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:: Manutenção :: Ajustes e afins
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Re: [ Indicador De Marcha ]
Olá Brito_pedro,
Eu instalei o indicador de marcha (aquele modelo que usa dois sensores - à venda no Mercado Livre).
A experiência não foi das melhores. Acertar o ajuste correto da fixação dos sensores foi bastante trabalhosa e constantemente ficava dando erro na contagem das marchas.
Desisti e retirei o indicador. Hoje me guio pelo conta-giros.
Mas seria bom sim se a moto tivesse um indicador de marchas.
Abração.
Eu instalei o indicador de marcha (aquele modelo que usa dois sensores - à venda no Mercado Livre).
A experiência não foi das melhores. Acertar o ajuste correto da fixação dos sensores foi bastante trabalhosa e constantemente ficava dando erro na contagem das marchas.
Desisti e retirei o indicador. Hoje me guio pelo conta-giros.
Mas seria bom sim se a moto tivesse um indicador de marchas.
Abração.
kadu_01- Amador
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Pontos : 145
Data de inscrição : 02/09/2015
Localização : MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Putz Kadu....kadu_01 escreveu:Olá Brito_pedro,
Eu instalei o indicador de marcha (aquele modelo que usa dois sensores - à venda no Mercado Livre).
A experiência não foi das melhores. Acertar o ajuste correto da fixação dos sensores foi bastante trabalhosa e constantemente ficava dando erro na contagem das marchas.
Desisti e retirei o indicador. Hoje me guio pelo conta-giros.
Mas seria bom sim se a moto tivesse um indicador de marchas.
Abração.
pelo jeito não vale a pena mesmo os que são baseados em ímã...
Eu tento me orientar pelo conta-giros também, mas volta e meia...dá ruim....hahahaha
Valeu pelo relato! Abraços
brito_pedro- Amador
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Re: [ Indicador De Marcha ]
Pois é Brito, mesmo me orientando pelo conta-giros às vezes me pego tentando engatar a 7 marcha.
Abração
Abração
kadu_01- Amador
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Data de inscrição : 02/09/2015
Localização : MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Pedro, eu rodo na pista todo dia, sei de cor a relacao giro/velocidade em qqer marcha e mesmo assim vivo tentando entrar em sétima, acho que a minha moto vwio com defeito, esqueceram de colocar a tal da sétima, kkkkk
Convidado- Convidado
Re: [ Indicador De Marcha ]
O problema é que o barulho engana, as vezes vc acha que o motor ta sofrendo e pedindo marcha, ai só se olhar nos giros ou tentar engatar a sétima pra ter certeza.
Convidado- Convidado
Re: [ Indicador De Marcha ]
Culpa da 6ª marcha muito proxima da 5ª.
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
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Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: [ Indicador De Marcha ]
Marcos Oliveira escreveu:Estava verificando e observei que alguns indicadores de marchas possuem quatro fios, onde devem ser ligados o positivo, negativo, sinal do sensor de velocidade da moto e sensor de RPM do motor.
Descrição abaixo do painel dos três fios (positivo, negativo e sinal de velocidade da moto) passíveis de serem ligados próximo ao painel:
1-Positivo:
Fio VM/BR (cores vide tabela)
2-Negativo:
Fio VD (cor vide tabela)
3-Sensor de velocidade da moto
Fio RS/VD (cores vide tabela)
Tabela de identificação de cores dos fios:
A informação de RPM é fornecida através de um condutor onde as informações são bi direcionais entre o ECM (modulo de controle eletrônico) para o painel, portanto não há como "pegar" esta informação de RPM do motor neste fio na entrada do painel.
Abaixo exemplos das informações transmitidas pelo mesmo:
Sinal de alta temperatura do motor.
Sinal de baixa pressão de óleo de motor.
Sinal de RPM do motor.
Observação: E quanto ao painel, este envia informação de velocidade da moto ao ECM.
Indicação do condutor responsável pela função descrita acima, no painel da moto:
Portanto o sinal de RPM do motor tem de ser obtido através da saída do sensor de velocidade, ou na entrada do mesmo para o ECM:
Indicação do sensor de velocidade do motor, que pelo esquema esta próximo ao alaternador:
Indicação da entrada do fio (AM), no conector do ECM (modlo de controle eletrônico):
Acredito que estas informações podem auxiliar quem pretende instalar um indicador de marchas.
Abraços.
A um tempo fiz uma pesquisa no you tube sobre um indicador de marcha eletrônico, porém não animei em comprar, pois a instalação é invasiva. Fiz até uma previ dos pontos onde deveria ser instalados os fios do indicador na moto.
O que me deixa chateado que tal sistema sendo instalada na fábrica seria simples, bastaria o monitor (painel) conter no display um ponto para tal indicador. Como o sistema é eletrônico as informações de RPM / velocidade seriam "cruzadas" e através de um mapa estaria definido qual a marcha engatada. Acredito ser este o principio da NC750 com o indicador de marcha via monitor.
Abraço.
Abraços.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
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Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Oliveira, esse esquema p mim foi escrito inteiro em grego. Kkkkk
Nao entendo bulhufas.
Nao entendo bulhufas.
Convidado- Convidado
Re: [ Indicador De Marcha ]
Como assim Teles? Muito fácil, é só... ligar o AM... no... e depois conectar o RX...
Hahaha!!
Hahaha!!
KV2- Amador
- Mensagens : 113
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Idade : 34
Localização : Porto Alegre - RS
Re: [ Indicador De Marcha ]
Hahahah!!!
KV2- Amador
- Mensagens : 113
Pontos : 119
Data de inscrição : 04/03/2016
Idade : 34
Localização : Porto Alegre - RS
Re: [ Indicador De Marcha ]
hahahahahahaMarcos Teles escreveu:Pedro, eu rodo na pista todo dia, sei de cor a relacao giro/velocidade em qqer marcha e mesmo assim vivo tentando entrar em sétima, acho que a minha moto vwio com defeito, esqueceram de colocar a tal da sétima, kkkkk
Teles...
nesse caso to achando que a minha também veio com defeito...ou foi como falaram antes no tópico: o problema tá entre o banco e o guidão....hahahaha
brito_pedro- Amador
- Mensagens : 102
Pontos : 118
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte
Re: [ Indicador De Marcha ]
Olá pessoal. Eui comprei um indicador diferente, que é ligado ao plug destinado ao scaner de analise para manutenção, que fica debaixo do banco.
Chegou nesta semana e ainda não o instalei. É bem acabo, todo envolvido em epox.
Necessita de SETUP. Alguem já instalou um deste para me orientar?
Teoricamente é só plugar.
Chegou nesta semana e ainda não o instalei. É bem acabo, todo envolvido em epox.
Necessita de SETUP. Alguem já instalou um deste para me orientar?
Teoricamente é só plugar.
Eduardo Elias de Paula- Júnior
- Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 11/05/2016
Idade : 64
Localização : Tres Marias-MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
Não conheço este, porém os que pesquisei eles tem um modulo de calibração para memorizar a RPM do motor e velocidade de solo.
Desta forma este modelo universal que menciono, através do mapeamento pelos dados obtidos na calibração, poderá identificar a marcha correta.
Quanto ao seu modelo, depois que plugar informe o que ocorreu, curiosidade não veio com manual?
Abraço.
Não conheço este, porém os que pesquisei eles tem um modulo de calibração para memorizar a RPM do motor e velocidade de solo.
Desta forma este modelo universal que menciono, através do mapeamento pelos dados obtidos na calibração, poderá identificar a marcha correta.
Quanto ao seu modelo, depois que plugar informe o que ocorreu, curiosidade não veio com manual?
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
Se veio com manual mesmo que seja em inglês técnico, tire umas fotos e anexe por aqui, fica mais fácil de ajudar.
Abraço.
Se veio com manual mesmo que seja em inglês técnico, tire umas fotos e anexe por aqui, fica mais fácil de ajudar.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Se não veio manual pode passar também o marca e modelo que fica mais fácil de achar na internet
Renato Pagano- Sênior
- Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ
Re: [ Indicador De Marcha ]
Segue o link.
http://www.ebay.com/itm/FOR-HONDA-CB400F-CB500F-CB500X-2013-2014-2015-2016-Plug-play-Gear-Indicator-/111806758836?hash=item1a0833bfb4:g:MEsAAOSwuzRXco2b&vxp=mtr
Em anexo segue o manual que acompanhou o produto.
http://www.ebay.com/itm/FOR-HONDA-CB400F-CB500F-CB500X-2013-2014-2015-2016-Plug-play-Gear-Indicator-/111806758836?hash=item1a0833bfb4:g:MEsAAOSwuzRXco2b&vxp=mtr
Em anexo segue o manual que acompanhou o produto.
Eduardo Elias de Paula- Júnior
- Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 11/05/2016
Idade : 64
Localização : Tres Marias-MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
Por favo reenvie, pois não consegui ver o manual, tente novamente.
Abraço.
Por favo reenvie, pois não consegui ver o manual, tente novamente.
Abraço.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
A única descrição que tem do produto é a seguinte:
iItrodução indicador de marcha:
1: Ele é projetado para motocicletas equipadas com um sistema de injeção de combustível que possui conector de diagnóstico da motocicleta.
2: Ele é diretamente ligado ao ECU (Unidade de controle eletrônico), o que torna mais rápido as informações sobre a posição da marcha e é de leitura confiável, comparado aos outros indicadores de marchas vendidos hoje.
3: O dispositivo é totalmente automático. Não há botões, nenhum fio de programação (não há necessidade de cortar e emendar linhas), você só precisa conectar em um plug sob o assento.
4: O produto é durável e 100% impermeável.
A única descrição que tem do produto é a seguinte:
iItrodução indicador de marcha:
1: Ele é projetado para motocicletas equipadas com um sistema de injeção de combustível que possui conector de diagnóstico da motocicleta.
2: Ele é diretamente ligado ao ECU (Unidade de controle eletrônico), o que torna mais rápido as informações sobre a posição da marcha e é de leitura confiável, comparado aos outros indicadores de marchas vendidos hoje.
3: O dispositivo é totalmente automático. Não há botões, nenhum fio de programação (não há necessidade de cortar e emendar linhas), você só precisa conectar em um plug sob o assento.
4: O produto é durável e 100% impermeável.
Marcos Oliveira- Mestre
- Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
CONFIGURAÇÃO
Encontre o, 4 pólos conector de diagnóstico masculino vermelho geralmente perto da caixa de ECU. Ele pode ter uma tampa removível e pode ser parcialmente coberto por fita preta.
Retire a tampa e ligue a ficha de indicador de marcha.
Passe o cabo para o local mouting.
Você precisará configurar o módulo após a instalação.
Quando a ignição é ligada, o cont visor para trás 6-1 indicando que a memória é clara.
Levante a traseira l do chão através da utilização de um cavalete, e ligar o motor em ponto morto. (Se você não tem uma posição, você pode configurar o aparelho ao montar. Encontre um longo, reto com semáforo.)
O visor piscará "1"
Selecione a primeira marcha. Solte o cluth, ande manter o RPM em marcha lenta.
O visor está a piscar mais rápido, enquanto a unidade está aprendendo a engrenagem.
-Quando O visor mostra "2", selecione a segunda marcha
REPAT este processo até que todas as engrenagens são pensados (5 ou 6).
Na marcha mais alta, espere até que "o" (acima) é indicado eo visor pára binking
A unidade é programada e deviam indicar as engrenagens corretamente.
Agora, quando IR ignição ligado, o visor couts para a frente (1 a 6), indicando que ele é totalmente funcional.
REINICIAR
Se algumas engrenagens não são indicados corretamente, reiniciar o aparelho e configuração-lo novamente.
Se você tem um SpeedoHealer (ou outra calibração do velocímetro) e alterar o fator de calibração, provavelmente você tem que repor o indicador de marcha e configurá-lo aguain.
Cortar o temporizador unidade de alimentação de 6 em uma linha, enquanto o visor indicador de marcha é connting-se e mostra 3,4 ou 5.
Na maioria dos motociclistas, você pode ligar / desligar a exibição por lançar o interruptor de funcionamento do motor on / offOtherwise, você pode fazer isso pelo ciclismo a chave de ignição 6 vezes (tem alternar a corrida off).
Na próxima inicialização, o ecrã fará a contagem volta enfermarias (6 a 1).
A memória é claro agora e você pode executar o procedimento de configuração.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Certifique-se de conectar o plugue indicador de marcha ao conector bicicleta vermelha. Pode haver outro conector similar que não é vermelho - não use.
Desligue o conector indicador de marcha e verifique se os pinos estão quebrados, tortos ou empurrado para fora da posição. Borrife um pouco de WD40 no connector.l Reconect a ficha, e certifique-se de que todas as ligações são boas e o conector é totalmente assento.
Se você não pode executar o procedimento de configuração, você bateria pode ser velho ou fraco.
Carregue a bateria ou ligar outra bateria usando um cabo junper.
Se algumas engrenagens não são indicados corretamente quando o motor ghe está em execução e embreagem é liberada, reiniciar o aparelho e instalação novamente
Encontre o, 4 pólos conector de diagnóstico masculino vermelho geralmente perto da caixa de ECU. Ele pode ter uma tampa removível e pode ser parcialmente coberto por fita preta.
Retire a tampa e ligue a ficha de indicador de marcha.
Passe o cabo para o local mouting.
Você precisará configurar o módulo após a instalação.
Quando a ignição é ligada, o cont visor para trás 6-1 indicando que a memória é clara.
Levante a traseira l do chão através da utilização de um cavalete, e ligar o motor em ponto morto. (Se você não tem uma posição, você pode configurar o aparelho ao montar. Encontre um longo, reto com semáforo.)
O visor piscará "1"
Selecione a primeira marcha. Solte o cluth, ande manter o RPM em marcha lenta.
O visor está a piscar mais rápido, enquanto a unidade está aprendendo a engrenagem.
-Quando O visor mostra "2", selecione a segunda marcha
REPAT este processo até que todas as engrenagens são pensados (5 ou 6).
Na marcha mais alta, espere até que "o" (acima) é indicado eo visor pára binking
A unidade é programada e deviam indicar as engrenagens corretamente.
Agora, quando IR ignição ligado, o visor couts para a frente (1 a 6), indicando que ele é totalmente funcional.
REINICIAR
Se algumas engrenagens não são indicados corretamente, reiniciar o aparelho e configuração-lo novamente.
Se você tem um SpeedoHealer (ou outra calibração do velocímetro) e alterar o fator de calibração, provavelmente você tem que repor o indicador de marcha e configurá-lo aguain.
Cortar o temporizador unidade de alimentação de 6 em uma linha, enquanto o visor indicador de marcha é connting-se e mostra 3,4 ou 5.
Na maioria dos motociclistas, você pode ligar / desligar a exibição por lançar o interruptor de funcionamento do motor on / offOtherwise, você pode fazer isso pelo ciclismo a chave de ignição 6 vezes (tem alternar a corrida off).
Na próxima inicialização, o ecrã fará a contagem volta enfermarias (6 a 1).
A memória é claro agora e você pode executar o procedimento de configuração.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Certifique-se de conectar o plugue indicador de marcha ao conector bicicleta vermelha. Pode haver outro conector similar que não é vermelho - não use.
Desligue o conector indicador de marcha e verifique se os pinos estão quebrados, tortos ou empurrado para fora da posição. Borrife um pouco de WD40 no connector.l Reconect a ficha, e certifique-se de que todas as ligações são boas e o conector é totalmente assento.
Se você não pode executar o procedimento de configuração, você bateria pode ser velho ou fraco.
Carregue a bateria ou ligar outra bateria usando um cabo junper.
Se algumas engrenagens não são indicados corretamente quando o motor ghe está em execução e embreagem é liberada, reiniciar o aparelho e instalação novamente
Eduardo Elias de Paula- Júnior
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Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
Irei postar a localização do conector de diagnóstico, entendo que seguindo o passo a passo a calibração é fácil.
Caso sua moto possua o cavalete central, o procedimento pode ser feito com mais segurança.
O princípio é o mesmo dos modelos que já havia lido. Manter o motor funcionando na marcha lenta, e neutro e aí engatar as demais marchas. O módulo do indicador irá memorizando os dados de RPM e velocidade de solo. Após calibrar o mapeamento já está na memória do módulo de marchas. A partir deste ponto é andar na mo e certificar que a indicação de marchas está correta. Lembro que há em alguns indicadores um pequeno delay, entre engatar e indicar a marcha.
Abraços!
Irei postar a localização do conector de diagnóstico, entendo que seguindo o passo a passo a calibração é fácil.
Caso sua moto possua o cavalete central, o procedimento pode ser feito com mais segurança.
O princípio é o mesmo dos modelos que já havia lido. Manter o motor funcionando na marcha lenta, e neutro e aí engatar as demais marchas. O módulo do indicador irá memorizando os dados de RPM e velocidade de solo. Após calibrar o mapeamento já está na memória do módulo de marchas. A partir deste ponto é andar na mo e certificar que a indicação de marchas está correta. Lembro que há em alguns indicadores um pequeno delay, entre engatar e indicar a marcha.
Abraços!
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: [ Indicador De Marcha ]
Eduardo,
Em caso ainda de dúvidas de um toque na CC da sua cidade.
Tabela de cores:
No esquema localização do conector de diagnóstico:
Localização na moto:
Em caso ainda de dúvidas de um toque na CC da sua cidade.
Tabela de cores:
No esquema localização do conector de diagnóstico:
Localização na moto:
Marcos Oliveira- Mestre
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Re: [ Indicador De Marcha ]
Valeu pessoal.
Depois eu posto sobre como ficou o funcionamento.
Depois eu posto sobre como ficou o funcionamento.
Eduardo Elias de Paula- Júnior
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Localização : Tres Marias-MG
Re: [ Indicador De Marcha ]
Parece bem simples mesmo de instalar Eduardo.
Boa sorte e depois nos mostra como ficou seu funcionamento
Boa sorte e depois nos mostra como ficou seu funcionamento
Renato Pagano- Sênior
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