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CBR500R zero com sérios problemas.

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Mensagem por Estéfano em Sab Maio 28, 2016 7:11 pm

Boa noite. Muito prazer meu nome é Estéfano. Dia 15/05/2016 comprei uma CBR 500R zero na loja da Honda aqui de Itanhaém. Muito legal e tudo, só que passei a perceber que a moto ao ligar com o motor frio produzia fumaça pelo escapamento. Na honda disseram ser normal por causa do tempo frio. continuei andando com a moto que só fazia a fumaça ao ligar fria, quando quente não fazia. Hj lendo o manual descobri onde fica o reservatório de fluído de arrefecimento e para minha surpresa está completamente vazio. Não sei se não colocaram ou se o fluído vazou para dentro do motor. A moto está com apenas 300km e o óleo esta com uma aparência horrível. Segunda vou levar na honda. Desanimado total Crying or Very sad.
Como faz para por vídeos e fotos aqui?
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Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Maio 29, 2016 6:31 am

A maioria das motos X foram entregues com reservatório de líquido arrefecedor baixo. Foram computados e não houve problemas.
Como chegou a conclusão sobre o óleo do motor?
Caso o tempo esteja frio, é normal uma fumaça branca, devido a grande quantidade de álcool na gasolina ( mais de 25%), após aquecer fica normal.
No início do fórum tem um tópico dúvidas e sugestões , lá indica como anexar fotos.
Calma, não de desespere evite idéias pré concebida, lembe que a moto tem um ano de garantia.

Abraços!
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini em Dom Maio 29, 2016 12:20 pm

Mas é o fim da picada a moto sair da concessionária com o reservatório vazio.
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Mensagem por JulianZ em Dom Maio 29, 2016 1:08 pm

Seja brm vindo Estéfani, pelo visto esse problema do reservatório inclui toda a familia 500. Quanto a fumaça, é o que o Oliveira disse, normal, mas  quanto ao óleo, se vazar alguma coisa para o reservatório, o nível vai subir, de mais detalhes sobre essa aparência do óleo.
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Mensagem por Rene de Cordova Cardoso em Dom Maio 29, 2016 6:50 pm

A minha CB 500 X saiu com o cambio solto, depende muito da seriedade da concesionária, mas na revisão, que fiz em outra foi sanado o problema. Tive um pequeno problema que quebrou um pedaço do para-lama dianteiro, parte interna ou de trás, uns 05 cm, mas ja foi substituido.
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Mensagem por Estéfano em Dom Maio 29, 2016 9:40 pm

Um absurdo. Bom o óleo está dessa forma: Apenas 300 km rodados
CBR500R zero com sérios problemas. 30iz448
CBR500R zero com sérios problemas. 90stck

Do escapamento sai essa fumaça:
CBR500R zero com sérios problemas. 167p1kl

Colocando a mão na boca do escape fica molhada. É água!
CBR500R zero com sérios problemas. Aoxnrt

E o recipiente do fluído totalmente seco !!!!!
CBR500R zero com sérios problemas. 24fcqqt

Bom, amanha cedo vou na honda.
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Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Maio 30, 2016 5:44 am

Gasolina batizada da está percepção de água gotejamento pela descarga. 
Quanto ao líquido de arrefecimento tem fé completar, infelizmente todas as motos foram entregues desta forma.
Quando ao óleo, aparece meio escuro pela foto, no meu caso adiantaria a revisão de 1.000 km iniciais . Rodaria até uns 700 km e levaria para a revisão .

Abraço!
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Mensagem por _Júlio_ em Seg Maio 30, 2016 12:05 pm

Em minha experiencia, se estivesse vazado a água para o motor, o óleo ficaria da cor de "iogurte", e fica bem estranho mesmo,  além de que não iria vazar para a câmara de combustão (só se viesse com retentores estourados ou fora do lugar) e se vazasse, não iria nem pegar , pois molharia tudo e não teria explosão, causando até um calço hidráulico (trava de motor). 

isso são sintomas de gasolina péssima, juntamente com o liquido baixo (o que não tem nada haver uma com a outra)

procure completar até a marca indicada, provavelmente não dará mais do que 100 ml de liquido. 

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Mensagem por Renato Pagano em Seg Maio 30, 2016 7:46 pm

Bem vindo Estefano, fique tranquilo pois o oleo nao parece contaminado. Minha recomendação é que volte ao revendedor e solicite a troca de oleo e o complemento do liquido de arrefecimento. E troque de posto tambem.
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Mensagem por Estéfano em Seg Maio 30, 2016 9:55 pm

Bom amigos, muito obrigado pelos conselhos. Hj fui à concessionária e lá constataram que esqueceram de adicionar o fluído de arrefecimento. Disseram que não havia problemas e que eu poderia ficar tranquilo. Já em casa tive um estalo e mandei mensagem perguntando se haviam verificado se a bomba estava funcionando normalmente, uma vez que ela trabalhou seca, ou seja, sem o fluído, e para minha surpresa a resposta foi que não. Essa dúvida veio em minha cabeça pq o nível do fluído no reservatório fica constante estando a moto com motor frio ou com motor quente. Com a moto parada e ligada a ventoinha liga em em aproximadamente 10 minutos e a partir dai liga de 2 em 2 minutos. Amanhã volto lá para solicitar que verifiquem a bomba. Pelo que sei tem que desmontar.
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Mensagem por Estéfano em Seg Maio 30, 2016 9:59 pm

Na moto de vcs, quando ligada vcs percebem diminuição do nível de fluído ou alguma movimentação do fluído no recipiente?
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Mensagem por Renato Pagano em Seg Maio 30, 2016 10:39 pm

Estefano, só verifiquei o nivel com a moto fria. O que voce percebeu sobre a ventoinha é muito importante sim. 
No carro dá para verificar se está tudo bem apenas tocando nos tubos de entrada e da saida de agua do radiador, que devem estar com temperaturas quase iguais. Talvez funcione na moto tambem.
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Mensagem por Estéfano em Seg Maio 30, 2016 11:04 pm

Pode ser Renato, mas lendo o tópico abaixo vejo que ter ou não aguá neste reservatório de expansão não é tão importante.
http://cb500x.forumeiros.com/t407-sistema-de-arrefecimento-cb500x

Acredito que os mecânicos da concessionária não sabem disso. E pensando mais friamente, se não tivesse fluído algum, ou a bomba queimada, a luz espia do painel já teria acendido. Pelo menos eu acho rsrs
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Mensagem por JulianZ em Ter Maio 31, 2016 8:34 am

Se a bomba não funcionar o alarme de temperatura do motor vai aparecer rapidinho.
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Mensagem por Renato Pagano em Ter Maio 31, 2016 10:18 am

Estéfano escreveu:Pode ser Renato, mas lendo o tópico abaixo vejo que ter ou não aguá neste reservatório de expansão não é tão importante.
http://cb500x.forumeiros.com/t407-sistema-de-arrefecimento-cb500x

Acredito que os mecânicos da concessionária não sabem disso. E pensando mais friamente, se não tivesse fluído algum, ou a bomba queimada, a luz espia do painel já teria acendido. Pelo menos eu acho rsrs

Estéfano, ter água no reservatório é o mais importante neste processo. O fato de ter água abaixo da marca inferior, caso de muitas daqui apos a entrega, vai estragar seu motor cedo ou tarde.
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Mensagem por Estéfano em Ter Maio 31, 2016 12:17 pm

JulianZ escreveu:Se a bomba não funcionar o alarme de temperatura do motor vai aparecer rapidinho.

Sim, estou pensando assim também. Imagino que se a bomba não funcionar ou se não tiver liquido no sistema a luz de temperatura já teria acendido.
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Mensagem por Estéfano em Ter Maio 31, 2016 12:20 pm

Renato Pagano escreveu:
Estéfano escreveu:Pode ser Renato, mas lendo o tópico abaixo vejo que ter ou não aguá neste reservatório de expansão não é tão importante.
http://cb500x.forumeiros.com/t407-sistema-de-arrefecimento-cb500x

Acredito que os mecânicos da concessionária não sabem disso. E pensando mais friamente, se não tivesse fluído algum, ou a bomba queimada, a luz espia do painel já teria acendido. Pelo menos eu acho rsrs

Estéfano, ter água no reservatório é o mais importante neste processo. O fato de ter água abaixo da marca inferior, caso de muitas daqui apos a entrega, vai estragar seu motor cedo ou tarde.
Opa Renato, sim com certeza é importante, acho que me expressei mal. O que quis dizer é que por ter rodado pouco com esse reservatório vazio, provavelmente não ocorreram danos no motor e nem na bomba do sistema de arrefecimento, visto que se ela não estivesse funcionando ou se não houvesse líquido no radiador a luz espia de temperatura já teria acendido.
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Mensagem por Renato Pagano em Ter Maio 31, 2016 12:31 pm

Estéfano escreveu:
Opa Renato, sim com certeza é importante, acho que me expressei mal. O que quis dizer é que por ter rodado pouco com esse reservatório vazio, provavelmente não ocorreram danos no motor e nem na bomba do sistema de arrefecimento, visto que se ela não estivesse funcionando ou se não houvesse líquido no radiador a luz espia de temperatura já teria acendido.

Entendi também. O que estranho na sua é que mesmo apos a correção do nível de liquido de arrefecimento a ventoinha estar armando a cada dois minutos.
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Mensagem por Estéfano em Ter Maio 31, 2016 12:35 pm

Renato Pagano escreveu:
Estéfano escreveu:
Opa Renato, sim com certeza é importante, acho que me expressei mal. O que quis dizer é que por ter rodado pouco com esse reservatório vazio, provavelmente não ocorreram danos no motor e nem na bomba do sistema de arrefecimento, visto que se ela não estivesse funcionando ou se não houvesse líquido no radiador a luz espia de temperatura já teria acendido.

Entendi também. O que estranho na sua é que mesmo apos a correção do nível de liquido de arrefecimento a ventoinha estar armando a cada dois minutos.
É, ela arma a cada 2 minutos estando parada em repouso. Foi assim, liguei a moto e deixei ela parada, após uns 15 minutos a ventoinha ligou, ficou uns 30 segundos ligada e desligou, ai começou o processo de ligar e desligar a cada 2 minutos. Andando, acho que ela nem ligou, ou eu não percebi.
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Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Maio 31, 2016 1:16 pm

O motor parado após ligar a ventoinha a primeira vez, se manter em funcionamento irá ligar n vezes. Não justifica deixar o motor funcionando por maus de 2 minutos em marcha lenta, com a moto parada. 
Na estrada há o deslocamento de ar que vem de encontro ao radiador , não irá ligar a ventoinha nestas condições. Agora em trânsito pesado, andando até segunda com certeza irá ligar.

Abraços!
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Mensagem por Estéfano em Ter Maio 31, 2016 2:45 pm

Marcos Oliveira escreveu:O motor parado após ligar a ventoinha a primeira vez, se manter em funcionamento irá ligar n vezes. Não justifica deixar o motor funcionando por maus de 2 minutos em marcha lenta, com a moto parada. 
Na estrada há o deslocamento de ar que vem de encontro ao radiador , não irá ligar a ventoinha nestas condições. Agora em trânsito pesado, andando até segunda com certeza irá ligar.

Abraços!
Sim, vc tem razão. É que eu estava procurando defeitos. Mas acho que está tudo normal agora  Very Happy
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Mensagem por Estéfano em Ter Maio 31, 2016 9:35 pm

Galera. Muito obrigado pelo apoio e pelos conselhos. Agradeço muito mesmo.
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