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Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

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Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Róger Augusto em Seg Jan 11, 2016 12:37 pm

Colegas, algum de vocês já viu instalado e tem informação sobre esse amortecedor de direção para a CB 500X, F ou R que estou colocando link abaixo?

http://www.dreammotors.com.br/Amortecedor-Direcao-MaxRacing-Honda-CB500F

Além de melhorar a questão do (Shimmy, efeito onde a roda da frente começa a trepidar freneticamente e tira o controle do motociclista) será que ele deixa o rodar da moto mais macio no dia a dia? Por exemplo, a gente sentir menos no braço as irregularidades e buracos do piso?

Quem pode opinar?

Grato,

Róger
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Mmcampos em Seg Jan 11, 2016 12:42 pm

E aê Roger,

Já usei amortecedor em uma CBR 600 antes, e a função desse amortecedor é quase travar a direção, para evitar o swing em altas velocidades, na verdade então fica mais pesada a direção, não mais leve.

Claro que ele tem várias regulagens, mas em nenhuma delas ficou mais leve, pelo contrário, fica mais pesada o esterçar do guidão.

Abrçs
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Róger Augusto em Seg Jan 11, 2016 1:04 pm

Mmcampos escreveu:E aê Roger,

Já usei amortecedor em uma CBR 600 antes, e a função desse amortecedor é quase travar a direção, para evitar o swing em altas velocidades, na verdade então fica mais pesada a direção, não mais leve.

Claro que ele tem várias regulagens, mas em nenhuma delas ficou mais leve, pelo contrário, fica mais pesada o esterçar do guidão.

Abrçs

Blz! Obrigado! Smile
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Convidado em Seg Jan 11, 2016 3:15 pm

Mmcampos escreveu:E aê Roger,

Já usei amortecedor em uma CBR 600 antes, e a função desse amortecedor é quase travar a direção, para evitar o swing em altas velocidades, na verdade então fica mais pesada a direção, não mais leve.

Claro que ele tem várias regulagens, mas em nenhuma delas ficou mais leve, pelo contrário, fica mais pesada o esterçar do guidão.

Abrçs
O Marcelo o que é esse swing que vc quer evitar ??

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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por _Júlio_ em Seg Jan 11, 2016 4:51 pm

Jé usei esse amortecedor max-racing  (muito bom por sinal) em minha hornet, e a função dele é justamente a já relatada pelo colega acima (evitar o shimy)

ele não vai melhrorar os trancos dos buracos, ele amortece lateralmente a direção e não verticalmente (para melhor entendimento)

ex. uma moto em uma velocidade alta em aceleração, tende a levantar a frente (ou tirar muito peso da frente) fazendo com que a mesma perca aderência automaticamente correndo o risco do shimt (descontrole), o amortecedor enrijecesse a direção para evitar esse descontrole. 


Exemplo de um shimy (em leve ocorrência pois tem shimmy que fica incontrolável e o derruba) : 


espero ter ajudado.. rsrs 

att.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Mmcampos em Ter Jan 12, 2016 12:25 am

Daniel K escreveu:
Mmcampos escreveu:E aê Roger,

Já usei amortecedor em uma CBR 600 antes, e a função desse amortecedor é quase travar a direção, para evitar o swing em altas velocidades, na verdade então fica mais pesada a direção, não mais leve.

Claro que ele tem várias regulagens, mas em nenhuma delas ficou mais leve, pelo contrário, fica mais pesada o esterçar do guidão.

Abrçs

O Marcelo o que é esse swing que vc quer evitar ??
 
Fala Daniel, o nome correto é shimmy acabei me equivocando quanto a isso.

o relato do que é foi explicado acima pelo Julio.

Abrçs
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Jan 12, 2016 5:54 am

No caso da moto do vídeo fica evidente que há um problema na moto, acredito que desbalanceamento da roda ou folga excessiva dos rolamentos da direção uma delas poderia ser uma causa provável. Mas foi um excelente exemplo do shimmy.

Abraços.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Convidado em Ter Jan 12, 2016 8:42 am

kkkkk Marcelo eu to brincando, só falei pra te incomodar por causa do nome. Mas isso do video realmente é assustador, nunca tinha visto algo parecido. Mas o que faz causar isso na moto. É o balanceamento ???

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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por _Júlio_ em Ter Jan 12, 2016 10:09 am




Esse vídeo é o verdadeiro shimmy . kkkkk 

Então Daniel, pelo que vi e percebi (já tomei um shimmy na hornet e quase cai, fui parar sentado em cima do painel dela, sorte que estava a 80km/h ainda..  Shocked Shocked Shocked)  ele acontece pela perda de aderência no pneu dianteiro (pela aceleração) ae quando recupera essa aderência se o pneu não estiver alinhadinho ele volta "torto" e dá aquale baque ae a suspensão corrige pois vai pesar nela (e é aonde ele volta perdendo novamente a aderência), ae vai kikando... isso ocorre mais em motos de maior potentencia (mas tem muitos relatos de ocorrer nas ninja 300) e com suspensão normal (ou com pneu mais fino do que a moto realmente mereça), geralmente as susp. invertidas tendem a não shimar pois elas tem uma maior eficiência nesse caso, mas nada garante. 

Na 500X acho desnecessário por  amortecedor, mas acima disso eu colocaria, por segurança .. kkkk
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Convidado em Ter Jan 12, 2016 11:44 am

Interessante Julio, confesso que nunca tinha ouvido falar. Mais uma coisa que aprendo nesse forum.

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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Rogério em Ter Jan 12, 2016 5:24 pm

Pessoal, este final de semana viajei com a minha CB500X com os baús laterais (E21) e traseiro (E450N) cheios e apareceu o shimmy. Isto não ocorria. Ou seja, não é só questão de alinhamento ou balanceamento de roda. O peso concentrado na traseira da moto também causa isso, pois altera o equilíbrio da moto.
Na Citycom isso acontece com muito mais facilidade pois o motor é na roda traseira.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Jan 12, 2016 8:17 pm

É distribuição de peso altera a dinâmica da motocicleta, principalmente em rodovias, haja visto que não há como não sobrecarregar o pneu traseiro.

Abraços l.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Róger Augusto em Qua Jan 13, 2016 5:56 pm

_Júlio_ escreveu:Jé usei esse amortecedor max-racing  (muito bom por sinal) em minha hornet, e a função dele é justamente a já relatada pelo colega acima (evitar o shimy)

ele não vai melhrorar os trancos dos buracos, ele amortece lateralmente a direção e não verticalmente (para melhor entendimento)

ex. uma moto em uma velocidade alta em aceleração, tende a levantar a frente (ou tirar muito peso da frente) fazendo com que a mesma perca aderência automaticamente correndo o risco do shimt (descontrole), o amortecedor enrijecesse a direção para evitar esse descontrole. 


Exemplo de um shimy (em leve ocorrência pois tem shimmy que fica incontrolável e o derruba) : 


espero ter ajudado.. rsrs 

att.

Da hora a explicação, Julio. Me ajudou a entender, sim. Obrigado e um abraço.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

Mensagem por Róger Augusto em Qua Jan 13, 2016 5:59 pm

Rogério escreveu:Pessoal, este final de semana viajei com a minha CB500X com os baús laterais (E21) e traseiro (E450N) cheios e apareceu o shimmy. Isto não ocorria. Ou seja, não é só questão de alinhamento ou balanceamento de roda. O peso concentrado na traseira da moto também causa isso, pois altera o equilíbrio da moto.
Na Citycom isso acontece com muito mais facilidade pois o motor é na roda traseira.

Muito boa a dica e, ainda, falando da prática em situações reais do dia a dia...
Só aprendendo com vocês. Muito legal a troca de informação.
Obrigado.
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Re: Amortecedor de Direção - Fica mais macio o rodar?

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