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Calibrar Pneus

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qui Set 24, 2015 9:18 am

Renato Pagano escreveu:
Daniel K escreveu:
Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando.  Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.

Não era moda não Daniel, era melhor pois o nitrogenio nao altera tanto a temperatura. O problema foi que nem todos os postos tinham (é mais caro) e não é bom misturar, decretando o fim deste beneficio.
É que aqui na minha região eram muito poucos postos que tinham então o pessoal falava "eu enchi com nitrogenio" virou uma especie de status, quem colocava era o cara.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Renato Pagano em Qui Set 24, 2015 9:23 am

Daniel K escreveu:
Renato Pagano escreveu:
Daniel K escreveu:
Marcos Teles escreveu:Eu tô brincando.  Mas o lance do Nitrogênio nos postos era esse mesmo.
Sim eu me lembro dessa época do nitrogenio, td mundo queria colocar pq tava na moda.

Não era moda não Daniel, era melhor pois o nitrogenio nao altera tanto a temperatura. O problema foi que nem todos os postos tinham (é mais caro) e não é bom misturar, decretando o fim deste beneficio.
É que aqui na minha região eram muito poucos postos que tinham então o pessoal falava "eu enchi com nitrogenio" virou uma especie de status, quem colocava era o cara.

Isto é verdade mesmo, parecia sonho de consumo, kkkkk.

Renato Pagano
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por kadu_01 em Dom Nov 01, 2015 11:53 am

Com os Pneus Pilot Road4 estou usando 32 e 36 (frente e traseira).

kadu_01
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Dom Nov 01, 2015 2:38 pm

Kadu, vc está deixando o pmeu muito baixo, isso bai resultar mm desgaste irregular e prematuro, principalmente no traseiro, é verdade que a moto fica mais maxia com os pneus baixos, mas cuidado, ta muito abaixo do especificado.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por kadu_01 em Dom Nov 01, 2015 7:09 pm

Oi Marcos T,

Estou usando a pressão conforme o primeiro manual da Hornet (2005). Depois eles mudaram para 36/42.
O pneu não ficou baixo. Está bem firme. 
Esta questão do especificado, é a máxima que a montadora recomenda. Tem que se achar o melhor equilíbrio para o conjunto. Ficando atento para não deixar baixo demais.
Sigo monitorando. Obrigado.
Abração

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Calibragem pneus CB 500X

Mensagem por Róger Augusto em Ter Jan 05, 2016 6:53 pm

Minha opinião sobre a calibragem ideal da CB 500X, após ler e ouvir sobre diversas opiniões de usuários e especialistas do ramo motociclistico.

Dianteira com 36 e Traseira com 42, como ordena o manual, é muito. Muito mesmo, exceto se você for fazer viagem levando garupa, duas malas laterais e bauleto traseiro, ou seja: moto na capacidade máxima de carga. Essa é a "moda" das fábricas no momento: especificar a libragem para a moto com carga máxima.

Para uso no dia a dia (o Durval Careca, piloto de motocicleta, que tem vários vídeos no Youtube me ajudou a chegar a essa conclusão, após ouvir alguns vídeos dele), utilizo:

Dianteiro: 33 lb e Traseiro: 36 lb. Isso porque levo, de vez em quando, minha filha (60 kg de peso) na garupa. E eu peso 80 kg. Experimentem essa libragem que não terá problema e a moto ficará ligeiramente mais macia e risco zero de estragar pneu ou amassar aro (minha cidade tem piso péssimo e muitos buracos no asfalto).

Abraço!
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Tô com o Kadu

Mensagem por Róger Augusto em Ter Jan 05, 2016 6:56 pm

kadu_01 escreveu:Com os Pneus Pilot Road4 estou usando 32 e 36 (frente e traseira).
Conforme escrevi num post há alguns minutos atrás, estou contigo Kadu.
Apenas utilizo uma libra a mais, ou seja: 33 na dianteira e 36 na traseira. E assim faço há mais de 6 meses, sem problema algum (pelo contrário), numa cidade de piso péssimo. A única exceção é se rodar com carga máxima, como alertei.
Abraço.
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Ter Jan 05, 2016 7:17 pm

Eu to usando 36 e 44 na traseira.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Jan 05, 2016 8:26 pm

Utilizo três PSI a menos do indicado no manual, meu peso 62 kg, esposa 49 kg. A capacidade máxima de carga da moto e 180 kg.

Abraços.
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Ter Jan 05, 2016 10:27 pm

Vou baixar os meus atendendo a pedidos. 
Viu valibrar com 33 e 39 e testar

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Jan 06, 2016 6:00 am

O que me motivou a baixar estas pressões, foram algumas estradas que há por aqui, principalmente a BR381 sentido vitória e as vias de cidades de interior. Se não houvesse estas variáveis importantes, talvez manteria o recomendado.

Abraços.
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qua Jan 06, 2016 9:33 am

Marcos Teles escreveu:Vou baixar os meus atendendo a pedidos. 
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
Teles acredito que com seu peso e sua grande rodagem seu consumo de pneu pode aumentar.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qua Jan 06, 2016 10:15 am

Ta me chamando de gordo é?  Kkkkkk
Brincaderia.
Vou mudar e rodar um pouco, pois estou de férias e rodando só na cidade, qdo voltar ao ritmo normal volto a calibragem 26/42.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qua Jan 06, 2016 10:45 am

kkkk eu peso 83kg e não posso dar ao luxo de colocar pouca libra senão meus pneus vão pro espaço logo logo.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Mmcampos em Qua Jan 06, 2016 1:11 pm

Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

30 dian
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Abrçs
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Jones* em Qua Jan 06, 2016 2:08 pm

Galera,

Desde 0KM eu uso

36 Diant
42 Tras   

Ando sempre sozinho,moto usado no dia a dia "transito infernal de SP" 

Obs : Minha moto esta com 13.000KM  e os pneus aparentam que vão chegar ate os 17.000 KM.
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qua Jan 06, 2016 3:23 pm

Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

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Abrçs
Marcelo vc só usa 32 na traseira ?? Ou seria 42.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Mmcampos em Qua Jan 06, 2016 3:48 pm

Daniel K escreveu:
Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

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Abrçs
Marcelo vc só usa 32 na traseira ?? Ou seria 42.

E Aê Daniel

No pneu traseiro uso 32, o máximo que usei foi 35 lbs.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qua Jan 06, 2016 4:31 pm

Caramba 10 libras a menos que o manual. Vc não tem receio em relação ao desgaste. Sua moto deve ser muito macia de andar.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por dominguinhos em Qua Jan 06, 2016 4:34 pm

Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

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Abrçs

Mas essa calibragem não é padrão conforme manual, só se for de outra motoca?
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Por aí...

Mensagem por Róger Augusto em Qua Jan 06, 2016 4:51 pm

Marcos Teles escreveu:Vou baixar os meus atendendo a pedidos. 
Viu valibrar com 33 e 39 e testar
É isso aí, Marcos. Foi assim que achei o ponto ideal. Testando. Fui tirando de 2 em 2 libras (já rodei até com 31 lb na dianteira, mas fixei em 33 lb por achar que tinha baixado muito por conta do padrão de fábrica) até chegar na calibragem que indiquei.

Segundo o Durval Careca (piloto de corrida, com canal no Youtube) as motos esportivas devem rodar com libragem igual na frente e na traseira, e que as fábricas exageram na calibragem (utilizando sempre como referência a libragem para peso máximo). E ele afirma que já fez testes pessoais de tudo quanto é jeito antes de divulgar sua conclusão. E o cara é bem equilibrado e técnico em suas opiniões.

O que eu queria mesmo é que a CB 500X tivesse a suspensão dianteira um pouco mais macia. Soluções que a Honda poderia adotar: aumentar o perfil da roda para aro 19" dianteira (mantendo 17 na traseira); e/ou aumentando o curso do amortecedor na dianteira dos atuais 139 mm (nota: no manual está grafado 125 mm, mas acho que tá registrado errado lá; vide site da Honda nos USA e revistas especializadas) para 153 mm (como na NC 750X) e na traseira 150 mm (como na NC 750X também) contra os atuais 118 mm. Acho que adotando ambas as alterações a moto ficava TOP. Poderia disputar conforto, por exemplo, com uma V-Strom 650 (moto muito confortável, apesar de meio feinha). 

Mas, sendo realista, vai ser difícil... A Honda gosta de suspensão mais dura justificando que dá mais estabilidade e manobrabilidade em curvas (e isto é verdade). Sigo sonhando com futuras mudanças para torná-la mais macia para uso urbano (pisos ruins e esburacados).

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Mmcampos em Qua Jan 06, 2016 9:13 pm

dominguinhos escreveu:
Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

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Abrçs

Mas essa calibragem não é padrão conforme manual, só se for de outra motoca?

Realmente não é padrão Domingos, só relatei a pressão q eu uso habitualmente.
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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Mmcampos em Qua Jan 06, 2016 9:15 pm

Daniel K escreveu:Caramba 10 libras a menos que o manual. Vc não tem receio em relação ao desgaste. Sua moto deve ser muito macia de andar.

Cara não tenho receio com desgaste até pq essa calibração ainda é considerável, não chega a proporcionar arrasto como abaixo de 25.

É assim q vejo.
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Legal... vide modelo CB 500X 2016 nos EUA e França

Mensagem por Róger Augusto em Qui Jan 07, 2016 6:27 pm

Mmcampos escreveu:Cara uso calibração padrão tanto carregado qndo estou só.

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Nunca baixei para tanto... Mmcampos é Marcelo, OK?

O máximo que fiz (em meus testes) foi: 32 na dianteira e 34 na traseira. E, de fato, não senti diferença em relação à que estou usando atualmente: 33 dianteira e 36 traseira.

Hoje liguei para o SAC 0800 da Honda (o Fale Conosco deles não aceita escrita, somente fone) e sugeri melhorias na suspensão, em especial no aumento de curso objetivando rodar mais macio em nossas vias esburacadas. Citei a Honda da Europa como modelo a ser seguido.

Fiz isso porque no modelo atualmente vendido nos USA (mod. 2016) a suspensão dianteira tem 140 mm de curso (vide: http://powersports.honda.com/2016/cb500x.aspx ) e na Europa (França) tem 150 mm (vide: http://moto.honda.fr/modeles/moto-trails/honda-cb500x-2016.html ). 

Observem que vieram várias melhorias em 2016 por lá: 5 regulagens de tensão de molas na dianteira; melhoras na transmissão (reportagem na Europa falou isso), farol de LED na dianteira e na traseira (bonito e, talvez, mais eficiente), bolha 10 cm mais alta (podendo regular) e grafismo (cores vermelha e preta; mas cada país tem sua cor). Alavanca de freio regulável e tampa de combustível articulada. O assento banco ficou quase 1 cm mais baixo e moto perdeu uns 1,5 kg no peso final, mesmo tanque aumentando quase 1 litro.

A do Brasil, típico país de confusão e má informação, não tenho certeza absoluta de quanto é: as revistas especializadas falam em curso 20 mm maior que a da CB 500F (que tem 120 mm na dianteira), logo, presumo que a CB 500X tenha 140 mm de curso. Porém, no manual 2015 (e site da Honda no Brasil) tá grafado com curso em 125 mm na dianteira da CB 500X.

Em todo caso, fiz registro de meu pedido de melhoria na suspensão como cliente. Se muita gente ligar, quem sabe eles não melhoram a moto nesse quesito.

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Re: Calibrar Pneus

Mensagem por Convidado em Qui Jan 07, 2016 6:38 pm

Parabéns pela iniciativa Roger

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Re: Calibrar Pneus

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