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Ajuste da suspensão.

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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Sab Maio 09, 2015 9:14 pm

Quando comprei a X pensei em alterar o ajuste da suspensão traseira devido a rigidez. Mas depois de rodar 3500 Km, a percepção que tenho que ficou menos rigida. Não sei se é adaptação a moto ou devido a carga cíclica houve uma certa fadiga que condicionou o" amaciamento". Será que outros proprietários tiverem esta sensação após um determinado Km?

Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por CHARTÃO em Sab Maio 09, 2015 9:51 pm

Positivo Marcos.
A minha quando peguei era dura a suspensão traseira....bem firme, até minha mulher estranhou.
Parece que agora ela fatigou e está bem macia......o canal.


MAIS PARA FRENTE DO QUE PARA TRÁS
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcuscb em Sab Maio 09, 2015 11:08 pm

Não podemos deixar de considerar que o ser humano se adapta a quase todas as situações inclusive as desconfortáveis. No inicio tudo parece diferente e consequentemente desconfortável. Com o passar do tempo nós mesmos nos condicionamos a adaptarmos ao desconforto e passamos a achar que o mesmo deixou de existir ou diminuiu bastante ao ponto de não mais o percebermos.
Concordo que, com o tempo, o desgaste das peças geram mudanças para melhor ou para pior na moto, mas, a soma da nossa fácil adaptação mais os desgastes naturais da moto acabam proporcionado um sensação de melhora no relacionamento moto X usuários. E assim caminha a humanidade. Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Sab Dez 12, 2015 10:05 am

Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.

Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcuscb em Sab Dez 12, 2015 11:38 am

Marcos Oliveira escreveu:Estou achando que falta é massa corpórea, hoje levando a moto em BH para revisão, passei por uma rua cheia de remendos. Estava a 50 km foi tanto arranco que  tomei nos braços e proveniente do acento, que a reação foi diminuir a velocidade, mas preocupado com os carros que vinham atrás não passarem por cima.

Abraços.
E aí Marcão, tudo bem? Moto pra rodar nas cidades do "Brazil" só a XT660R as outras sofrem mais.
Porque você não aproveitou e possou aqui em casa?
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Sab Dez 12, 2015 12:04 pm

Marcus,

Tudo bem?
Cheguei em cada agora, fui fazer a revisão de 12.000 km na loja Honda do barreiro. Realmente, para rodar nestas oscilações (remendos mal feitos), só uma trail.

Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Sab Dez 12, 2015 12:10 pm

Marcus,

Outro dia lhe enviei duas MPs.

Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Abr 06, 2016 8:56 pm

Hoje na BR 381, saindo de Caeté sentido João Monlevade, onde o pavimento está péssimo.. Fiquei com medo de perder minha garupa (esposa). São tantas irregularidades na pista, que a moto pula muito, lembro que estava em velocidade moderada. Moderada, pois se andar muito devagar as carretas passam por cima, em suma desconfortável e perigoso.

Abraços.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Convidado em Qui Abr 07, 2016 8:41 am

Marcos talvez seja hora de pensar numa almofada, principalmente para a garupa, elas sofrem muito.

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Como inverter o link

Mensagem por mbsouza em Qua Out 25, 2017 8:52 pm

Pessoal, para quem quer aumentar a altura da suspensão traseira em 4 cm, sem gastar nada, pode fazer Você mesmo em casa: Coloque uma tabua de uma polegada no chão e sobre a tábua a moto no cavalete central. Após, desparafuse os triângulos do link e no sentido anti-horário avance um furo do link. As tábuas embaixo do cavalete são para facilitar a colocação dos triângulos, pois a roda com o cavalete no chão fica rente solo, impossibilitando que se mova a balança para a colocação dos parafusos.Fiz na minha, ficou ótimo. Não demora mais que 15 minutos o serviço.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Out 25, 2017 9:14 pm

Mbsouza,

Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?

Abraço!
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Qui Out 26, 2017 8:39 am

Marcos Oliveira escreveu:Mbsouza,

Testou na estrada, afetou no comportamento da moto em curvas?

Abraço!

Ainda não testei na estrada Marcos, mas assim que o fizer, posto aqui minhas considerações. Um abraço.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Seg Out 30, 2017 3:52 pm

Viajei cerca de 360 km com o link invertido, não senti nenhuma diferença na estabilidade da moto. O que me incomodou um pouco, foram os apoios que ficaram desregulados: no lateral, a moto fica mais inclinada e no central, a roda traseira fica apoiada no chão. Coloquei na posição original novamente e aí fui verificar a altura do solo, me surpreendi, apenas 14 cm, voltei a reverter o link, 19 cm o carter fica do solo, vai ficar sempre assim, mais seguro. Nos apoios, vou da um jeito, quem sabe soldar uma pequena barra de ferro de 2 cm de espessura já resolva.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Out 30, 2017 4:17 pm

MB,

Tire uma fotos se possível, tinha um rapaz que participava por aqui que instalou um Link comprado fora do Brasil, para elevar altura da moto.
Com este link a moto ficou mais alta, na época ele comprou o suporte lateral da XRE e instalou.

Abraço.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Seg Out 30, 2017 4:43 pm

Desculpe-me, tirei as fotos, mas não consegui anexar as imagens.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Gilberto RLM em Ter Out 31, 2017 4:31 am

mbsouza
Fui um dos que comprou alongador (os triângulos do link com medidas alteradas),
e alteração ao solo ficou semelhante a sua entre uns 5 cm
e não tem como ser maior sem que a balança bata ao escape,
as alterações do Rally Ride suspenção mais alongada as CBs estão sem escape original.
O pé lateral foi alongada creio que uns 40,0 mm, não sabia da probabilidade da XRE300.
E cavalete para erguer a roda traseira coloco um calço ao chão de 1 polegada.
 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718263381-alongador-de-suspenso-para-cb-500x-cb-500f-cb-500r-_JM
 
Triângulo do link original, distâncias entre centros dos furos
(“MGZA” diz a direção de montagem existente nas 2 peças, 
curva para cima, flecha apontada para frente da moto):
A – B = 88,0 mm (curva)
B – C = 74,0 mm
A – C = 80,0 mm



 
Imagens subpostas do alongador sobre o triangulo do link original:




Alongador montado:
 


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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Out 31, 2017 11:40 am

Gilberto,

Obrigado por compartilhar.

Abraço.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Ter Out 31, 2017 12:58 pm

Olá, Gilberto, também estou utilizando um calço no cavalete central. Quanto ao lateral, vou aproveitar o original mesmo, soldando uma pequena barra de ferro bem embaixo, de aproximadamente 2 cm de espessura, utilizando somente uns dois pingos de solda, a fim de facilitar a reversão para a forma original. consegui levantar a suspensão da minha, colocando os triângulos de forma que a parte côncava, aquela com marca "MGZA", ficou para baixo, ou seja, conforme suas fotos, o ponto B ficou no A e o A no C. Um abraço.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Gilberto RLM em Ter Out 31, 2017 3:56 pm

A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”.  Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
 
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
 
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, tirado os 3 parafusos dos triangulos o garfo fica apoiado no escape,
precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos de volta, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
 
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24




mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!




Última edição por Gilberto RLM em Qua Nov 01, 2017 1:24 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Ter Out 31, 2017 4:07 pm

Gilberto RLM escreveu:A ideia de girar o triângulo do link havia visto num comentário (Perguntas e respostas)
no ML, 5 cm ao cárter, não fica bem claro o procedimento.
“Mas é bem notorio se eu deixar no maximo para ficar macia? Ja q tem 500x vou dar uma dica , inverte o triangulo do pro link q aumenta exatamente 4cm na traseira , fiz na minha e ja deveria ser assim de fabrica . Ficou mto mais bonita e nao perdi estabilidade ,valeu a pena com custo 0,00”.  Pergunta sem data, entre os dias 22/12/2016 e 02/04/2017.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM
 
Mas me interessei pelo alongador do ML que prometia 8 (OITO) cm,
porem não ficava claro na venda do produto que 8 cm é à rabeta traseira e não ao cárter.
Mesmo assim gostei do resultado deu entre 5 cm ao cárter não dá para ser maior devido ao escape.
O alongador também se ficar girando da para optar a distancia do solo ao cárter.
Aumentar 5 cm: curva para cima e parte de menor distância entre os furos para trás.
& Diminuir 5 cm: curva para cima e parte de maior distância entre os furos para trás.
 
Desmontar o link é bem fácil no cavalete, com calço de 1” (madeira),
não é montado sobre pressão, precisei de ajuda para montar para levantar o garfo / roda
para encachar os parafusos, as porcas travantes o certo é trocar depois tira os,
usei uma cola silicone como trava química.
 
Certamente modificar link altera o a durabilidade do amortecedor,
e também tenho dúvida sobre a qualidade e durabilidade depois que vi um alongador (triângulo)
quebrar no Rally Raid.
http://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-24




mbsouza creio seja essa a sua modificação, se na manutenção de engraxamento do garfo
perceber desgate nos triângulos usarei sua ideia.
Tudo de bom!


Exatamente, Gilberto, como na foto acima. Ficou ótimo e não pretendo mais usar na forma original. 
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Gilberto RLM em Ter Out 31, 2017 4:10 pm

Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página

tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.

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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Ter Out 31, 2017 4:29 pm

Gilberto RLM escreveu:Por favor, se alguém tiver a imagens da moto do Marcuscb da primeira página

tem como posta as novamente ou me enviar via e-mail.

mbsouza  vizinho.  Cool Very Happy
Exatamente, somos vizinhos. Infelizmente pra mim também estão bloqueadas as imagens, já verifiquei em dois computadores.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por mbsouza em Dom Nov 05, 2017 11:52 am

alguém saberia informar se existe prolongador de bengalas pra cb500x
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Gilberto RLM em Seg Nov 06, 2017 2:54 pm

Alongador de bengala
também procurei bastante, não achei no mercado a venda,
pelo jeito, por enquanto só torneiro como fez Marcusb.
Se instalados às CBs de 2016 e em diante 
perderão a função da válvula de regulagem de pré carga (existente as tampas).

As tampas são mesmas da CBR 650.
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Re: Ajuste da suspensão.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Nov 12, 2017 6:44 am

Cheguei ver a moto do Marcus CB antes do mesmo vender. A moto ficou mais alta, os alongadores ele de fato fez em torneiro. O link traseiro na época comprou, lembro que no anúncio era para rebaixar a moto. Mas como havia um ajuste no link ele fez o contrário, ou seja, aumentou a distância do solo. Voltando a extensão, eu não teria coragem de fabricar com qualquer material e talvez executaria um tratamento térmico.

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