Últimos assuntos
» Protetor de Punhos
Hoje à(s) 2:59 am por George Peterson

» Perola Negra
Ontem à(s) 1:17 pm por SILVESTRE

» Apresentação Aline
Ontem à(s) 10:49 am por Rodrigo R. Peracini

» Ponteira do escapamento. Quem trocou?
Ontem à(s) 10:48 am por Marcos Oliveira

» Apresentação - Dione - Goiânia
Ontem à(s) 10:44 am por Rodrigo R. Peracini

» Aguardando a 500X
Qua Jun 21, 2017 8:32 am por elpires

» Bateria da CB 500X
Dom Jun 18, 2017 7:59 pm por wendel pires

» COMPRO CB 500X 2015 VERMELHA OU CINZA
Sab Jun 17, 2017 3:07 pm por Paulo De Marchi

» VENDO Honda CB 500X com ABS 15/15
Sab Jun 17, 2017 3:00 pm por Paulo De Marchi

» Kit Adeivos para Cb500x 2013 a 2015 e 2016...> contato comunidade CB500x BR (Facebook)
Ter Jun 13, 2017 10:27 pm por PedroLages

Junho 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário


Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Qui Jan 07, 2016 3:47 pm

Tira uma foto da lata. Qto custa?

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Qui Jan 07, 2016 3:59 pm

13 pila. Te mando uma foto a noite.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Qui Jan 07, 2016 4:13 pm

A graxa que eu estou usando

http://www.gto.com.br/produto.php?id=414

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete em Seg Jan 18, 2016 3:49 pm

Boa tarde a todos, nas voltas que dei pela cidade com a minha CB500 x, estava até tranquilo, mas nas rodovias estranhei a alta rotação do motor para uma velocidade de 90 km/h por exemplo, como vcs que tem a moto por mto mais tempo, se está certo ou não tem o que fazer. tive ideia de trocar o pinhão por outro maior, será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?..   o que vcs acham..?

Obrigado!
avatar
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 33
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

Ver perfil do usuário http://eversontomaz@gmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Jan 18, 2016 3:59 pm

Everson,

Para manter 110 Km em sexta marcha a RPM do motor estará próximo aos 5.500 RPM, lembro que a RPM de torque do motor é de 7.000 RPM para um torque de 4,55  Kgf.m, já a potencia máxima são 50 CV a 8.500 RPM. Qual marcha que você esta a 90 Km?

Abraço.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3070
Pontos : 3208
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Seg Jan 18, 2016 4:03 pm

Everson, em sexta marcha a 90km/h normalment ela esta abaixo dos 5000 rpm, o que é até baixo em relação a outras motos

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Jan 18, 2016 4:09 pm

Andando a esta velocidade (90 Km) de sexta marcha o consumo tende a ser superior a 26 Km/ Litro, excelente para uma moto de 500 CC.
Mais uma vez reforço que o torque máximo do motor é em 7.000 RPM, durante a condução só em situações de ultrapassagens chego a acelerar superior a este RPM, gosto de uma velocidade cruzeiro em torno de 120 Km.

Abraço.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3070
Pontos : 3208
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Renato Pagano em Seg Jan 18, 2016 4:14 pm

Everson, aqui mesmo neste tópico já foi discutido as alterações que voce propos. 
Se eu tivesse encontrado um pinhão maior, com um ou dois dentes, especifico para X já teria trocado.

Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1394
Pontos : 1422
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 57
Localização : Macaé - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Seg Jan 18, 2016 4:34 pm

Renato, procurei muito e ainda não achei também.  Qdo nao e o passo sao os furos que nao batem

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete em Seg Jan 18, 2016 4:40 pm

Interessante saber que não tem ainda uma peça dessas e que muita gente também percebeu o quanto esses motores giram. Obrigado por me ajudarem!!!



Abraço!
avatar
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 33
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

Ver perfil do usuário http://eversontomaz@gmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Jan 18, 2016 4:50 pm

Engraçado, acho que para a aplicação da moto o escalonamento das marchas é bem interessante, claro é algo subjetivo. Outro ponto interessante que para manter 120 km em sexta marcha, o motor está a mais ou menos 6.000 RPM, abaixo da rotação do torque máximo que é 7.000 giros.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3070
Pontos : 3208
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Renato Pagano em Seg Jan 18, 2016 6:01 pm

Oliveira, concordo com voce que o escalonamento dela é correto, sendo bem parecida com as minhas motos anteriores, e até ai tudo bem. Mas como acho-a bem torcuda e com muita força em qq marcha, tenho certeza que alterando a relação secundária teremos um motor trabalhando com menos giros, mais conforto e economia, e sem que a perda do torque seja relevante. 

E se a 6ª marcha fosse bem mais longa que a 5ª tambem seria melhor.


Última edição por Renato Pagano em Seg Jan 18, 2016 7:03 pm, editado 1 vez(es) (Razão : menos giros, MAIS conforto e....)

Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1394
Pontos : 1422
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 57
Localização : Macaé - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete em Seg Jan 18, 2016 6:52 pm

Concordo com o Renato, por se tratar de uma moto com motor bastante forte, não seria tão necessária essa força com giro muito alto. 
  Concordo que poderíamos ter opções de troca do pinhão ou mesmo coroa para irmos adaptando o motor conforme necessidade.


Obrigado!
avatar
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 33
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

Ver perfil do usuário http://eversontomaz@gmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Marcos Oliveira em Seg Jan 18, 2016 6:59 pm

Renato,

Esta coberto de razão, visto deste prisma.

Abraço.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3070
Pontos : 3208
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Dobest em Ter Jan 19, 2016 7:39 pm

Everson Tomaz Bacete escreveu: (...) será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?..   o que vcs acham..?

Obrigado!
Companheiro.

Mudei a coroa traseira de 41 para 39 dentes. É o passo mais baixo para tornar a relação mais longa. Mudando o pinhão para 16 dentes a relação vai ser mais longa ainda.

Na verdade... não estou gostando da moto! É mais preguiçosa nas retomas de velocidade, parece ter piorado o consumo e quando preciso do motor ele parece não estar lá! Vou rodar mais uns kms para verificar mais detalhes e será quase certo que voltarei à original. Os nossos companheiros da X espanhóis adoram a relação original e julgam ser um sacrilégio mudar. Se eu fosse mais leve e se não usasse a bolha GIVI, talvez tivesse resultado a coroa de 39.

Já agora, a X pode rodar horas a fio nas 7000 rpms sem problemas!!! A cena curtida do motor da X é a facilidade com que usa as diferentes rotações e a alma do motor acima das 5500 rpms.

Cumprimentos.
avatar
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 51
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Jan 19, 2016 7:46 pm

Dobest,

Obrigado por compartilhar as percepções obtidas após a troca da coroa.

Abraços.
avatar
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3070
Pontos : 3208
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 46
Localização : Caeté MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por JulianZ em Ter Jan 19, 2016 7:55 pm

Você também ta cadastrado no http://www.clubcb500x.com Dobest?
Eu to cadastrado lá e no fórum em inglês mas tenho olhado pouco, eu olhava mais quando tinha pouco conteúdo nesse fórum.

JulianZ
Profissional
Profissional

Mensagens : 1194
Pontos : 1244
Data de inscrição : 02/02/2015
Localização : Mirandópolis SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Dobest em Ter Jan 19, 2016 8:04 pm

JulianZ escreveu:Você também ta cadastrado no http://www.clubcb500x.com Dobest?
Eu to cadastrado lá e no fórum em inglês mas tenho olhado pouco, eu olhava mais quando tinha pouco conteúdo nesse fórum.
Sim companheiro, ando um pouco por todo o lado!
http://www.cbr500riders.com/
http://www.cb500x.com/
http://www.clubcb500x.com/
http://www.cb500x-forum.com/
http://www.cbr500.de/forum/viewforum.php?f=35
http://www.cbr500-forum.com/forum/forum.php

Rolling Eyes
avatar
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 51
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Ter Jan 19, 2016 8:54 pm

Pessoal, eu creio que faria mais diferença alterar somente o pinhao em 1 dente sem mexer na coroa, a relacao ficaria mais lomga sem perder tanto torque

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Ter Jan 19, 2016 9:10 pm

Minha opinião e q não quero perder torque da moto, aumentar até vai

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Renato Pagano em Qua Jan 20, 2016 7:33 am

Dobest escreveu:
Everson Tomaz Bacete escreveu: (...) será que vale a pena a troca? existem no mercado para comprar original ou de outro modelo de moto?..   o que vcs acham..?

Obrigado!
Companheiro.

Mudei a coroa traseira de 41 para 39 dentes. É o passo mais baixo para tornar a relação mais longa. Mudando o pinhão para 16 dentes a relação vai ser mais longa ainda.

Na verdade... não estou gostando da moto! É mais preguiçosa nas retomas de velocidade, parece ter piorado o consumo e quando preciso do motor ele parece não estar lá! Vou rodar mais uns kms para verificar mais detalhes e será quase certo que voltarei à original. Os nossos companheiros da X espanhóis adoram a relação original e julgam ser um sacrilégio mudar. Se eu fosse mais leve e se não usasse a bolha GIVI, talvez tivesse resultado a coroa de 39.

Já agora, a X pode rodar horas a fio nas 7000 rpms sem problemas!!! A cena curtida do motor da X é a facilidade com que usa as diferentes rotações e a alma do motor acima das 5500 rpms.

Cumprimentos.

Dobest, suas considerações são importantes e me fazem pensar bem antes desta troca.
Apenas uma dúvida. Esta falta de motor nas retomadas acontece em todas as marchas ou somente na ultima ?

Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1394
Pontos : 1422
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 57
Localização : Macaé - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Dobest em Qui Jan 21, 2016 7:25 pm

Marcos Teles escreveu:Pessoal, eu creio que faria mais diferença alterar somente o pinhao em 1 dente sem mexer na coroa, a relacao ficaria mais lomga sem perder tanto torque
Olá companheiro.
Apenas para partilhar o que me ensinaram. O torque máximo da moto é sempre o mesmo e sempre nas rotações do motor que são indicadas pelo fabricante. Mudando a relação de transmissão altera-se a velocidade em cada marcha em que ele é atingido.

Renato Pagano escreveu:
Dobest, suas considerações são importantes e me fazem pensar bem antes desta troca.
Apenas uma dúvida. Esta falta de motor nas retomadas acontece em todas as marchas ou somente na ultima ?

Companheiro,
O motor é o mesmo, tem a mesma potência. Ele é que tem um pouco mais de dificuldade em entregar a força à estrada.
Eu uso a X em estradas sinuosas e de montanha, daí precisar da entrega de potência na estrada, para retomar velocidade na saída das curvas e ultrapassagens. Com a relação original a X faz isso mais facilmente apenas com um pequeno rodar de punho. Com a nova relação tenho de rodar mais o punho e por vezes baixar marchas, muitas delas de 6ª para 4ª.

Mesmo em estrada aberta e autoestradas vejo que o motor precisa de mais acelerador para a mesma velocidade.

Rolar em circuito urbano, a minha X ficou muito melhor. Nota-se mais fácil de conduzir nas 3 primeiras marchas, não é tão reativa.

Faço uma estrada frequentemente e uso nela a 6ª marcha, baixo para 5ª duas vezes, em cerca de 75 kms. Tem curvas, subidas e descidas. Com a recente alteração, faço tudo em 5ª e 4ª e uso duas vezes a 6ª.
Com a relação original a X roda-s sem stress nenhum em 6ª desde os 50 kms/h até ao infinito e mais além  Very Happy

Cumprimentos
avatar
Dobest
Júnior
Júnior

Mensagens : 64
Pontos : 70
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 51
Localização : Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Renato Pagano em Qui Jan 21, 2016 8:28 pm

Obrigado Dobest. Gostei da homenagem ao herói Buzz Lightyear.

Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1394
Pontos : 1422
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 57
Localização : Macaé - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Qui Jan 21, 2016 8:36 pm

BUZZ LIGHTYEAR Patrulheiro espacial. Kkkkk

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Convidado em Seg Fev 08, 2016 4:19 pm

Conversei um um cara que tem loja de motos com oficina junto. Ele tem uma X e acabou de vir do Atacama. Comentei sobre a ideia de alguns de trocar pinhão e coroa por mais ou menos dentes. Ele foi categórico em dizer que isso não precisa, disse que andava direto 140, 150 com a moto e ela é muito valente, que perdia um pouco de potencia como todas as outras mas nada que interferisse na viagem.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit Relação (Pinhao - Corrente - Coroa)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum