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Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta

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Mensagem por Douglas em Qui Fev 19, 2015 9:50 pm

Deixar sua bike parada por muito tempo é bastante prejudicial ao seu perfeito funcionamento, além de ser prejudicial a saúde.

Todo proprietário de uma motocicleta, seja ela de qualquer categoria: naked, sport, custom etc., deveria pelo menos uma vez por semana, dar uma “voltinha” com sua bike, nem que seja para duas voltas no quarteirão.

Deixar a moto parada sem uso por certo tempo, é prejudicial para todos os componentes como: motor; embreagem; pneus; tanque de combustível; bateria; carburador; cromados; comandos de farol, seta, partida; pintura, o que leva ao início de um processo de oxidação e deposição, comprometendo rapidamente sua motocicleta.

Porém, muitos proprietários, por conta as vezes de suas atividades, não dispõe de tempo suficiente para dedicar-se a limpeza e conservação de sua motocicleta. Uma boa lavagem e lubrificação somado aquela “voltinha”, fazem toda a diferença na hora de manter a sua máquina pronta e bonita para um eventual passeio.

Hoje em dia é possível recorrer a profissionais especializados, que cuidam da aparência e conservação da motocicleta.

Não é recomendável levar sua bike a um lava rápido de carro, pois os produtos e técnicas de lavagem de um carro e de uma moto é completamente diferente.

Assim, vamos a umas dicas importantes:

1º – Nunca lave sua moto com máquina de alta pressão. Isto pode causar danos a componentes eletroeletrônicos, mecânicos, acessórios e até da pintura.

2º – Não permita que utilizem, por mais suja que esteja sua moto, a aplicação de produtos agressivos como “solupan”, ativados, querosene, óleo diesel, entre outros. O uso destes produtos pode manchar a pintura, os cromados, danificar e oxidar a estrutura e peças da motocicleta.

3º – Não deve ser aplicado nos pneus, produtos chamados de “pretinhos” que alegram muito a vista, mas são extremamente prejudiciais ao bolso. Estes produtos, quando aplicados nos pneus, quer pela gravidade ou, pela força centrifuga, migram para a banda de rodagem o que pode provocar a queda do motociclista, pois os pneus tornam-se escorregadios. Aliado a isto, eles deterioram a borracha, ressecando o pneu ou provocando rachaduras.

Conservação de uma motocicleta requer além de técnica de lavagem e limpeza, muita paciência, uso de produtos adequados e cuidados especiais com partes importantes, como acessórios e pintura, alem de fazer tudo isto com muito prazer, é claro!

Acostumado a realizar o trabalho de revitalização e conservação de motocicletas, vale destacar algumas dicas importantes para você cuidar bem da sua bike:

Primeiro retire ou proteja os acessórios / peças da moto que não podem ser molhadas.
Com uma mangueira, molhe toda a moto procurando tirar a poeira e a maior quantidade possível de sujeira.
Inicie a limpeza e remoção da sujeira, primeiro pelas rodas, pneus e as partes baixas do quadro da moto. Se puder levantar a roda melhor, vai facilitar em muito a limpeza. Use uma escova e sabão em pedra neutro (sabão de coco).
Depois, comece a lavar a moto utilizando shampoo neutro e uma espuma macia. Cuidado com algumas esponjas que possuem um dos lados abrasivo. Repita esta operação duas vezes. Tenha atenção com cantos e reentrâncias. A lavagem é muito importante, pois vai garantir uma limpeza perfeita.
Com uma toalha ou um pano macio seque bem toda a moto.
Em seguida, limpe os cromados e partes em alumínio, aplicando um polidor de metais. Retire o excesso e aplique um pouco de cera automotiva para conservar. Não passe cera nos cromados que vão se aquecer, como escapamento e tampas do motor.
Aplique gradativamente cera também em todas as peças pintadas, nos retrovisores, guidão, farol, bengalas e em todos os pontos que isto seja possível e não seja prejudicial. Depois retire o excesso com uma estopa, algodão automotivo ou pano macio. Para quem mora na praia, este cuidado vai retardar a ação da maresia e consequentemente a ferrugem.
Lubrifique com óleo fino, todas as partes móveis, como pedais, pedaleiras, cabos e manetes.
Limpe os acessórios de couro com um pano levemente úmido para retirar as impurezas. Seque com um pano limpo. Aplique em toda a superfície uma leve camada de óleo de amêndoa, retirando o excesso com um pano macio, seco e limpo.
Para finalizar, pegue um pano limpo e macio – serve uma camiseta de algodão de preferência branca, e dê aquele brilho em toda a moto.

Pronto! Depois de umas poucas horas de puro prazer, vista aquela roupa estilosa, coloque os equipamentos de segurança enquanto o motor esquenta, engate a primeira e dê um role com sua bike, no mais puro estilo “desfilar”.

Voltando a garage, espere sua bike esfriar bem e cubra-a com um lençol ou uma capa macia e que possa ser lavada periodicamente. Evite as capas plásticas ou aquelas que tenham o seu interior abrasivo ou que sejam pesadas.

Fonte: http://advogadomotociclista.com.br/?page_id=1698
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Mensagem por Renato Aguias RP em Sex Fev 20, 2015 10:23 am

Alguns amigos meu aqui já vi aplicando WD apos a lavagem e secagem no motor e algumas partes evitando pneus e painel e tipo tanque banco tirando o excesso com pano, depois liga a moto e deixa o motor esquentar sai um pouquinho de fumaça por alguns minutos, mais diz que conserva bem principalmente contra maresia, outra dica para quem deixa a moto muito tempo parada e colocar uma borracha embaixo do descanso pois evita descarregar a bateria mais rápido devido a isolar a moto do aterramento com o chão.
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Mensagem por Mateus Grillo em Sex Fev 20, 2015 10:46 am

"Cubra-a com um lençol" hahaha nuncaa, se ficar 1 dia sem andar de moto já fico louco! fora que a noite dou no mínimo umas 2 ou 3 espiadas nela na esperança de que um dia ela fale comigo hahah

Boas dicas!
Abraço
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Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta Empty Re: Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta

Mensagem por Douglas em Sex Fev 20, 2015 11:05 am

Essa da borracha no descanso é boa dica mesmo Renato. Isola toda a moto.
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Mensagem por Mateus Grillo em Sex Fev 20, 2015 11:18 am

Aham, tive esse problema com a fazer, descarregou a bateria, achei muito estranho mas a bateria yuasa original durou apenas 1 ano, depois não segurou mais carga, a partir daí comecei a usar um quadradinho de mdf, pintei de preto pra dar uma isolada e uso até hoje, a borracha certamente faria um melhor isolamento.

Pensei em colocar um big foot ele já vem com borracha pra fazer esse isolamento.
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Mensagem por Douglas em Sex Fev 20, 2015 1:23 pm

Esse big foot é da hora heim!!!
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Mensagem por cheesepaulo em Ter Fev 16, 2016 7:06 pm

Douglas escreveu:Essa da borracha no descanso é boa dica mesmo Renato. Isola toda a moto.
Sempre usei isso mas a finalidade é não riscar o piso branco da garagem.
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