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Balanceamento
5 participantes
:: Manutenção :: Mecânica Geral
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kadu_01- Amador
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Data de inscrição : 02/09/2015
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Re: Balanceamento
Kadu,
Seu processo é mesmo do balanceamento estático, já havia visto um sistema com este principio a uns 27 anos atrás.
O que tenho observado nos pneus da minha moto que não há um desgaste homogêneo nos pneus, acredito que aconteca algo similar nas demais motos. No meu caso observo que ambos estão com desgaste mais na parte esquerda da banda de rodagem. Minha região tem muitas curvas e a dinâmica da pilotagem acelerando mais nas saídas de curvas a esquerda possa propiciar este fato. No entanto mesmo com tal irregularidades de desgaste, não observei instabilidade no guidon geradas por vibrações. Em veículos se observa o desbalanceamento nas rodas dianteiras, as traseiras não se percebe com tal facilidade, mas havendo o fato afeta a vida útil dos rolamentos. Quanto a moto por ser um veículo de duas rodas acredito que o desbalanceamento das rodas podem ser percebidos em ambas (traseira e dianteira).
Embora trabalhe com mecânica, fiquei com a pulga atrás da orelha sobre os contra pesos da roda. Será que ao contrário dos automóveis que o balanceamento é do conjunto, na moto a princípio seria apenas na roda após sua fabricação. Está tese é fraca haja visto que as diferenças de massas estão presentes não só nas rodas mas também nos pneus. Mas por outro lado, em função da vida útil do pneu traseiro, em torno 12.000 km, para o balanceamento do conjunto (pneu / roda) ser efetivo, a lógica seria uma frequência elevada desta verificação, talvez 2.000 km? Não sei, vai depender das variáveis de pilotagem, pavimento e etc, fatores que propiciam desgastes irregularidades das bandas de rodagem.
Pessoal o comentário que descrevi pode e deve ser questionado pelos demais.
Abraços.
Seu processo é mesmo do balanceamento estático, já havia visto um sistema com este principio a uns 27 anos atrás.
O que tenho observado nos pneus da minha moto que não há um desgaste homogêneo nos pneus, acredito que aconteca algo similar nas demais motos. No meu caso observo que ambos estão com desgaste mais na parte esquerda da banda de rodagem. Minha região tem muitas curvas e a dinâmica da pilotagem acelerando mais nas saídas de curvas a esquerda possa propiciar este fato. No entanto mesmo com tal irregularidades de desgaste, não observei instabilidade no guidon geradas por vibrações. Em veículos se observa o desbalanceamento nas rodas dianteiras, as traseiras não se percebe com tal facilidade, mas havendo o fato afeta a vida útil dos rolamentos. Quanto a moto por ser um veículo de duas rodas acredito que o desbalanceamento das rodas podem ser percebidos em ambas (traseira e dianteira).
Embora trabalhe com mecânica, fiquei com a pulga atrás da orelha sobre os contra pesos da roda. Será que ao contrário dos automóveis que o balanceamento é do conjunto, na moto a princípio seria apenas na roda após sua fabricação. Está tese é fraca haja visto que as diferenças de massas estão presentes não só nas rodas mas também nos pneus. Mas por outro lado, em função da vida útil do pneu traseiro, em torno 12.000 km, para o balanceamento do conjunto (pneu / roda) ser efetivo, a lógica seria uma frequência elevada desta verificação, talvez 2.000 km? Não sei, vai depender das variáveis de pilotagem, pavimento e etc, fatores que propiciam desgastes irregularidades das bandas de rodagem.
Pessoal o comentário que descrevi pode e deve ser questionado pelos demais.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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kadu_01- Amador
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Re: Balanceamento
Eu tambem nao consigo aceitar a ideia de que o pmeu ja vem balanceado de fábrica, se for não deve ser preciso.
O certo é montar e balancear, como na roda traseira a vibracao é quase imperceptível vc só vai notar a diferença depois, qdo o pneu se desgastar de forma irregular e prematuramente
O certo é montar e balancear, como na roda traseira a vibracao é quase imperceptível vc só vai notar a diferença depois, qdo o pneu se desgastar de forma irregular e prematuramente
Convidado- Convidado
Re: Balanceamento
O problema que eu vejo e a tendência de um lado da banda de rodagem desgastar mais de um lado que do outro. Logo havendo perda de material (massa) fatalmente haverá necessidade de balancear. No entanto não se observa está divulgação e empresas que executam o balanceamento na mesma proporção dos veículos.
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Balanceamento
Pneu desbalanceados tende a desgastar de forma escamada (irregularidades na banda de rodagem).
Abraços.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Balanceamento
O dianteiro se não estiver balanceado a moto vibra muito, o traseiro pouco se percebe, levando o deagaste a ser maior. Na 300 instalei um tecnich irrefular na frente uma vez, vibrava tanto que tive que trocar.
Convidado- Convidado
Re: Balanceamento
De carro sim, na moto o alinhamento é feito na montagem, o pneu é colocado no centro do eixo, esse desgaste irregular de balanceamento normalmente não é na lateralidade, o pneu apresenta pontos na faixa de rodagem mais desgastados que outros, como se fossem pneus com diferentes tempos de uso
Convidado- Convidado
Re: Balanceamento
Na geometria da direção de carros há várias verificações. Dentre elas a cambagem e divergência que quando fora do padrão propicia desgaste de um lado da banda de rodagem. Quanto a motos o alinhamento só de houver uma dano (queda) na estrutura da moto que pode impactar no alinhamento. Só que no caso o alinhamento com a moto nivelada a roda traseira tem simetria com a dianteira tanto na inclinação quanto na direção (guidom alinhado).
Abraços
Abraços
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Balanceamento
Pessoal fiz a troca do pneu traseiro ontem e realmente optei por fazer o balanceamento da roda! E como já esperava foi necessário adicionar os pesos para balancear. Acabou pegando 35 no lado esquerdo(lado da coroa) e 30 no lado direito(lado do disco de freio).
felippe- Júnior
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Localização : Parnamirim
Re: Balanceamento
Quando troquei o pneu também executei o balanceamento. No entanto para o balanceamento ser efetivo, este deve ser executado com periodicidade. Pois há uma perda de massa do pneu, devido ao desgaste irregular da banda de rodagem. Acredito que poucos vão proceder desta forma, a maioria fará o balanceamento só quando fazer a trocado pneu.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: Balanceamento
Oliveira
Você fez balanceamento onde? em alguma oficina especializada em motos, ou na CC?
Você fez balanceamento onde? em alguma oficina especializada em motos, ou na CC?
lpolido- Amador
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Data de inscrição : 09/06/2015
Idade : 47
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Re: Balanceamento
Também nunca fiz balanceamento sem trocar os pneus não.
Rodrigo R. Peracini- Pleno
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Re: Balanceamento
O balanceamento quem indicou foi onde comprei o pneu traseiro em BH, o cara substitui e balanceou o conjunto.
Abraço.
Abraço.
Última edição por Marcos Oliveira em Dom Fev 28, 2016 12:15 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Balanceamento
Havia notado uma vibração na condução da motocicleta, fiz um teste a 80 km soltei o guidom, observei um shimmy. Abaixo desta velocidade não pecebe e nem acima. Este sintoma é de balanceamento, o pneu dianteiro apresentava desgaste já na hora da troca. Comprei um novo pneu e executei o balanceamento do conjunto roda / pneu. Hoje fiz um teste não ocorreu mais a vibração (shimmy), problema corrigido.
Abraço.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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