Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Suspensão dianteira (mudança / duvidas) EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

4 participantes

Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por fpsrj Sáb Nov 07, 2015 10:25 pm

fala galera...

como já postei aqui mudei meu link traseiro da suspensão.. a moto aumentou 4cm ficou ÓTIMA !!!

agora estou mexendo na dianteira... já comprei as porcas com reguladores esportivos e ao tirar a original
tem um calço branco de plastico (espaçador)e abaixo a mola das bengalas...

estou com uma dúvida mudando o tamanho do calço branco (plástico pvc) o que influencia na moto ?

a altura dianteira muda ? ou somente a pressão na mola ? deixado a frente mais macia ou mais dura ?

(acho a frente da x dura, quero deixar mais macia um pouco só)
fpsrj
fpsrj
Amador
Amador

Mensagens : 164
Pontos : 204
Data de inscrição : 30/08/2015
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Nov 08, 2015 6:19 am

Fprs,

Tem um membro que antes de vender a moto fez alteração similar. Ele também comprou um link e aumentou a altura da traseira. Na dianteira ele levou a moto a um torneiro mecânico, onde foi removido a porca superior da suspensão. O torneiro mediu as dimensões da porca e confeccionou outra com maior comprimento. Ao instalar as porcas maiores a braçadeira foi instalada nas mesmas, desta forma obteve um aumento da altura. Caso opite por está mudança, troque de ideia com um torneiro mecânico sobre o material a ser utilizado e se haveria necessidade de uma têmpera da peça após confeccionado.
Estas mudanças são estéticas, pois não aumentam o curso da suspensão.

Abraço.


Última edição por Marcos Oliveira em Dom Nov 08, 2015 8:10 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Nov 08, 2015 7:06 am

Fprs,

Têmpera e um tratamento térmico do aço que visa aumentar a dureza e a resistência do mesmo.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Suspensão dianteira.

Mensagem por Rodolfo Carlos Sex Fev 26, 2016 1:43 pm

Pois é pessoal, rodei até agora 1.500 km e ainda não me conformei ou me ajustei a dureza da suspensão dianteira. Até em pequenas ondulações no asfalto sinto nos punhos. Estou pensando em diminuir a calibragem pra experimentar. Alguém tem mais sugestões?
Abraços.
Rodolfo Carlos
Rodolfo Carlos
Amador
Amador

Mensagens : 131
Pontos : 137
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 58
Localização : Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Fev 26, 2016 1:56 pm

Rodolfo,

Tem um tópico em ajustes e afins com o seguinte nome:
"Trocar o óleo por mais fino ou diminuir a quantidade das bengalas pra deixar a frente mais macia".
Não que eu concorde sobre a modificação, mas de uma lida.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Rodolfo Carlos Sex Fev 26, 2016 2:01 pm

Marcos Oliveira escreveu:Rodolfo,

Tem um tópico em ajustes e afins com o seguinte nome:
"Trocar o óleo por mais fino ou diminuir a quantidade das bengalas pra deixar a frente mais macia".
Não que eu concorde sobre a modificação, mas de uma lida.

Abraço.
Olá Oliveira, temo em mexer na suspensão e comprometer a estabilidade e a dirigibilidade, o que também pode ocorrer se eu diminuir a calibragem. O negócio é acostumar mesmo. Valeu a dica! 
Abraço.
Rodolfo Carlos
Rodolfo Carlos
Amador
Amador

Mensagens : 131
Pontos : 137
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 58
Localização : Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Fev 26, 2016 2:04 pm

Rodolfo,

Não gosto de modificar projetos, na minha moto baixei a calibragem (pressão) em ambos os pneus em três PSI, melhorou um pouco.
Executei esta alteração devido ao meu peso 62 kg, quando estou com garupa minha esposa pesa 49 kg.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Rodolfo Carlos Sex Fev 26, 2016 3:40 pm

Marcos Oliveira escreveu:Rodolfo,

Não gosto de modificar projetos, na minha moto baixei a calibragem (pressão) em ambos os pneus em três PSI, melhorou um pouco.
Executei esta alteração devido ao meu peso 62 kg, quando estou com garupa minha esposa pesa 49 kg.

Abraço.
Oliveira, peso um pouco mais (76) e minha esposa (?? Smile ) mais a bagagem, não sei se dá pra diminuir a calibragem. Vou deixar a original.
Até mais.
Rodolfo Carlos
Rodolfo Carlos
Amador
Amador

Mensagens : 131
Pontos : 137
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 58
Localização : Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Fev 26, 2016 3:45 pm

Rodolfo,

Sem levantar polemicas, mas a capacidade de carga da moto é 180 Kg a pressão do manual ao meu ver atende muito bem este extremo.
Acredito que andando abaixo deste limite máximo, valeria apena fazer um teste em um pequeno percurso, caso for fazer um teste calibre o pneu com os mesmos frios.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 52
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Rodolfo Carlos Sex Fev 26, 2016 3:52 pm

Marcos Oliveira escreveu:Rodolfo,

Sem levantar polemicas, mas a capacidade de carga da moto é 180 Kg a pressão do manual ao meu ver atende muito bem este extremo.
Acredito que andando abaixo deste limite máximo, valeria apena fazer um teste em um pequeno percurso, caso for fazer um teste calibre o pneu com os mesmos frios.

Abraço.
Valeu Oliveira, vou testar numa viagem solo sem muita bagagem e posto o resultado.
Abraço!
Rodolfo Carlos
Rodolfo Carlos
Amador
Amador

Mensagens : 131
Pontos : 137
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 58
Localização : Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Convidado Sáb Jul 07, 2018 6:24 pm

Não satisfeito com a suspensão dianteira, instalei novas molas, me disse o vendedor que eram da Fazer, não sei se realmente são, não estavam em embalagem, custaram apenas R$ 34,00 o par. A mola original tem 37 cm e o espaçador 15cm. A que instalei tem 53,5 cm, com diâmetro exatamente igual à original, portanto, sobrou 1,5 cm, e  sobre ela coloquei uma arruela para facilitar o ajuste de pré-carga, obviamente que o espaçador não foi utilizado. Tive um pouco de trabalho para colocar a porca, por causa do 1,5 cm a mais, mas consegui, com uma boa chave soquete. Bom, posso dizer que a moto ficou bem mais macia e não ficou fora dos padrões de SAG. Parece que mola da Tornado também tem o mesmo diâmetro. Então, aí fica a sugestão, para quem não está satisfeito com a rigidez da suspensão dianteira, para uma possível melhora.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Gilberto RLM Seg Jul 09, 2018 10:51 am

mbsouza
Valeu por essa opção de substituição de molas,
só havia ser aplicado em carros,
e nem sabia o que era SAG (Suspension Adjustments Gap).
https://www.motox.com.br/publix/2458/preparacao-da-moto-regulagem-das-molas-das-suspensoes
http://www.mxcenter.com.br/race-sag/
Gilberto RLM
Gilberto RLM
Amador
Amador

Mensagens : 210
Pontos : 214
Data de inscrição : 02/04/2017
Localização : Guaíba RS

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Convidado Seg Jul 09, 2018 4:49 pm

Regulei conforme informado neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BKFfk0fwY9s&t=739s, o dianteiro ficou dentro das especificações, enquanto que o traseiro ficou 5mm a mais que o limite, não quis regular a pré-carga após o sexto nível, pois acho que ficaria um pouco rígida.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão dianteira (mudança / duvidas) Empty Re: Suspensão dianteira (mudança / duvidas)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos