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Mensagem por KV2 em Qui Jun 23, 2016 9:58 am

Boa contribuição Guilherme! É bem isso!
Abração!
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Mensagem por Pardal em Qui Jun 30, 2016 10:58 pm

Perfeito guilherme, grande relato, parabéns...

guilherme escreveu:...troca de óleo a cada 3.000 km
Agora, troca de óleo a cada 3 mil!!
Por isso gastou tanto!! kkkkkkk
Trocando a cada 6 mil eu acho que está legal.

Não sei o seu uso da moto, claro, mas eu trocava o óleo da minha CB300 como recomendava o manual, que era a cada 4 mil Km, e vendi a moto com 90 mil sem problemas no motor (tive a sorte talvez de nunca ter trincado o cabeçote).  Vale lembrar que eu não usava o óleo (original) 10W30 semi da mobil, eu usava o 15W50 semi da Mobil.  A minha era uma 2009, e originalmente era o óleo mineral ainda.
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Mensagem por Convidado em Qui Jun 30, 2016 11:14 pm

Grande Pardal!
Acho que eu realmente exagero na troca de óleo. Sempre troco com periodicidade menor que o manual. Geralmente faço uma troca na revisão e uma entre as revisões. A intenção é nobre, aumentar a sobrevida do motor (num sei pra quem?).

Com certeza elevou o custo da moto!

Abraço!
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Mensagem por fredericoengel em Sex Jul 01, 2016 10:31 am

Essa história de trocar o óleo com antecedência é terrorismo das CC para ganhar um dinheiro (CC xonda principalmente) o oleo da xonda é um dos mais caros do mercado.

Na minha XRE o mecânico da xonda falou se eu não trocasse o óleo de mil em mil iria fundir o motor, daí mandei ele ler o manual.

Devido a esse terrismo troquei varias vezes de mil em mil, sorte que descobri o XOL (xreonline) ma salvou desse mito imposto pela xonda.

Tem muitos desinformados, que por falta de leitura do maunal, acabam gastando dinheiro desnecessáriamente fazendo manutenção equivocada por terrorismo da xonda.
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Mensagem por Convidado em Sex Jul 01, 2016 10:53 pm

Obrigado pela opinião, Frederico. 

No meu caso foi um pouco diferente. Sempre estudo os manuais das motos que compro e sigo quase tudo à risca.

Tive acesso também a outras informações e o argumento é o contrário: as montadoras economizam em itens importantes para reduzir os custos de fabricação (ex: a pastilha de freio da Tenere 250 é o mesma da Yamaha 150, bem mais leve. Conclusão: o freio é péssimo, incompatível com a moto). A recomendação de trocar o óleo a cada 5 mil seria também uma forma de reduzir o custo de manutenção para o consumidor (e vender mais motos, é lógico).

Já vi motos de alto rendimento terem fluido de freio e da suspensão dianteira trocados a cada 6 horas de pista, quando eram usadas no limite. O fluido de freio, por exemplo, quando chega à temperatura de ebulição, perde suas características originais e eficiência. Isso nunca vai acontecer com uma moto pequena, mas note que a Honda não faz esse alerta nas motos de 1.000 cc. Orienta apenas a trocar com base no tempo.

Finalizando, talvez a troca a cada 3.000 seja um exagero, mas tenho dúvidas se o tempo recomendado no manual é o ideal também...

Abraço a todos!
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Mensagem por Pardal em Dom Jul 03, 2016 11:45 pm

guilherme escreveu:... mas tenho dúvidas se o tempo recomendado no manual é o ideal também...
Concordo plenamente, não dá pra levar o manual como uma certeza absoluta.
O uso da moto diz muito sobre a frequência da manutenção dela.
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Mensagem por fredericoengel em Seg Jul 04, 2016 9:25 am

Oi Guilherme,

Acho que entendi o seu relato sobre fluído de freio.
E sobre o freio da tezinha é uma bosta mesmo, mas para o uso regular serve

No manual da bicuda (xre) a xonda faz uma citação, no qual seria antecipar a sua manutenção em caso de uso severo da moto (no manual tem o conceito do termo).

Eu sempre levo em conta o que está no manual, pois o manual foi desenvolvido por engenheiros (quero dizer mais de 1), que se baseiam em cálculos científicos e não achismo, e é destinado para o uso regular da motocilciesta, mas isso não quer dizer que pratico tudo que está no manual. Lembre-se que o manual recomenda a troca dos itens em determinados KM.

No manual da bicuda, se recomenda trocar a relação a cada 12k, nunca troquei com menos de 20k a relação dela, mas sei que recomenda a troca em determinado em menos KM e levo em consideração isso. Do mesmo jeito que tem itens na motocicleta que podemos postergar a sua troca, tem itens nela que devemos antecipar a sua troca, dai é questão de analise da sua motocilceta.

Mas sobre os terrorismo, não estava falando da xonda e sim das CC da xonda, que muitas vezes fazem terrorismo sobre a troca antecipada de certos itens, e óleo é um deles, e com isso se aproveitam de pessoas que não buscam conhecimento sobre a sua motocicleta. E acredito que seja pra isso o forum, compartilhar conhecimento

Abraço,

FUJA DA CC, APRENDA E FAÇA VOCE MESMO A MANUTENÇÃO DA SUA MOTOCICLETA.
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Mensagem por Convidado em Sab Jul 09, 2016 1:22 am

Falou tudo, Frederico! É isso mesmo! 

Forte abraço!
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