Setembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Downgrade CB500X >> Tenere 250

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Downgrade CB500X >> Tenere 250

Mensagem por KV2 em Qui Jun 23, 2016 9:58 am

Boa contribuição Guilherme! É bem isso!
Abração!
KV2
Amador
Amador

Pontos : 119

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pardal em Qui Jun 30, 2016 10:58 pm

Perfeito guilherme, grande relato, parabéns...

guilherme escreveu:...troca de óleo a cada 3.000 km
Agora, troca de óleo a cada 3 mil!!
Por isso gastou tanto!! kkkkkkk
Trocando a cada 6 mil eu acho que está legal.

Não sei o seu uso da moto, claro, mas eu trocava o óleo da minha CB300 como recomendava o manual, que era a cada 4 mil Km, e vendi a moto com 90 mil sem problemas no motor (tive a sorte talvez de nunca ter trincado o cabeçote).  Vale lembrar que eu não usava o óleo (original) 10W30 semi da mobil, eu usava o 15W50 semi da Mobil.  A minha era uma 2009, e originalmente era o óleo mineral ainda.
Pardal
Amador
Amador

Pontos : 181

Ver perfil do usuário http://pardalnaestrada.blogspot.com.br

Mensagem por Convidado em Qui Jun 30, 2016 11:14 pm

Grande Pardal!
Acho que eu realmente exagero na troca de óleo. Sempre troco com periodicidade menor que o manual. Geralmente faço uma troca na revisão e uma entre as revisões. A intenção é nobre, aumentar a sobrevida do motor (num sei pra quem?).

Com certeza elevou o custo da moto!

Abraço!

Convidado
Convidado

Mensagem por fredericoengel em Sex Jul 01, 2016 10:31 am

Essa história de trocar o óleo com antecedência é terrorismo das CC para ganhar um dinheiro (CC xonda principalmente) o oleo da xonda é um dos mais caros do mercado.

Na minha XRE o mecânico da xonda falou se eu não trocasse o óleo de mil em mil iria fundir o motor, daí mandei ele ler o manual.

Devido a esse terrismo troquei varias vezes de mil em mil, sorte que descobri o XOL (xreonline) ma salvou desse mito imposto pela xonda.

Tem muitos desinformados, que por falta de leitura do maunal, acabam gastando dinheiro desnecessáriamente fazendo manutenção equivocada por terrorismo da xonda.
fredericoengel
Júnior
Júnior

Pontos : 19

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Sex Jul 01, 2016 10:53 pm

Obrigado pela opinião, Frederico. 

No meu caso foi um pouco diferente. Sempre estudo os manuais das motos que compro e sigo quase tudo à risca.

Tive acesso também a outras informações e o argumento é o contrário: as montadoras economizam em itens importantes para reduzir os custos de fabricação (ex: a pastilha de freio da Tenere 250 é o mesma da Yamaha 150, bem mais leve. Conclusão: o freio é péssimo, incompatível com a moto). A recomendação de trocar o óleo a cada 5 mil seria também uma forma de reduzir o custo de manutenção para o consumidor (e vender mais motos, é lógico).

Já vi motos de alto rendimento terem fluido de freio e da suspensão dianteira trocados a cada 6 horas de pista, quando eram usadas no limite. O fluido de freio, por exemplo, quando chega à temperatura de ebulição, perde suas características originais e eficiência. Isso nunca vai acontecer com uma moto pequena, mas note que a Honda não faz esse alerta nas motos de 1.000 cc. Orienta apenas a trocar com base no tempo.

Finalizando, talvez a troca a cada 3.000 seja um exagero, mas tenho dúvidas se o tempo recomendado no manual é o ideal também...

Abraço a todos!

Convidado
Convidado

Mensagem por Pardal em Dom Jul 03, 2016 11:45 pm

guilherme escreveu:... mas tenho dúvidas se o tempo recomendado no manual é o ideal também...
Concordo plenamente, não dá pra levar o manual como uma certeza absoluta.
O uso da moto diz muito sobre a frequência da manutenção dela.
Pardal
Amador
Amador

Pontos : 181

Ver perfil do usuário http://pardalnaestrada.blogspot.com.br

Mensagem por fredericoengel em Seg Jul 04, 2016 9:25 am

Oi Guilherme,

Acho que entendi o seu relato sobre fluído de freio.
E sobre o freio da tezinha é uma bosta mesmo, mas para o uso regular serve

No manual da bicuda (xre) a xonda faz uma citação, no qual seria antecipar a sua manutenção em caso de uso severo da moto (no manual tem o conceito do termo).

Eu sempre levo em conta o que está no manual, pois o manual foi desenvolvido por engenheiros (quero dizer mais de 1), que se baseiam em cálculos científicos e não achismo, e é destinado para o uso regular da motocilciesta, mas isso não quer dizer que pratico tudo que está no manual. Lembre-se que o manual recomenda a troca dos itens em determinados KM.

No manual da bicuda, se recomenda trocar a relação a cada 12k, nunca troquei com menos de 20k a relação dela, mas sei que recomenda a troca em determinado em menos KM e levo em consideração isso. Do mesmo jeito que tem itens na motocicleta que podemos postergar a sua troca, tem itens nela que devemos antecipar a sua troca, dai é questão de analise da sua motocilceta.

Mas sobre os terrorismo, não estava falando da xonda e sim das CC da xonda, que muitas vezes fazem terrorismo sobre a troca antecipada de certos itens, e óleo é um deles, e com isso se aproveitam de pessoas que não buscam conhecimento sobre a sua motocicleta. E acredito que seja pra isso o forum, compartilhar conhecimento

Abraço,

FUJA DA CC, APRENDA E FAÇA VOCE MESMO A MANUTENÇÃO DA SUA MOTOCICLETA.
fredericoengel
Júnior
Júnior

Pontos : 19

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Sab Jul 09, 2016 1:22 am

Falou tudo, Frederico! É isso mesmo! 

Forte abraço!

Convidado
Convidado