Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Sistema de arrefecimento CB500X.

+14
Alesn
Renato Pagano
William_M
lpolido
CHARTÃO
JulianZ
Mmcampos
SILVESTRE
Mateus Grillo
Douglas
m@gro
Thiago de Paula Araújo
André Dias
Marcos Oliveira
18 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Set 06, 2015 12:37 pm

Teles,

Os motores de combustão interna possuem o melhor rendimento térmico na faixa normal de temperatura de trabalho. Bom nos últimos 22 anos trabalhando na mesma empresa com equipamentos pesados, despenso o mesmo cuidado com os motores do meu carro e da minha moto. Não são motores ciclo diesel, são ciclo Otto, mas são motores de combustão interna... Deixando o lado técnico entenda como uma opinião subjetiva, meu caro amigo.

Forte abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mmcampos Dom Set 06, 2015 1:19 pm

Tá certo.
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Dom Set 06, 2015 1:30 pm

Oliveira,
Não estou questionando, estou perguntando, pois o motor que estou mais acostumado a trabalhar, e desse entendo muito, é o motorzinho do dentista, disse que sempre ouvi falar dos motores diesel, não sabia realmente que os motores a gasolina seguiam a mesma regra. Perguntei pq assim como eu, creio que aqui no forum todos sabem que o maior conhecedor dessa area é vc. 
Nao passou pela minha cabeça, nem de longe, contestar, seria ilógico.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Set 06, 2015 1:41 pm

Teles,

Entendeu mal meu caro, dispenso o seguintes cuidados com motores:
Ao funcionar o motor pela primeira vez, só ando com a moto após 5 minutos aproximadamente de marcha lenta. Ao sair procuro nos primeiros km não acelerar acima de 4000 giros aproximadamente. Que pena que a X não tem indicador de temperatura ficaria mais fácil para determinar a faixa de temperatura do motor, acompanhando a progressão da mesma.
Ao parar a moto antes de desligar deixo o motor em marcha lenta por aproximadamente 1 minuto., para equalizar pressões internas / temperatura.
Xará é isto não esqueça, estamos juntos unidos pela mesma paixão.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por SILVESTRE Dom Set 06, 2015 7:15 pm

Isso é bem interessante!!! temos motos que a ventoinha funciona com a chave desligada (como a de Marcos Teles e a de Mmcampos) e temos motos que a ventoinha para de funcionar quando desliga a chave - como a minha e a de Marcos Oliveira, e agora!!!
SILVESTRE
SILVESTRE
Amador
Amador

Mensagens : 115
Pontos : 123
Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Set 06, 2015 7:37 pm

Silvestre,

Se afirmei que não funciona desculpa. Para ser sincero eu nem sei, visto que quando a ventoinha "arma", eu permaneço com o motor funcionando, até que cessar o arrefecinento adicional. Portando não posso afirmar o que ocorre se desligar a chave. Faço o mesmo com o carro que tenho e já instrui a minha esposa a fazer o mesmo. Por curiosidade, saímos de carro a minha esposa dirigindo, chegamos em casa, eu desci do carro ela permaneceu dentro do mesmo com o motor funcionando, pois a ventoinha estava ligada.

Abraços.


Última edição por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 7:40 pm, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por CHARTÃO Dom Set 06, 2015 7:39 pm

A minha desligou a chave, cortou tudo.
Eu faço como o Oliveira disse, quando chego de viagem, eu deixo ela no neutro ligada pelo menos 1 minuto, depois desligo.
CHARTÃO
CHARTÃO
Moderador
Moderador

Mensagens : 494
Pontos : 504
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 43
Localização : BIRIGUI- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por SILVESTRE Dom Set 06, 2015 7:55 pm

Eu estava deixando a chave ligada, sem o motor funcionar, até a ventoinha parar porque achava que, se  o motor ficasse funcionando com a moto parada a temperatura iria sempre subir... mas agora vou testar ficar com o motor em marcha lenta e observar se a ventoinha para.

O  manual diz para não ficar com a chave ligada sem o motor em funcionamento (descarrega bateria) mas também diz para não deixar o motor em marcha lenta por mais de 5 min.
SILVESTRE
SILVESTRE
Amador
Amador

Mensagens : 115
Pontos : 123
Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Set 06, 2015 8:06 pm

Silvestre,
Tenho sempre hábito, ligou a ventoinha eu permaneço com o motor funcionando. Em tese o arrefecinento será maior visto que a bomba d' água estará funcionando, pois é acionada pelo motor. Desta forma tenderá ocorrer o arrefecinento e o switch que liga a ventoinha, mudará de "status" de on para off mais rápido, desligando o motor elétrico (ventoinha).
É o que eu faço, mas não está descrito no manual do proprietário, bem como outros pequenos detalhes. Mas por outro lado boa parte de proprietários de veículos e motocicletas não ligam muito para por menores e no entanto eles continuam rodando. Eu que sou meio enjoado, as vezes detalhista até demais, minha esposa me fala direto bem como alguns colegas de trabalho.

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Dom Set 06, 2015 8:39 pm

Eu nao afirmo que desliga, pois so percebi a ventoinha funcionando duas vezes, tenho certeza que o motor estava desligado, a chave não sei. Mas tenham certeza que a partir de agora vou tomar mais cuidado e deixar o motor funcionando até a ventoinha parar.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por SILVESTRE Dom Set 06, 2015 9:49 pm

Marcelo Oliveira,

Também tenho o habito de fazer isso no meu carro (que nem ventoinha tem), quando vou parar deixo o motor funcionando por um tempo.

Quanto a você se achar enjoado, não se sinta assim, eu também tenho personalidade parecida com a sua (observador, curioso, criterioso, organizado, etc)... alguns vão ver isso como defeito outros como qualidade, o que alguns criticam outros admiram.  A forma como cada individuo ver e interage com o mundo difere entre si conforme sua dominância cerebral.
SILVESTRE
SILVESTRE
Amador
Amador

Mensagens : 115
Pontos : 123
Data de inscrição : 30/07/2015
Idade : 64
Localização : Currais Novos/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Dom Set 06, 2015 10:35 pm

Eu nao os definiria com enjoados e sim como sistemáticos, minha esposa é assim, tudo devidamente organizado e correto, eu sou mais relaxado, sinto que ela, assim como vcs, sofre com isso, pois nem todos compreendem ou aceitam.
Mas esse assunto tambem deveria estar off topic, isso é picologia, kkkkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mmcampos Dom Set 06, 2015 11:31 pm

Só o fato de eu deixar a moto ligada em neutro a ventoinha uma hora vai acionar.

Talvez minha moto seja estranha mesmo. Kkkk  e as outras toda q tive tbm.
Mmcampos
Mmcampos
Pleno
Pleno

Mensagens : 678
Pontos : 684
Data de inscrição : 03/02/2015
Idade : 39
Localização : Ariquemes / Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Seg Set 07, 2015 1:45 am

E que vc mora em um lugar meio morno. Kkkkk
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Set 07, 2015 5:34 am

As vezes quando chego de um passeio e deixo a moto em marcha lenta  (pelo tempo que mencionei), mas estando a temperatura ambiente alta, era poderá liga a ventoinha. Neste caso não desligo o motor até que o sistema elétrico interrompa o funcionamento da ventoinha.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por lpolido Seg Set 07, 2015 12:12 pm

É uma forma de poupar a bateria, pois a ventoinha permanece ligada até atingir a temperatura mesmo com o motor desligado
lpolido
lpolido
Amador
Amador

Mensagens : 281
Pontos : 297
Data de inscrição : 09/06/2015
Idade : 47
Localização : Estrela - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por William_M Qua Set 23, 2015 12:19 pm

Boa tarde!
Minha moto está com 470 km e ontem fui instalar o protetor de motor e acabei vendo que o reservatório do liquido de arrefecimento está vazio.. acredito que tenha vindo sem já da CC, o que isso pode ter causado na moto? Vou la hj falar com eles mas gostaria de saber de vcs se pode ter dado algum problema mais grave.
William_M
William_M
Júnior
Júnior

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Renato Pagano Qua Set 23, 2015 12:32 pm

William, se durante estes 470 kms nada de anormal aconteceu, como vazamento do liquido, ventoinha armada o tempo inteiro, calor anormal sentido nas pernas ou falha no funcionamento do motor,  é provável que nada tenha acontecido com o motor. Normalmente ela tem sido entregue pela cc desta forma, com pouco liquido de arrefecimento. Mas se voce quiser pode solicitar uma averiguação completa de todo o sistema e no motor.  
Abraço
avatar
Renato Pagano
Sênior
Sênior

Mensagens : 1442
Pontos : 1472
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 64
Localização : Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por William_M Qua Set 23, 2015 12:42 pm

Eu não senti nada de anormal, mas também nao parei para observar se tinha algo.. ontem que percebi a falta do liquido e hoje já vou lá. Pelomenos eles vão ter que repor sem custo nenhum né? E dar uma analizada se aconteceu algo.
William_M
William_M
Júnior
Júnior

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Thiago de Paula Araújo Qua Set 23, 2015 2:45 pm

Segunda feira fui na CC para eles trocarem a minha bateria que teve que ser trocada pela garantia...e quando eu estava saindo de lá eu me lembrei de pedir o chefe de mecânica para dar uma olhada no líquido de arrefecimento que tanto nos chateia..rsrsrs...acabei abusando do cara pois ele teve que tirar toda a sujeira qua estava agarrada na "garrafinha" do líquido de arrefecimento...aí meus irmãos...ele viu que tinha umas gotinhas apenas ...e ela saiu da revisão de seis mil não tem pouco tempo...foi a brecha que ele me deu para chamar no curé..kkk...rapidim ele me pediu desculpas e falou que iria cobrar do mecânico que fez a revisão nela e completou sem cobrar nada.
Foi muito tranquilo...basta cobrar dos danados..hehehehehe
Thiago de Paula Araújo
Thiago de Paula Araújo
Amador
Amador

Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Qua Set 23, 2015 2:51 pm

Thiago de Paula Araújo escreveu:Segunda feira fui na CC para eles trocarem a minha bateria que teve que ser trocada pela garantia...e quando eu estava saindo de lá eu me lembrei de pedir o chefe de mecânica para dar uma olhada no líquido de arrefecimento que tanto nos chateia..rsrsrs...acabei abusando do cara pois ele teve que tirar toda a sujeira qua estava agarrada na "garrafinha" do líquido de arrefecimento...aí meus irmãos...ele viu que tinha umas gotinhas apenas ...e ela saiu da revisão de seis mil não tem pouco tempo...foi a brecha que ele me deu para chamar no curé..kkk...rapidim ele me pediu desculpas e falou que iria cobrar do mecânico que fez a revisão nela e completou sem cobrar nada.
Foi muito tranquilo...basta cobrar dos danados..hehehehehe
Aí que eu me refiro, pagar 500 conto ou mais numa "revisão" e os camaradas não olharem nem isso, é o fim da picada. Se acontecesse alguma coisa com a moto com certeza eles iam tirar o deles da reta.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Thiago de Paula Araújo Qua Set 23, 2015 3:19 pm

Por isso não deixei de dar uma catrancada no chefe da oficina...com certeza ele vai repassar a catrancada sem vaselina no mecânicokkkk Twisted Evil Twisted Evil
Thiago de Paula Araújo
Thiago de Paula Araújo
Amador
Amador

Mensagens : 227
Pontos : 235
Data de inscrição : 23/06/2015
Idade : 41
Localização : Ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por William_M Qua Set 23, 2015 7:08 pm

Fui agora na CC eles disseram que nao é normal ter baixado tanto assim além do minimo, mas que nao tem problema pq dava para ver bem pouquinho no fundo e segundo eles o que esta ali seria uma "sobra" e que o radiador estaria certo.. vou pesquisar a respeito para confirmar isso, mas agora eles acabaram completando e ainda quiseram me cobrar, mas só quiseram pq eu me neguei a pagar..kk já que a moto tem 2 semanas de uso.
William_M
William_M
Júnior
Júnior

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira Qua Set 23, 2015 8:11 pm

Infelizmente houve relatos de reservatório de expansão sem líquido, inclusive a minha moto. Há uma negligência por parte das CC em não verificar o nível e na aquisição da moto a empolgação toma conta e acabamos por não atentar a este detalhe importante.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado Qua Set 23, 2015 8:40 pm

Tentaram cobrar o líquido?  Que absurdo.
A Honda so vai começar a tratar bem seus clientes qdo a concorrência apertar realmente.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento CB500X. - Página 2 Empty Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos