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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Mateus Grillo Qui Dez 03, 2015 9:16 pm

O Dobest está testando uma coroa de 39 dentes, relatou que baixou 400rpm, bom pra uma viagem longa, e talvez não prejudique tanto em uso urbano, acredito que a retirada de torque até ajude a preservar os pneus, principalmente em cidades pequenas que o relato de desgaste é bem maior..

Abraço
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2015 10:09 pm

Eu cheguei a alterar a relação na 300, troquei o pinhao de 13 p 14 dentes,  a diferenca foi muito sensível,  p melhor.
Vou aguardar os relados dele e talvez siga essa mesma logica qdo for trocar a minha, a moto deve ficar mais econômica invlusive
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado Sex Dez 04, 2015 8:21 am

Confesso que esse assunto começou a me preocupar, esses preços são exorbitantes.
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por andre.senna Sex Dez 04, 2015 8:50 am

Vinicius,

Vc testou esta compatibilidade? Furação da roda, encaixe do pinhao, etc?

Compraria esse KIT:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685368856-kit-coroa-41z-e-pinho-15z-riffel-suzuki-dr-650-se-1996xx-_JM
(Aço 1045T, sempre usei e bem cuidado dura mais mais de 20mil km)


Caso afirmativo, será uma excelente opçao de peças alternativas!!
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 1:41 pm

Ainda estou buscando algumas informações sobre as especificações das correntes, meu conhecimento é zero...
O Passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). O passo indicado para nosso modelo é 520 com 112 Elos.

Encontrei alguns comentários sobre correntes de passo 520, por exemplo:

A KMC 520 U.O parece ser para motos até 400 cc, para motos de maior cilindrada seria a KMC Gold ou a DiD 520 VP2, ainda sigo procurando as indicações dessas siglas.

Segundo a D.I.D (http://www.daido.com.br/) eles explicam que para se obter uma transmissão mais suave, silenciosa e que torne o conjunto de acionamento mais compacto recomenda-se o uso de corrente com passo menor, e de formação simples. Claro que se colocar a corrente mais reforçada, ela vai durar mais. A honda usa 520 das 200cc até as CB500, já a Yamaha, somente usa 520 nas 250 bicilíndricas (Virago) e nas de mais de 600cc.

Vi algumas reclamações sobre a qualidade das correntes KMC, quem reclamou acabou trocando em pouco tempo por uma D.I.D de melhor qualidade.

Abraço.
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 1:53 pm

Também alterei o pinhão da Fazer Teles, coloquei 1 dente a mais e também teve uma melhora sensível para melhor, reduziu em 300~400 rpm e não comprometeu em nada em uso urbano. 

Achei a redução da coroa uma alternativa interessante pra amenizar o desgaste dos pneus, O Daniel ou o Julian que tem um desgaste rápido poderiam fazer esse teste...

Abraço.
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 2:21 pm

Os tipos de emendas de correntes.
Galera, se acharem que estou fugindo do tópico focando muito em correntes e não no kit em si, me avisem que posso criar um tópico especifico e mover este conteúdo para lá.

Abraço.

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Última edição por Mateus Grillo em Sex Dez 04, 2015 3:00 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 2:51 pm

Segue a tabela de indicações da D.I.D e algumas informações sobre as séries (Siglas) que serviriam para a X, eles indicam a Série VX mas a 520V também pode ser utilizada, é indicada até motos com 450cc, a X tem 471cc, acho que entra na margem de segurança esses 21cc excedentes.

Estava achando que as siglas eram padrões normativos, mas parece que são somente as nomenclaturas das séries de cada fabricante. É importante a pesquisa pois cada Série tem uma carga de ruptura que deve ser respeitada por questões de segurança.

Abraço
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Mensagem por Convidado Sex Dez 04, 2015 3:55 pm

Mateus mais uma vez tenho que te dar os parabens pelas pesquisas, esta ajudando muito a galera do forum. Hj não preciso disso mas com certeza quando mexer vou pesquisar essas postagens dos amigos,
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 7:30 pm

Valeu Daniel! Chegou a ver o relato do Dobest? talvez te interesse fazer a alteração da coroa para reduzir um pouco a arrancada e diminuir o consumo dos pneus.

Cara, agora cheguei em casa e fui ler a correia, alguém chegou a fazer isso antes?
É uma D.I.D 512VO, esse "ó" pode ser de "original", então não é vendido no varejo, somente com embalagem da Honda etc.

Mais uma peça de produção nacional, muito provavelmente toda relação secundária seja D.I.D, então já seriam 3 peças das 8 da nacionalização...

Abraço.
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Mensagem por JulianZ Sex Dez 04, 2015 8:13 pm

Essa corrente é fabricada no Japão Mateus, a Did tem fábrica aqui também, mas não produz esse modelo, mas a VX substitui tão bem ou até melhor a original,  diferença na VX é que eles usam o X-ring, um tipo de oring desenvolvido e patenteado pela Did, que segundo eles dura mais e segura mais o lubrificante.
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Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 8:31 pm

Hmmm valeu!

Estava dando uma lida em foruns, continuo ouvindo mal da Vaz, também tive má experiência com a marca, mas houve alguns relatos deles estarem trabalhando com uma linha superior e que coroa e pinhão são bons.... Mesmo assim não arrisco mais, nem indico.

Falam bem da corrente RK 520, e muito bem de todo o conjunto da marca Afam, que utilizam material de melhor qualidade que as japonesas.

Riffel é estranho, não se houve falar mal, mas ninguém elogia...
Tive uma boa experiência, gosto dos produtos da Riffel, e sempre indico.

Também já usei a marca CHOHO na Fazer250, lembro que o ajuste era constante, mas era uma época que não lubrificava tanto quanto hoje, então não posso considerar muito.

Lembrando que também podemos buscar opções maiores que 112 elos (links) e retirar alguns, ou não seria aconselhado?

Como esse modelo RK - R$228:
Corrente c/ Retentor RK Gb 520KRO 114 Elos - Mercado Livre

E esse de alta performance - R$555:
Corrente c/ Retentor RK Gb 520GXW 120 Elos - Mercado Livre

Abraço.
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Mensagem por JulianZ Sex Dez 04, 2015 9:46 pm

Mateus, no caso de corrente que se une o elo, não tem problema tirar alguns, mas no caso de correntes que são inteirissas não pode. Só não recomendo tirar os elos com gambiarra, deve-se usar ferramentas certas para extrai-los.
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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa) - Página 2 Empty Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Mateus Grillo Sex Dez 04, 2015 9:58 pm

Aham! Essa ferramenta de extrair e rebitar sempre me interessou, nunca utilizei, mas sempre observei durante as manutenções que fiz e pareceu ser bem simples, não compraria uma, mas da vontade...

Pro Chain Tool DRC 420 428 520 525 530

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Mensagem por Convidado Sex Dez 04, 2015 11:59 pm

Acho que eu e o Mateus somos os mais proximos de trocar a relação,  qdo for trocar provacelmente vou optar pelos 39 dentes na coroa.  Acho que a minha deve passar dos 30 mil km.
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Mensagem por Renato Pagano Sáb Dez 05, 2015 9:20 am

Mateus, obrigado por compartilhar esta excelente pesquisa. Reparou que a relação da Cb500 antiga é igual a nossa, só muda a coroa de 40 dentes. Talvez possa ser testada na nossa e se der certo tem preço melhor.
 
Eu ainda continuo com a intenção de colocar a relação da NC, 16/39, quando for necessário trocar.
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Mensagem por Convidado Sáb Dez 05, 2015 9:27 am

Renato, eu axho que seria melhor testar 15/39, tirando dois elos como fez o Dobest, eu acho que alterar os dois lados iria fazer muita diferença, praticamente matando a moto. Um dente no pinhao é muita diferença
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Mensagem por JulianZ Sáb Dez 05, 2015 10:21 am

Apenas uma observação para quem escolhe uma corrente para moto é observar se ela é adequada para o torque da moto, e não potência, essa característica é diretamente proporcional a cilindrada da moto, por exemplo, se considerarmos uma NC 750 e uma SRAD 750 tem potências muito diferentes, mas o torque é muito parecido.
Isso é importante porque se a corrente for abaixo da especificação ela pode arrebentar prematuramente, enquanto uma dentro da especificação vai até o final da vida util. Colocar corrente acima da especificação não faz a corrente durar mais, porque o desgaste mecânico da corrente vai ser o mesmo, então apenas vai gastar mais.
Dando uma pesquisada achei outra corrente da DID que serve perfeitamente na CB 500X e mais barata, a linha 520 VP2: 
http://www.rs1.com.br/corrente-transmissao-did-520vp2t-x-112-bmw650-xtz750-drz400-street-importada-c-retentor/p

Cerca de 130 reais mais barata que a 520 VX.

http://www.rs1.com.br/corrente-transmissao-did-520vx2-x-112-f650gs-xtz750-supertenere-cb500-2013-2014-c-retentor/p
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Mensagem por Mateus Grillo Sáb Dez 05, 2015 11:14 am

Pensei em somente um pinhão menor, e não alterar a coroa. Pensando na lógica do esforço no cambio de bicicleta quando pedalamos, ela teria um pouco mais de esforço na saída, mas em movimento o esforço seria reduzido. O que acham?
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Mensagem por Mateus Grillo Sáb Dez 05, 2015 11:27 am

Valeu Julian, minha ideia é essa, achar um modelo que atenda as especificações com um custo mais acessível...
Olha quanto custa a 520V no mercado americano, $8,99 malditos yankees!!
Corrente D.I.D 520V - www.cernics.com

Achei a original, fica em torno de $70,00
Corrente D.I.D 520VO - www.motosport.com


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Mensagem por JulianZ Sáb Dez 05, 2015 11:43 am

Mateus Grillo escreveu:Pensei em somente um pinhão menor, e não alterar a coroa. Pensando na lógica do esforço no cambio de bicicleta quando pedalamos, ela teria um pouco mais de esforço na saída, mas em movimento o esforço seria reduzido. O que acham?

Na verdade Mateus, depois que você pedala você continua fazendo mais esforço que com um pinhão maior, é que por causa da energia cinética você não sente, mas faça o mesmo teste em uma subida que você vai perceber que o esforço é maior sim, o esforço com o pinhão menor é maior em qualquer faixa de rotação.
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Mensagem por Convidado Sáb Dez 05, 2015 1:07 pm

A logica do pinhao/coroa nao seria invertido em relacao à bike?
Na bicicleta o pinhão,  que seria a catraca, recebe a força vinda da coroa (volante) na moto a tração vem do pinhão e é transferido p a coroa. No caso diminuir um dente do pinhão nao iria aumentar o giro e o torque e diminuir a velocidade final?
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Dez 05, 2015 6:51 pm

Para entender a relação de transmissão vamos fazer uma conta simples de uma moto fictícia, que possui um pinhão de 10 dentes (conectado na saída da caixa de marchas) e a coroa (roda traseira) de 20 dentes. Dividindo o número de dentes do pinhão 10, pela coroa 20 dentes, teremos 0,5. Este 0.5 quer dizer enquanto o pinhão da uma volta, a coroa da meia volta.
Vamos um outro exemplo um pinhão de 16 dentes e coroa de 45 dentes, vamos dividir e termos 0.35, ou seja, pinhão uma volta, coroa 0.35 volta. Vamos alterar o pinhão para 17 dentes e manter a coroa 45 dentes, dividimos e encontraremos 0.37, enquanto o pinhão da uma volta a coroa da 0,37 volta. A diferença, é que o pinhão com maior número dentes, mantendo a coroa original haverá um aumento do giro da coroa, culminando com maior velocidade. Em suma a moto terá um aumento da velocidade final, se comparado com antes da alteração. Mas o fato pode impactar em deficiência de torque em baixa velocidade, ou com a moto carregada na sua capacidade máxima. Claro que depende da aplicação da moto, entendo que o fabricante ao determibar a relação, leva em conta o peso da moto, diâmetros das rodas, torque / potência do motor, mas o resultado nem sempre agrada aos proprietários. Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco, mas acredito que de engenheiro também todo mundo tem um pouco...
Esta modificação do pinhão feita em motos que possuem indicador de marcha eletrônico no painel, poderá gerar indicação de marcha equivocada. Pois o controle eletrônico, tem um mapeamento interno que "casa" as velocidades da moto com a RPM do motor, interpretando a marcha engatada. Alterando a relação entre pinhão e coroa, haverá uma mudança da velocidade impactando nos dados finais, ou seja, indicação no painel.

Abraços.
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Mensagem por JulianZ Dom Dez 06, 2015 12:35 pm

Não sabia que funcionava dessa maneira o indicador de marcha Oliveira, então a CB 500X tinha tudo para ter indicador visto que todo o painel dela é digital.
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Mensagem por Marcos Oliveira Dom Dez 06, 2015 1:00 pm

Julian,

Foi o que fizeram na NC750, integraram o indicador no painel. Tem um sistema de indicador de marcha que adapta na moto. O princípio e ter o sinal do sensor de velocidade e sinal da RPM do motor. Depois de instalado, tem um sistema de calibragem, que você engata as marchas com o motor funcionando, para memorizar os pontos (indicação de marchas).

Abraços.
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