Últimos assuntos
» Farol Não abaixa
Ontem à(s) 1:55 am por Orlando Prado

» Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)
Sab Dez 09, 2017 7:43 pm por Marcos Oliveira

» Vendo Cb500x Barão Vermelho 2017
Sab Dez 09, 2017 3:13 pm por Gilberto RLM

» Cabo solto na parte de baixo CB 500x
Qua Dez 06, 2017 5:32 pm por Boeira

» INTERRUPTOR DO MOTOR COM PROBLEMA
Qua Dez 06, 2017 7:08 am por Walter_VR

» Apresentação Marcos Bomfim
Ter Dez 05, 2017 10:20 am por Boeira

» Vendo Suporte e Baus laterais GIVI V35
Qui Nov 30, 2017 8:37 pm por CLAUDINEI DE GOIS

» Filtro de ar - opções
Dom Nov 26, 2017 12:38 pm por Gilberto RLM

» Uso do Militec na X
Qua Nov 22, 2017 3:10 pm por Marcos Oliveira

» RELAÇÃO DE PEÇAS CAMBIÁVEIS
Qua Nov 22, 2017 3:02 pm por Marcos Oliveira

Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


Motores quatro tempos e dois tempos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Maio 10, 2016 9:36 am

Para não poluir o tópico, segue abaixo.

Os motores de combustão interna quatro tempos, se faz necessário duas voltas no virabrequim (720°) para se ter um tempo motor (ciclo).
Admissão:
O pistão faz um movimento descendente, a válvula de admissão "abre", a mistura ar combustível é aspirada para o interior do cilindro do motor.
Observação: primeira meia volta do virabrequim, ou seja, 180°.

Compressão:
As válvulas de admissão e escape estão fechadas, o pistão faz o movimento ascendente, comprimindo a mistura ara combustível, agora ocorreu uma volta completa do virabrequim (360°) . A mistura irá ocupara apenas um espaço que se denomina câmara de combustão.
Observação: a relação do volume inicial do cilindro e a final que a mistura ocupa na câmara de combustão, se define como taxa de compressão.

Combustão:
Este é o único tempo que gera trabalho mecânico, ele é caraterizado tempo liberação da centelha (faísca elétrica) é liberada pela vela de ignição, ocorrendo a combustão, ambas as válvulas permanecem fechadas. O pistão desloca de forma descendente, devido ao expansão dos gases inerentes a combustão, o virabrequim somando todos os ciclos até agora girou 540°.  
Observação: Apenas um percentual relativamente pequeno (25% a 30%) é convertido em trabalho mecânico, o restante é absorvido do pelo sistema de arrefecimento, lubrificação e expelido para atmosfera pelos gases de escape..

Descarga ou escape:
Como foi mencionado a combustão inerente ao tempo anterior, gerou os gases que tem ser expulsos para a atmosfera. Portanto a válvula de escape "abre" o pistão faz o movimento ascendente, expulsando os gases para a atmosfera, completa desta forma o ciclo, finalizando duas voltas do virabrequim, ou seja, 720°.


Os motores dois tempos que se caracterizam por um ciclo motor com apenas uma volta do virabrequim, descrevo apenas a imagem abaixo, pois atualmente são pouco usuais e não atenderiam as normas de emissões vigentes.



Abraços.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3233
Pontos : 3381
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Convidado em Ter Maio 10, 2016 10:00 am

Como sempre sabias palavras Marcos. Estou encantado com as explicações, eu não sabia a diferença dos 2 motores.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Renato Pagano em Ter Maio 10, 2016 10:02 am

Excelente como sempre

Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1432
Pontos : 1460
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 57
Localização : Macaé - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Pardal em Ter Maio 10, 2016 6:53 pm

Motores 2 tempos precisam misturar o famoso "óleo 2 tempos" no combustível, para melhorar a lubrificação do cilindro.  Por isso eles soltam mais fumaça que os 4 tempos, pois eles também queimam esse óleo durante a explosão.  

Essa mistura (combustível e óleo) também tem que ser bem feita:
- Se colocar óleo demais, suja a vela e a centelha para produzir a explosão não acontece.  
- Se colocar pouco óleo, o motor pode superaquecer e travar, ou furar o cilindro como tempo.


Vale lembrar, que o motor 4 tempos também queima o óleo que vai dentro dele ao lubrificar o cilindro, mas é muito pouco.  E é por isso que o manual pede, para conferir o nível do óleo do motor com frequência.
avatar
Pardal
Amador
Amador

Mensagens : 171
Pontos : 181
Data de inscrição : 17/11/2015
Idade : 35
Localização : Curitiba/PR

Ver perfil do usuário http://pardalnaestrada.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Rodrigo R. Peracini em Ter Maio 10, 2016 7:18 pm

Gostava da potência, do ronco e do cheiro dos motores 2 tempos nas corridas de motocross que eu ia.
avatar
Rodrigo R. Peracini
Pleno
Pleno

Mensagens : 480
Pontos : 490
Data de inscrição : 25/01/2016
Idade : 42
Localização : Matão - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Motores quatro tempos e dois tempos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum