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Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
:: Manutenção :: Mecânica Geral
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
A graxa que eu estou usando
http://www.gto.com.br/produto.php?id=414
http://www.gto.com.br/produto.php?id=414
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Boa tarde a todos, nas voltas que dei pela cidade com a minha CB500 x, estava até tranquilo, mas nas rodovias estranhei a alta rotação do motor para uma velocidade de 90 km/h por exemplo, como vcs que tem a moto por mto mais tempo, se está certo ou não tem o que fazer. tive ideia de trocar o pinhão por outro maior, será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?.. o que vcs acham..?
Obrigado!
Obrigado!
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Everson,
Para manter 110 Km em sexta marcha a RPM do motor estará próximo aos 5.500 RPM, lembro que a RPM de torque do motor é de 7.000 RPM para um torque de 4,55 Kgf.m, já a potencia máxima são 50 CV a 8.500 RPM. Qual marcha que você esta a 90 Km?
Abraço.
Para manter 110 Km em sexta marcha a RPM do motor estará próximo aos 5.500 RPM, lembro que a RPM de torque do motor é de 7.000 RPM para um torque de 4,55 Kgf.m, já a potencia máxima são 50 CV a 8.500 RPM. Qual marcha que você esta a 90 Km?
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Everson, em sexta marcha a 90km/h normalment ela esta abaixo dos 5000 rpm, o que é até baixo em relação a outras motos
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Andando a esta velocidade (90 Km) de sexta marcha o consumo tende a ser superior a 26 Km/ Litro, excelente para uma moto de 500 CC.
Mais uma vez reforço que o torque máximo do motor é em 7.000 RPM, durante a condução só em situações de ultrapassagens chego a acelerar superior a este RPM, gosto de uma velocidade cruzeiro em torno de 120 Km.
Abraço.
Mais uma vez reforço que o torque máximo do motor é em 7.000 RPM, durante a condução só em situações de ultrapassagens chego a acelerar superior a este RPM, gosto de uma velocidade cruzeiro em torno de 120 Km.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Everson, aqui mesmo neste tópico já foi discutido as alterações que voce propos.
Se eu tivesse encontrado um pinhão maior, com um ou dois dentes, especifico para X já teria trocado.
Se eu tivesse encontrado um pinhão maior, com um ou dois dentes, especifico para X já teria trocado.
Renato Pagano- Sênior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Renato, procurei muito e ainda não achei também. Qdo nao e o passo sao os furos que nao batem
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Interessante saber que não tem ainda uma peça dessas e que muita gente também percebeu o quanto esses motores giram. Obrigado por me ajudarem!!!
Abraço!
Abraço!
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Engraçado, acho que para a aplicação da moto o escalonamento das marchas é bem interessante, claro é algo subjetivo. Outro ponto interessante que para manter 120 km em sexta marcha, o motor está a mais ou menos 6.000 RPM, abaixo da rotação do torque máximo que é 7.000 giros.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Oliveira, concordo com voce que o escalonamento dela é correto, sendo bem parecida com as minhas motos anteriores, e até ai tudo bem. Mas como acho-a bem torcuda e com muita força em qq marcha, tenho certeza que alterando a relação secundária teremos um motor trabalhando com menos giros, mais conforto e economia, e sem que a perda do torque seja relevante.
E se a 6ª marcha fosse bem mais longa que a 5ª tambem seria melhor.
E se a 6ª marcha fosse bem mais longa que a 5ª tambem seria melhor.
Última edição por Renato Pagano em Seg Jan 18, 2016 7:03 pm, editado 1 vez(es) (Razão : menos giros, MAIS conforto e....)
Renato Pagano- Sênior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Concordo com o Renato, por se tratar de uma moto com motor bastante forte, não seria tão necessária essa força com giro muito alto.
Concordo que poderíamos ter opções de troca do pinhão ou mesmo coroa para irmos adaptando o motor conforme necessidade.
Obrigado!
Concordo que poderíamos ter opções de troca do pinhão ou mesmo coroa para irmos adaptando o motor conforme necessidade.
Obrigado!
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Renato,
Esta coberto de razão, visto deste prisma.
Abraço.
Esta coberto de razão, visto deste prisma.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Companheiro.Everson Tomaz Bacete escreveu: (...) será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?.. o que vcs acham..?
Obrigado!
Mudei a coroa traseira de 41 para 39 dentes. É o passo mais baixo para tornar a relação mais longa. Mudando o pinhão para 16 dentes a relação vai ser mais longa ainda.
Na verdade... não estou gostando da moto! É mais preguiçosa nas retomas de velocidade, parece ter piorado o consumo e quando preciso do motor ele parece não estar lá! Vou rodar mais uns kms para verificar mais detalhes e será quase certo que voltarei à original. Os nossos companheiros da X espanhóis adoram a relação original e julgam ser um sacrilégio mudar. Se eu fosse mais leve e se não usasse a bolha GIVI, talvez tivesse resultado a coroa de 39.
Já agora, a X pode rodar horas a fio nas 7000 rpms sem problemas!!! A cena curtida do motor da X é a facilidade com que usa as diferentes rotações e a alma do motor acima das 5500 rpms.
Cumprimentos.
Dobest- Júnior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Dobest,
Obrigado por compartilhar as percepções obtidas após a troca da coroa.
Abraços.
Obrigado por compartilhar as percepções obtidas após a troca da coroa.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Você também ta cadastrado no http://www.clubcb500x.com Dobest?
Eu to cadastrado lá e no fórum em inglês mas tenho olhado pouco, eu olhava mais quando tinha pouco conteúdo nesse fórum.
Eu to cadastrado lá e no fórum em inglês mas tenho olhado pouco, eu olhava mais quando tinha pouco conteúdo nesse fórum.
JulianZ- Profissional
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Sim companheiro, ando um pouco por todo o lado!JulianZ escreveu:Você também ta cadastrado no http://www.clubcb500x.com Dobest?
Eu to cadastrado lá e no fórum em inglês mas tenho olhado pouco, eu olhava mais quando tinha pouco conteúdo nesse fórum.
http://www.cbr500riders.com/
http://www.cb500x.com/
http://www.clubcb500x.com/
http://www.cb500x-forum.com/
http://www.cbr500.de/forum/viewforum.php?f=35
http://www.cbr500-forum.com/forum/forum.php

Dobest- Júnior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Pessoal, eu creio que faria mais diferença alterar somente o pinhao em 1 dente sem mexer na coroa, a relacao ficaria mais lomga sem perder tanto torque
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Minha opinião e q não quero perder torque da moto, aumentar até vai
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Dobest escreveu:Companheiro.Everson Tomaz Bacete escreveu: (...) será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?.. o que vcs acham..?
Obrigado!
Mudei a coroa traseira de 41 para 39 dentes. É o passo mais baixo para tornar a relação mais longa. Mudando o pinhão para 16 dentes a relação vai ser mais longa ainda.
Na verdade... não estou gostando da moto! É mais preguiçosa nas retomas de velocidade, parece ter piorado o consumo e quando preciso do motor ele parece não estar lá! Vou rodar mais uns kms para verificar mais detalhes e será quase certo que voltarei à original. Os nossos companheiros da X espanhóis adoram a relação original e julgam ser um sacrilégio mudar. Se eu fosse mais leve e se não usasse a bolha GIVI, talvez tivesse resultado a coroa de 39.
Já agora, a X pode rodar horas a fio nas 7000 rpms sem problemas!!! A cena curtida do motor da X é a facilidade com que usa as diferentes rotações e a alma do motor acima das 5500 rpms.
Cumprimentos.
Dobest, suas considerações são importantes e me fazem pensar bem antes desta troca.
Apenas uma dúvida. Esta falta de motor nas retomadas acontece em todas as marchas ou somente na ultima ?
Renato Pagano- Sênior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Olá companheiro.Marcos Teles escreveu:Pessoal, eu creio que faria mais diferença alterar somente o pinhao em 1 dente sem mexer na coroa, a relacao ficaria mais lomga sem perder tanto torque
Apenas para partilhar o que me ensinaram. O torque máximo da moto é sempre o mesmo e sempre nas rotações do motor que são indicadas pelo fabricante. Mudando a relação de transmissão altera-se a velocidade em cada marcha em que ele é atingido.
Renato Pagano escreveu:
Dobest, suas considerações são importantes e me fazem pensar bem antes desta troca.
Apenas uma dúvida. Esta falta de motor nas retomadas acontece em todas as marchas ou somente na ultima ?
Companheiro,
O motor é o mesmo, tem a mesma potência. Ele é que tem um pouco mais de dificuldade em entregar a força à estrada.
Eu uso a X em estradas sinuosas e de montanha, daí precisar da entrega de potência na estrada, para retomar velocidade na saída das curvas e ultrapassagens. Com a relação original a X faz isso mais facilmente apenas com um pequeno rodar de punho. Com a nova relação tenho de rodar mais o punho e por vezes baixar marchas, muitas delas de 6ª para 4ª.
Mesmo em estrada aberta e autoestradas vejo que o motor precisa de mais acelerador para a mesma velocidade.
Rolar em circuito urbano, a minha X ficou muito melhor. Nota-se mais fácil de conduzir nas 3 primeiras marchas, não é tão reativa.
Faço uma estrada frequentemente e uso nela a 6ª marcha, baixo para 5ª duas vezes, em cerca de 75 kms. Tem curvas, subidas e descidas. Com a recente alteração, faço tudo em 5ª e 4ª e uso duas vezes a 6ª.
Com a relação original a X roda-s sem stress nenhum em 6ª desde os 50 kms/h até ao infinito e mais além

Cumprimentos
Dobest- Júnior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Obrigado Dobest. Gostei da homenagem ao herói Buzz Lightyear.
Renato Pagano- Sênior
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Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
BUZZ LIGHTYEAR Patrulheiro espacial. Kkkkk
Convidado- Convidado
Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Conversei um um cara que tem loja de motos com oficina junto. Ele tem uma X e acabou de vir do Atacama. Comentei sobre a ideia de alguns de trocar pinhão e coroa por mais ou menos dentes. Ele foi categórico em dizer que isso não precisa, disse que andava direto 140, 150 com a moto e ela é muito valente, que perdia um pouco de potencia como todas as outras mas nada que interferisse na viagem.
Convidado- Convidado
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