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Mensagem por Arthur Medeiros Seg Fev 08, 2016 9:24 pm

Pessoal, eu programando um viagem pra Atacama, já preparando a moto e lendo bastante sobre isso. Me deparei com uma informação que eu não havia pensado até então. A perda de rendimento do motor em grandes altitudes. Eu sinceramente estou buscando alguma tabela de parâmetro, alguma forma de entender o quão intensa pode ser essa perda. Não quero que lá em cima minha X vire uma bis 125cc.

Se alguém souber algo sobre isso manda bala...sou sempre ouvidos.!
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Mensagem por Luizfva Seg Fev 08, 2016 10:21 pm

Já fui ao Chile de carro, palio wekend 1.5,  em 1999, passei pela cordilheira e não senti notei perda de potência. Uma vez,  quando estava pensando em voltar lá de moto, uma pessoa me disse que moto injetada não era muito boa pra andar na altitude, apenas as carburadas. É bom pesquisar mesmo.
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Mensagem por Luizfva Seg Fev 08, 2016 10:24 pm

Arthur,  quando souber a data da viagem me avise.  De repente,  quem sabe posso realizar o sonho de voltar lá, mas de moto.
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Mensagem por Luizfva Seg Fev 08, 2016 10:29 pm

Isto é,  se o seu grupo ainda não estiver formado.
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Mensagem por Pardal Seg Fev 08, 2016 10:49 pm

Não sou mecânico, mas pelo que sei, estes problemas ocorrem devido a falta de oxigênio (ar mais rarefeito).
Antigamente, as motos com carburador precisavam ser reguladas para não terem problemas (perda de rendimento), mas com a injeção eletrônica acho que esse problema não existe mais, pois ela ajusta automaticamente a mistura ar/combustível.
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Mensagem por Convidado Seg Fev 08, 2016 11:18 pm

A injeção deve compensar sim, se ocorrer perda de rendimento deve ser mínima, devido aos ajustes eletrônicos. Concordo com o Pardal.
Tem um colega que entrou no forum pra postar imagems do uma viagem que ele fez as Chile, pena que ele sumiu, o nome dele é Orestes, tenta mandar uma MP pra ele.
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Mensagem por Arthur Medeiros Ter Fev 09, 2016 8:07 am

Luizfva escreveu:Isto é,  se o seu grupo ainda não estiver formado.
Oi Luiz, não tenho grupo ainda, na verdade eu estou documentando td e vou fazer um blog mostrando desde o começo do planejamento da viagem, assim que eu souber posto a data! Wink
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Mensagem por Arthur Medeiros Ter Fev 09, 2016 8:10 am

Pardal escreveu:Não sou mecânico, mas pelo que sei, estes problemas ocorrem devido a falta de oxigênio (ar mais rarefeito).
Antigamente, as motos com carburador precisavam ser reguladas para não terem problemas (perda de rendimento), mas com a injeção eletrônica acho que esse problema não existe mais, pois ela ajusta automaticamente a mistura ar/combustível.
Pensei nisso Pardal, mas vou dar uma olhada com calma a respeito, a notícia deve ter sido mais antiga mesmo!
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Mensagem por Arthur Medeiros Ter Fev 09, 2016 8:11 am

Marcos Teles escreveu:A injeção deve compensar sim, se ocorrer perda de rendimento deve ser mínima,  devido aos ajustes eletrônicos.  Concordo com o Pardal.
Tem um colega que entrou no forum pra postar imagems do uma viagem que ele fez as Chile, pena que ele sumiu, o nome dele é Orestes, tenta mandar uma MP pra ele.
Vlw Marcos, vou tentar contato com ele sim, quanto mais informações melhor!!!! Wink
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Mensagem por Convidado Ter Fev 09, 2016 11:23 am

Falei com um cara q foi pra lá esse mês com a X. Disse q a perda de potência e mínima, andava 140, 150 direto
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Mensagem por Arthur Medeiros Ter Fev 09, 2016 11:36 am

Daniel X escreveu:Falei com um cara q foi pra lá esse mês com a X. Disse q a perda de potência e mínima, andava 140, 150 direto

Massa Daniel, se puder passar o contato dele pra trocar as idéias eu agradeço!!! Smile
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Mensagem por Convidado Ter Fev 09, 2016 11:44 am

Eu convidei ele pró fórum vamos ver se aparece. Caso contrário te passo o contato pra vcs trocarem uma ideia.
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Mensagem por JulianZ Ter Fev 09, 2016 12:29 pm

O bom da injeção é que ela compensa a menor entrada de ar, tenho um colega que foi para o Atacama com moto carburada e ela morreu na altitude. Ele estava pensando em mexer no carburador quando passou um outro motociclista e falou para ele tirar o filtro de ar que resolvia, e deu certo, assim que desceu a altitude ele pos de novo.
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Fev 09, 2016 12:46 pm

No caso dos motores que a CC que trabalho representa, há um sensor de pressão atmosferica ele "lê" a pressão e envia a central eletrônica, esta por sua vez corrige a mistura ar / combustível. No caso da X tenho que dar uma pesquisada novidades, posto.

Abraço.
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Mensagem por Convidado Ter Fev 09, 2016 1:42 pm

Marcos os motores e a tecnologia da CAT são feitos no Brasil ou vem td de fora.
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Mensagem por JulianZ Ter Fev 09, 2016 3:08 pm

Nos carros há o sensor MAF, mas no caso das motos acho que deve ser feito de outra forma.
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Fev 09, 2016 6:55 pm

Daniel,

São várias famílias (cilindradas) de motores alguns são montados mas a grande maioria são importados.

Abraço.
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Mensagem por Convidado Qua Fev 10, 2016 8:19 am

Entendi Marcos, vcs aprendem a mexer e interpretar os dados mas eles ja vem montados dos gringos
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Mensagem por Mmcampos Qua Fev 10, 2016 10:59 am

Arthur Medeiros escreveu:Pessoal, eu programando um viagem pra Atacama, já preparando a moto e lendo bastante sobre isso. Me deparei com uma informação que eu não havia pensado até então. A perda de rendimento do motor em grandes altitudes. Eu sinceramente estou buscando alguma tabela de parâmetro, alguma forma de entender o quão intensa pode ser essa perda. Não quero que lá em cima minha X vire uma bis 125cc.

Se alguém souber algo sobre isso manda bala...sou sempre ouvidos.!

Arthur qndo foi para o Peru com a XT660, tanto eu qnto um amigo de GS650 percebemos a perda de potência d+.

Chegamos a 4.870mts e teve um momento que fizemos o teste de arrochar as motos, nenhuma das duas chegou sequer a 130km/h no painel.

Não falharam nem negaram partida em nenhum momento, mas a falta de oxigênio deixou nossos motores sem potência sim.

Outra coisa que ajuda é a gasolina pura de lá, o etanol ajuda a elevar um pouco a potência.

Abrçs
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Mensagem por Mmcampos Qua Fev 10, 2016 11:01 am

JulianZ escreveu:O bom da injeção é que ela compensa a menor entrada de ar, tenho um colega que foi para o Atacama com moto carburada e ela morreu na altitude. Ele estava pensando em mexer no carburador quando passou um outro motociclista e falou para ele tirar o filtro de ar que resolvia, e deu certo, assim que desceu a altitude ele pos de novo.

Um amigo teve que fazer isso na falcon Julianz, mas mesmo sem filtro de manhã a moto só pegava no tranco.
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Mensagem por cheesepaulo Qui Fev 11, 2016 5:56 pm

Arthur Medeiros escreveu:Pessoal, eu programando um viagem pra Atacama, já preparando a moto e lendo bastante sobre isso. Me deparei com uma informação que eu não havia pensado até então. A perda de rendimento do motor em grandes altitudes. Eu sinceramente estou buscando alguma tabela de parâmetro, alguma forma de entender o quão intensa pode ser essa perda. Não quero que lá em cima minha X vire uma bis 125cc.

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Nem se preocupe com isso amigo, a injeção da conta. E se olhar bem tem 2 brasileiros que cruzaram os andes cada um numa POP 100 por aí você tira. Tem reportagem sobre isso no rock riders.
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Mensagem por Arthur Medeiros Qui Fev 11, 2016 6:35 pm

cheesepaulo escreveu:
Arthur Medeiros escreveu:Pessoal, eu programando um viagem pra Atacama, já preparando a moto e lendo bastante sobre isso. Me deparei com uma informação que eu não havia pensado até então. A perda de rendimento do motor em grandes altitudes. Eu sinceramente estou buscando alguma tabela de parâmetro, alguma forma de entender o quão intensa pode ser essa perda. Não quero que lá em cima minha X vire uma bis 125cc.

Se alguém souber algo sobre isso manda bala...sou sempre ouvidos.!
Nem se preocupe com isso amigo, a injeção da conta. E se olhar bem tem 2 brasileiros que cruzaram os andes cada um numa POP 100 por aí você tira. Tem reportagem sobre isso no rock riders.

Legal Paulo, com paciência e perseverança a gente chega! Vou planejar essa viagem sem pressa, até agora acho que essa vai ser a moto. Até o momento estou super confortável com ela, apesar de pouca kilometragem (3.500 km) até agora, mas já deu pra ter uma ideia. Vcs ajudam muito!!!
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Mensagem por Renato Pagano Qui Fev 11, 2016 7:42 pm

Arthur, achei a seguinte reportagem que compara a potencia de um motor entre Rio e Sampa, que utiliza uma calculadora especifica. Talvez ajude, mas se ela esta correta a X vai virar uma Biz com certeza (o que nao é o fim do mundo), como disse o amigo que foi de XT.

reportagem: http://www.flatout.com.br/project-cars-136-vamos-falar-do-turbo-e-do-escape-de-meu-mitsubishi-eclipse-gst/
calculadora: https://wahiduddin.net/calc/calc_hp_dp.htm
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Mensagem por Convidado Qui Fev 11, 2016 7:53 pm

Luiz o conselho q te dou e faça uma viagem menor antes para ir se acostumando e se preparar. VC vai ver as necessidades de andar numa viagem longa.
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Mensagem por cheesepaulo Qui Fev 11, 2016 7:59 pm

Arthur Medeiros escreveu:
cheesepaulo escreveu:
Arthur Medeiros escreveu:Pessoal, eu programando um viagem pra Atacama, já preparando a moto e lendo bastante sobre isso. Me deparei com uma informação que eu não havia pensado até então. A perda de rendimento do motor em grandes altitudes. Eu sinceramente estou buscando alguma tabela de parâmetro, alguma forma de entender o quão intensa pode ser essa perda. Não quero que lá em cima minha X vire uma bis 125cc.

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Legal Paulo, com paciência e perseverança a gente chega! Vou planejar essa viagem sem pressa, até agora acho que essa vai ser a moto. Até o momento estou super confortável com ela, apesar de pouca kilometragem (3.500 km) até agora, mas já deu pra ter uma ideia. Vcs ajudam muito!!!

Da uma olhada nos meus tópicos, tem uma que falo vários pormenores da nossa 500x em relação a irmã maior NC750X, que é sempre a dúvida de escolha da galera.
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