Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

4 participantes

Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Douglas Sáb Fev 14, 2015 11:10 pm

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto
Colunista indica a proteção ideal contra ventos gelados.
Veja o que fazer se o tempo virar de uma hora para outra.
Roberto Agresti
Especial para o G1

Passar frio andando de moto é uma das piores experiências pela qual pode passar um motociclista. O desconforto não é a pior consequência, mas sim a insegurança que isso provoca. Com o corpo frio, nossos reflexos parecem ficar anestesiados, e a capacidade de movimentação é afetada. Entramos em “modo de emergência”, e o organismo sempre buscará preservar órgãos internos vitais (coração, pulmões, fígado...), “roubando” sangue das extremidades. Como bem sabem velhos motociclistas, mãos e pés gelados parecem ficar travados, o que pode ser bem inconveniente na hora de frear ou desviar de imprevistos.

Assim como um motor, o corpo humano tem uma temperatura ideal de funcionamento, entre 36 e 37,4ºC. Acima disso, é febre. Abaixo, hipotermia leve que, conforme a temperatura decresce, leva a graus mais severos de perda de calor corporal.

Andar de motocicleta no Brasil é algo possível o ano todo, pois mesmo nas regiões mais frias é raro a temperatura baixar dos 0ºC por muitos dias seguidos, como ocorre em outros locais do planeta. Porém, mesmo em nosso clima amigável, rodar de maneira prolongada a temperaturas nem tão baixas, como 10 ou 15ºC, pode causar problemas.
Como evitá-los? A primeira providência é cuidar das extremidades, regiões naturalmente expostas nessa situação, e que tendem a perder calor de maneira veloz. Engana-se quem confia que uma simples luva de couro, mesmo que de boa qualidade, basta para encarar o friozinho do inverno brasileiro: o couro não é capaz de manter as mãos aquecidas por muito tempo recebendo um fluxo constante e intenso de ar frio. Portanto, é preciso escolher luvas forradas, de preferência aquelas que têm camadas internas capazes de bloquear a saída do calor.

Modelos mais sofisticados de luvas têm membranas internas que mantêm as mãos confortavelmente secas e aquecidas. Desenvolvidas em pesquisas para a confecção de trajes espaciais, tais membranas – Gore-Tex e H2Out são os nomes comerciais mais conhecidos – fazem o “milagre” de permitir a saída do suor e impedir a entrada de umidade (e frio), uma vez que as moléculas de vapor exaladas pelo nosso corpo são menores que as de água presentes na atmosfera.

Essa alta tecnologia está presente não apenas em luvas e botas, mas também em trajes completos, específicos para motociclistas, mas que tem um lado ruim: o preço alto. Sendo assim, se no seu orçamento não cabe um conjunto completo de jaqueta, calça, luva e bota fabricado de acordo com a vanguarda técnica e estupendo material (que felizmente é muito durável), invista em partes: opte primeiro pelas luvas e depois pelas botas. A cabeça já conta com o excelente escudo protetor que é o capacete. Se de boa qualidade e associado a uma balaclava (um gorro de lã), para os dias mais cruéis, ele garante a preservação do calor na região acima dos ombros.

Frio imprevisto?

Mesmo o mais bem equipado dos motociclistas já foi pego de surpresa por uma temperatura que caiu radicalmente no meio de seu passeio ou viagem. O dia estava bonito, a temperatura amena e, de uma hora para outra, tudo ficou cinzento e… muito frio! O providencial forro da jaqueta e o da calça ficaram guardados no armário de casa, junto com as botas boas e o par de luvas “profissa”. O que fazer?

Arriscar a segurança não vale a pena, e alguns truques podem servir de paliativo para chegar em casa sem levar uma gripe ou uma pneumonia de brinde, ou para evitar um acidente por causa dos reflexos congelados.

Para o tórax, a receita campeã é o jornal: algumas folhas dobradas enfiadas entre seu peito e a jaqueta têm efeito milagroso, cortando o fluxo de ar frio de maneira inacreditável. Mais frio? Mais folhas de jornal. A técnica também serve para as pernas, bastando apenas ter paciência (e jornal suficiente) para forrar sua roupa com camadas de notícias contra o frio.

Para os pés, a solução mais fácil é vestir sacos plásticos entre as meias e os calçados. Pouco frio, um saco em cada pé. Mais frio, mais sacos. Inconveniente? Sim: seu suor vai empapar as meias, mas pelo menos o frio, ou ao menos boa parte dele, não vai te incomodar.

Com relação às mãos a questão é mais complicada. Não dá para enfiar as luvas dentro de sacos sem prejudicar a mobilidade dos dedos nos comandos de embreagem, acelerador e freio dianteiro. Um par de luvas cirúrgicas, que ocupam pouco espaço escondidas em um cantinho sob o banco da sua moto, podem ajudar. São finas e permitirão vestir luvas normais sobre elas, mas a efetividade desse recurso contra frio forte é restrita.

Já o mesmo não pode ser dito sobre as luvas de borracha usadas em jardinagem ou para lavar louça. Por serem mais grossas, barram o frio de maneira eficaz, são fáceis de achar e vendidas em tamanhos que permitem o uso sobre luvas específicas para motociclistas. O efeito estético não será exatamente estupendo uma vez que em geral elas têm cores nada discretas – amarelo, laranja ou verde –, mas é melhor usá-las do que ficar com dedos gelados.

O sofrimento e risco decorrente de uma queda brusca da temperatura devem ser evitados. Em nome do conforto e principalmente da segurança, investir em trajes técnicos capazes de encarar um espectro de temperatura amplo é o ideal, mas quando o orçamento não permite – ou viradas de tempo imprevistas ocorrem –, há jeitos de não ser muito maltratado pelo frio ao guidão.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2014/07/caiu-temperatura-saiba-como-se-proteger-do-frio-na-moto.html
Douglas
Douglas
Admin
Admin

Mensagens : 940
Pontos : 1195
Data de inscrição : 17/01/2015
Idade : 40
Localização : Três Lagoas/MS

http://motoviagens.net

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Renato Pagano Seg maio 04, 2015 7:07 pm

Reportagem com boas dicas. Já passei por isto e realmente os reflexos ficam congelados.
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Rubão Seg maio 04, 2015 8:28 pm

Por falar em frio...aqui tá ficando gelado, amanhã é pra fazer 3º de manhã.... affraid
Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Renato Pagano Seg maio 04, 2015 10:11 pm

Tá louco. Aqui a temperatura baixa está na casa dos 21-23 e eu já estou gripado com sinusite. A X está parada esperando minha recuperação.
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Mmcampos Ter maio 05, 2015 6:13 pm

Para mim o segredo é estar com boas roupas e boas luvas.
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Mmcampos Ter maio 05, 2015 6:15 pm

Segue modelo de luva que uso para frio atualmente.

Recomendo pois é barata e funcional.

E acho bonita tbm.


http://www.dx.com/pt/p/pro-biker-motorcycle-thickened-warm-waterproof-racing-gloves-black-pair-size-m-353814


Em dias com sol uso esse outro modelo e tbm recomendo:

http://www.dx.com/pt/p/probiker-motocycle-racing-gloves-xl-pair-40089
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Rubão Ter maio 05, 2015 8:31 pm

No dia a dia uso luvas Lúmica e quando é quente luvas de dedos cortados. E para o frio comprei um par de luvas de esquiador...essa é quente mesmo...
  

Por baixo da roupa uso X Thermo da Solo...
Rubão
Rubão
Amador
Amador

Mensagens : 388
Pontos : 434
Data de inscrição : 26/03/2015
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto Empty Re: Caiu a temperatura? Saiba como se proteger do frio na moto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos