrunner, que é so um nome variado para Crossover e nao está errado. assim também chama orgulhosamente a NC700X, que foi pioneira no estilo, e a CB500x, derivada da NC700X. ja a Transalp é chamada de Big Trail apesar de ser uma Tourer.
Suzuki chama de Big Trail a V-Strom, apesar desta ser uma Tourer.
BMW chama de Big Trail a F800GS e a R1200GS, apesar de essas serem Tourer.
Kawasaki chama a mesma moto (as várias versões da Versys 650 e 1000 de City, Tourer e Adventure, a depender exclusivamente do conjunto de acessorios inclusos e de leves diferenças em poucas carenagens
MAS TENHA EM MENTE QUE A CATEGORIZAÇÃO DAS MOTOS É DE EFEITO EXCLUSIVAMENTE DE MARKETING, principalmente como observado na Kawasaki.
JeanR- Júnior
- Mensagens : 10
Pontos : 14
Data de inscrição : 27/03/2015
Localização : Votuporanga-SP
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Legal o texto! Se você postar ele lá no PBT sai até morte! rsrsrs
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Jean,
Gostei das definições dos estilos...
Abraço.
Gostei das definições dos estilos...
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Ótimo texto, acho que essas misturas tornam mesmo muito difícil fazer classificações corretas, até porque muitas motos misturam estilos, e parecem um verdadeiro vira-latas. kkkkkkk
Eu nunca achei a V-Strom uma bigtrail, ela tá mais para crossover, ela é idêntica a Versys nos aspectos gerais, mas só tinha o escapamento alto, então a Versys era um estilo e a V-Strom outro, que diferença faz um escapamento? Só que agora a nova V-Strom 1000 já vem com escape baixo também, mostrando o seu verdadeiro estilo. Até hoje nunca vi nenhum exemplo que mostre que aquele escapamento alto fez diferença em uma V-Strom para andar em algum caminho. (Perai, pensei uma boa aplicação pra ela, andar em São Paulo depois de uma chuva )
No mais a frase do Douglas é verdadeira, o texto matou todas as consideradas bigtrails.
Eu nunca achei a V-Strom uma bigtrail, ela tá mais para crossover, ela é idêntica a Versys nos aspectos gerais, mas só tinha o escapamento alto, então a Versys era um estilo e a V-Strom outro, que diferença faz um escapamento? Só que agora a nova V-Strom 1000 já vem com escape baixo também, mostrando o seu verdadeiro estilo. Até hoje nunca vi nenhum exemplo que mostre que aquele escapamento alto fez diferença em uma V-Strom para andar em algum caminho. (Perai, pensei uma boa aplicação pra ela, andar em São Paulo depois de uma chuva )
No mais a frase do Douglas é verdadeira, o texto matou todas as consideradas bigtrails.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
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Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Legal a explicação, no fim, todo mundo usa as motos para viajar, e em estrada 98,9% das vezes asfalto.
Por esse e outros motivos optei em pegar uma CB-X ao invés de uma GS650 por exemplo que tem quase o mesmo valor.
Por esse e outros motivos optei em pegar uma CB-X ao invés de uma GS650 por exemplo que tem quase o mesmo valor.
Mmcampos- Pleno
- Mensagens : 678
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Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Pois é, tem gente que se prende muito a essa definição, gerando altas discussões. O que importa é a moto e o que ela faz, foda-se o nome
Eu mesmo gosto de cavucar uma terrinha, mas não significa que necessariamente preciso de uma trail.
Eu mesmo gosto de cavucar uma terrinha, mas não significa que necessariamente preciso de uma trail.
JeanR- Júnior
- Mensagens : 10
Pontos : 14
Data de inscrição : 27/03/2015
Localização : Votuporanga-SP
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Jean,
Concordo com você, outro dia estava olhando em um outro fórum onde tem alguns membros que de acordo com o modelo da sua moto de definem como coxinha.
Concordo com liberdade de expressão, no entanto esta definição de coxinha acho ser uma descriminação, em suma uma falta de respeito.
Abraço.
Concordo com você, outro dia estava olhando em um outro fórum onde tem alguns membros que de acordo com o modelo da sua moto de definem como coxinha.
Concordo com liberdade de expressão, no entanto esta definição de coxinha acho ser uma descriminação, em suma uma falta de respeito.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
kkkkkk Marcos... neste mesmo portal me chamaram várias vezes de "coxinha" por ter comprado um CB500X.Marcos Oliveira escreveu:Jean,
Concordo com você, outro dia estava olhando em um outro fórum onde tem alguns membros que de acordo com o modelo da sua moto de definem como coxinha.
Concordo com liberdade de expressão, no entanto esta definição de coxinha acho ser uma descriminação, em suma uma falta de respeito.
Abraço.
Re: Classificação de motos (trail, enduro, crossover, etc)
Tem hora que essas classificações de moto atrapalham mesmo, gerando discussões infindáveis, mas até certo ponto são necessárias.
JulianZ- Profissional
- Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP
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