Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


Barulho no motor em dias quentes.

+8
klauber.santilli
Marcos Oliveira
Renato Aguias RP
Walter Silva
CHARTÃO
Marcuscb
Douglas
Mateus Grillo
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por klauber.santilli Qua Mar 18, 2015 12:55 pm

Sinceramente, acho que não existe concessionária aqui no Brasil, só ponto de venda mesmo...
klauber.santilli
klauber.santilli
Júnior
Júnior

Mensagens : 38
Pontos : 50
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 37
Localização : Pirassununga/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Mmcampos Qua Mar 18, 2015 1:06 pm

O atendimento da concessionário aqui a Rondo Motos não tenho o que reclamar, é muito profissional e prestativa todas as vezes que precisei.

klauber.santilli escreveu:Sinceramente, acho que não existe concessionária aqui no Brasil, só ponto de venda mesmo...
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Convidado Sex Mar 20, 2015 3:52 pm

Caros,

O único barulho incomum que eu escutei na minha CB500x foi o seguinte.

Embreagem solta ela faz um som de funcionamento mais grave.
Embreagem acionada some o som mais grave.
Creio que seja alguma coisa relacionada a caixa de marchas.
Mais alguém percebe isso ?

5600km rodados
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por CHARTÃO Sex Mar 20, 2015 4:49 pm

Positivo amigo, a minha faz a mesma coisa.
Deve ser o disco da embreagem trabalhando.
Interessante que como dito por vc, o barulho com embreagem apertado é mais agradável do que sem, aliás parece que some.

k3p13r escreveu:Caros,

O único barulho incomum que eu escutei na minha CB500x foi o seguinte.

Embreagem solta ela faz um som de funcionamento mais grave.
Embreagem acionada some o som mais grave.
Creio que seja alguma coisa relacionada a caixa de marchas.
Mais alguém percebe isso ?

5600km rodados
CHARTÃO
CHARTÃO
Moderador
Moderador

Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Mar 20, 2015 5:35 pm

Pessoal,

Vou tentar dar uma explicação abrangente sobre a embreagem, a mesma funciona como um interruptor, o seja, ao ser acionada ela "desliga" o motor da caixa de marchas. Neste caso o torque do motor não chega a caixa de marchas, portanto se ouve apenas o barulho do motor e no caso também dos discos de embreagens.
Quando ao soltar a embreagem estando o câmbio em neutro, a RPM do motor chega até caixa de marchas, neste momento o ruído tende a ser diferente, visto que há mais peças em movimento (eixos, rolamentos, engrenagens) .
Trabalho na área de mecânica a uns 28 anos, nunca trabalhei com moto mas a definição se aplica também a este veículo, atualmente trabalho como analista técnico em um CC de maquinas pesadas.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Convidado Sex Mar 20, 2015 6:24 pm

Marcos,

Antes de comprar a CB500x estava namorando com a DL650 Vstrom. Há uma teoria, por parte dos proprietários, que o modelo possui um defeito crônico na campana de embreagem (principalmente a DL1000). Como pesquisei bastante o assunto e vi alguns vídeos no youtube, percebi que o ruído é bem parecido com o que a CB500x reproduz ao acionar e a soltar a embreagem com o motor em funcionamento em neutro.
Mas enfim, creio se tratar da explicação técnica que você citou. Faz todo sentido.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por klauber.santilli Sáb Mar 21, 2015 6:15 am

Esse barulho da caixa da embreagem é normal, a explicação está certinha.
Todas as motos que tive tinha essa variação.
klauber.santilli
klauber.santilli
Júnior
Júnior

Mensagens : 38
Pontos : 50
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 37
Localização : Pirassununga/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Abr 29, 2015 4:58 pm

Viscosidade,
A grosso modo sem entrar em questões muito técnicas, pois para alguns pode parecer maçante, o que tange a viscosidade do óleo é indicada pelo norma SAE.


Viscosidade é a resistência ao escoamento, ou seja, quanto maior a viscosidade maior resistência ao movimento.


SAE, significa Sociedade do Engenheiros Automotivos.


Exemplo:


SAE 10W30, implica de forma simplória que ao se executar a “partida” do motor estando o mesmo frio, a viscosidade é 10 (mais fino), após o motor atingir a temperatura de operação a viscosidade será 30 (mais viscoso).


A vantagem de se ter um óleo muiti viscoso, é ter no momento de partida a frio a viscosidade mais baixa, neste caso 10, do óleo tera menor resistência ao escoamento atingindo as partes móveis do motor de forma mais rápida. Haja visto que o crucial o que se refere a lubrificação do motor é o momento da partida a frio. Mas há também o óleo mono viscoso exemplo SAE 30, neste caso a viscosidade é a mesma tanto no funcionamento inicial do motor quanto na temperatura de operação do mesmo.


Quanto a escolha do lubrificante no que se refere a viscosidade do óleo, o fabricante é quem determina de acordo com a temperatura ambiente. 
Exemplo de viscosidade de óleo para um motor diesel, só para ilustrar, observem que a faixa de temperatura ambiente é bastante extensa no que se refere ao mínimo e máximo.

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 192x6d

Abraços.


Última edição por Marcos Oliveira em Sáb maio 02, 2015 6:05 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Abr 29, 2015 5:05 pm

A tabela não ficou legal na mensagem anterior, vejam baixo novamente.

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 2mfki6b
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Abr 29, 2015 8:41 pm

E quanto ao óleo ser SH, SI e SJ...
Bom, a letra S indica aplicação em motor ciclo Otto, ou seja, ignição por centelha (vela de ignição), em inglês Spark. Já a letra seguinte em termos simples indica a evolução do óleo (aditivação). 
É importante sabermos esta classificação  API (instituído americano do petróleo) antes de adiquirir o óleo. 
Também tem o óleo cujo o API é o CH, CI,CJ... Neste caso a letra C se aplica em motores diesel, ignição por compressão, em inglês compression. 
Não se deve aplicar o óleo apenas pela viscosidade (SAE 10W30), mas também observar a evolução do óleo (API).

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por VICENTE TUBIANA Dom maio 15, 2016 9:24 am

Vou entrar nessa discussão, pois também estou com o mesmo problema. Comprei uma 500x com 5.600km. Meu filho foi buscar no RS(400km). A moto estava uma maravilha, impecável. Dia 12, quarta feira fui a Cascavel(120km) e mandei fazer a revisão dos 6.000km. Foi trocado óleo e filtro. No retorno para casa, no caminho, começou o tal "click" intermitente. Liguei para CC e me disseram para andar assim pois está na garantia. Sexta feira andei um pouco e não deu ruído nenhum. Onde moro é muito quente(próximo de Foz), mas estamos no inverno. Imaginem no verão.
VICENTE TUBIANA
VICENTE TUBIANA
Júnior
Júnior

Mensagens : 18
Pontos : 20
Data de inscrição : 05/05/2016
Idade : 73
Localização : capanema - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom maio 15, 2016 9:41 am

Vicente,
Na realidade não existe um problema crônico na X o que tange, principalmente a motor. Quando o motor está frio, há um barulho diferente, inerentes ao mecanismo de válvulas, após alguns minutos não fica evidente.
Abraços!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Rodrigo R. Peracini Dom maio 15, 2016 11:50 am

Tudo dentro da normalidade, o motor da x é muito, é o ponto forte da moto, económico e forte.
Rodrigo R. Peracini
Rodrigo R. Peracini
Pleno
Pleno

Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 48
Localização : Matão - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por VICENTE TUBIANA Dom maio 15, 2016 1:07 pm

Agradeço ao Marcos e ao Rodrigo. Fiquei mais tranquilo. Obrigado e um abraço.
VICENTE TUBIANA
VICENTE TUBIANA
Júnior
Júnior

Mensagens : 18
Pontos : 20
Data de inscrição : 05/05/2016
Idade : 73
Localização : capanema - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom maio 15, 2016 1:17 pm

Vicente,
Acho que você não se apresentou, caso queira abra um novo tópico em apresentação e se apresente.
Abraços!
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por VICENTE TUBIANA Qua maio 18, 2016 5:52 pm

Boa tarde. Não me apresentei porque não sabia como. Meu nome é Vicente. Moro em Capanema no Paraná. Tenho 65 anos. Sempre tive motos custom. Essa é a primeira moto diferente, mas estou gostando. O único detalhe é a tal da batida no motor que é intermitente, mas não é sempre que ocorre. Agradeço aos que me ajudaram. Vou levá-la de volta na CC onde fiz a última revisão(Blokton-Cascavel).
VICENTE TUBIANA
VICENTE TUBIANA
Júnior
Júnior

Mensagens : 18
Pontos : 20
Data de inscrição : 05/05/2016
Idade : 73
Localização : capanema - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por CLAUDINEI DE GOIS Qua maio 18, 2016 8:10 pm

OLá.
Tem um tópico de apresentação e outro de descrição da sua motos/fotos dela, etc...

Se quiser coloque lá...

Abrçs
CLAUDINEI DE GOIS
CLAUDINEI DE GOIS
Pleno
Pleno

Mensagens : 564
Pontos : 572
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 52
Localização : Terceiro Planalto do Pr

https://www.flickr.com/photos/claudinei_de_gois/albuns

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por CLAUDINEI DE GOIS Sex maio 20, 2016 10:14 am

Gente.
Minha garantia acaba segunda feira.
Tenho que fazer a revisão de um ano.
Penso em fazer numa oficina tradicional aqui da cidade.
Que óleo será que posso pedir?  O que vcs recomendam ?
No inverno as temperaturas podem chegar até a -3 em média e as máximas em torno de 28 graus.

Continuo com o original Honda ou acham melhor mudar ?

Abr
CLAUDINEI DE GOIS
CLAUDINEI DE GOIS
Pleno
Pleno

Mensagens : 564
Pontos : 572
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 52
Localização : Terceiro Planalto do Pr

https://www.flickr.com/photos/claudinei_de_gois/albuns

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Marcos Oliveira Sex maio 20, 2016 12:01 pm

Claudinei,

Entendo que o óleo deve atender as especificações abaixo ou superior.

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 16gc38w
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por CLAUDINEI DE GOIS Sex maio 20, 2016 6:40 pm

Valeu Oliveira....vou ver...
CLAUDINEI DE GOIS
CLAUDINEI DE GOIS
Pleno
Pleno

Mensagens : 564
Pontos : 572
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 52
Localização : Terceiro Planalto do Pr

https://www.flickr.com/photos/claudinei_de_gois/albuns

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho no motor em dias quentes. - Página 2 Empty Re: Barulho no motor em dias quentes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos