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Sistema de arrefecimento CB500X.

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Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Ago 11, 2015 10:09 am

Como problemas no sistema de arrefecimento já gerou algumas polemicas, estou descrevendo de forma básica os componentes deste sistema. O objetivo é familiarizar os membros com o sistema de arrefecimento por liquido, visto que alguns possuíam motocicletas sem esta características.

Radiador:
Além de ser o reservatório do sistema do liquido de arrefecimento, é através do mesmo que ocorre a "troca" de calor do liquido (arrefecimento). Esta "troca" de calor com a atmosfera ocorre de forma efetiva deslocando com a moto, desta forma o ar que vem de encontro ao radiador arrefece o liquido contido no mesmo. Para favorecer o arrefecimento o radiador possui aletas que favorece a dissipação de calor.

Tampa do radiador:
Possui duas válvulas uma de pressão, tem como objetivo retardar o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento, quando a mesma "abre" direciona o liquido para o reservatório de expansão. A segunda válvula que é a de vácuo, tem a função de permitir que o liquido que foi enviado ao reservatório de expansão retorne ao radiador. Fato que ocorre quando houver um diferencial de pressão internamente no radiador em relação ao reservatório de expansão.

Reservatório de expansão:
Tem como objetivo de armazenar o liquido de arrefecimento quando ocorre a "abertura" da válvula de pressão do radiador, evitando a perda para a atmosfera.

Termostato:
Permite com que o motor funcione dentro de uma faixa de temperatura aceitável, no caso da CB500X o inicio de abertura da válvula termostática é entre 80 a 84 graus célsius, estando a mesma totalmente aberta a 95 graus célsius. Quando o termostato estiver "fechado" o liquido de arrefecimento circula apenas nas galerias internas do motor (cabeçote e bloco). Com o inicio de sua abertura o liquido é direcionado para a parte superior do radiador, para que ocorra o arrefecimento, como descrito anteriormente.

Bomba d' agua:
Tem como objetivo de efetuar a circulação forçada do liquido pela galerias internas do motor (bloco e cabeçote) e ao abrir o termostato permitira que o fluxo do liquido se direcione ao radiador.

Mangueira de derivação:
Estando o termostato "fechado", fato que impedira o direcionamento do liquido ao radiador, a mangueira de derivação permitira que o liquido de arrefecimento retorne a bomba d' agua, no lado de sucção da mesma.

Mangueiras:
Conduzem o liquido no sistema de arrefecimento.

Ventoinha:
Tem como objetivo de arrefecer o liquido contido no radiador, quando se fizer necessário, exemplo moto em baixa velocidade onde o fluxo de ar que vem de encontro ao radiador é baixo, sendo portando insuficiente para que se efetua a "troca" de calor. Nesta condição a ventoinha será acionada por um motor elétrico, que normalmente é comandado por um switch (interruptor) de temperatura que se localiza na galeria de arrefecimento no bloco do motor.

Mangueira sifão:
Esta conectada ao radiador abaixo da tampa, só há comunicação entre a mesma e o reservatório de expansão quando a válvula de pressão ou a válvula de vácuo da tampa abrirem.

Abaixo sistema de arrefecimento da CB500X:


Espero estar contribuindo para conhecimento com esta simples descrição sem entrar profundamente em termos técnicos.

Abraços.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por André Dias em Ter Ago 11, 2015 10:38 am

Bela aula de sistema de arrefecimento, Marcos! Deu pra compreender perfeitamente!
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Thiago de Paula Araújo em Ter Ago 11, 2015 3:25 pm

Gostei muito, porém tenho que fazer um intensivo para familiarizar mais com os termos técnicos.rsrsrsr
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por m@gro em Qua Ago 12, 2015 10:21 am

Show o detalhamento do sistema de arrefecimento, parabéns.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Ago 12, 2015 11:02 am

Grato pelo elogio.

Forte abraços.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Ago 12, 2015 3:05 pm

Pessoal,

O Mateus, contribuiu com um novo desenho no tópico sobre a descrição do sistema de arrefecimento. Agora a visualização está mais clara, trabalho em equipe, obrigado.

Abraços.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Douglas em Qua Ago 12, 2015 8:35 pm

Esse fórum é demais! Muitas informações, todas boas e a galera sempre em sintonia pra ajudar!!!
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado em Qua Ago 12, 2015 9:32 pm

Parabéns amigo!

Realmente esse forúm é demais.
Com pouco tempo de existência e relativamente poucos tópicos já tem conteúdo mais consistente do que alguns forúns gringos.

Show de bola!

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mateus Grillo em Qui Ago 13, 2015 10:46 am

Boa Oliveira, ótimo tópico!
Esclareceu muitas dúvidas sobre o sistema, após a leitura e a observação de como funciona o fluxo do fluído na ilustração da pra entender perfeitamente como funciona.

Abração.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Qui Ago 13, 2015 11:01 am

Mateus,

Trabalho em quatro mãos, afinal você aprimorou a ilustração, obrigado.

Abraços.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por SILVESTRE em Sab Set 05, 2015 11:10 pm

Marcos Oliveira,

         Gostei da explanação sobre o sistema de arrefecimento.  O que achei estranho no sistema da CB500X é a ventoinha parar de funcionar quando a ignição é desligada!

Abs,

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado em Dom Set 06, 2015 2:39 am

O sistema nao e p desligar, a minha ja ocorreu de ligar assim que parei e desliguei a moto

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 6:35 am

Silvestre,

É normal, mas quando estaciono e observo que a mesma ligou, não desligou a chave até que a mesma desarme. Tenho este cuidado, pois certifica que a temperatura se estabilizou. Como nunca para a moto e desligo a mesma sem esperar pelo menos uns 30 segundos em marcha lenta, não me gera nenhum inconveniente esperar poucos minutos quando liga a ventoinha. Quando ocorre elevo um pouco a RPM favorecendo a refrigeração, após desligar a ventoinha aguardo pelo menos 30 segundos na lenta e desligo o motor.

Abraço.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado em Dom Set 06, 2015 10:22 am

Oliveira
Fiquei confuso agora, a ventoinha aciona mesmo com o motor desligado, certo? Estando a chave acionada ela pode continuar funcionando?

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mmcampos em Dom Set 06, 2015 10:54 am

Minha moto a ventoinha trabalha igual ocorre com carros, se tiver com temperatura elevada mesmo ao desligar as chaves ela continua girando até conseguir abaixar a temperatura do motor.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mmcampos em Dom Set 06, 2015 10:59 am

Não vejo motivo de ter q continuar com motor ligado se ela está em processo de abaixar a temperatura, 

Só se for caso de sobrecarga com fervura do líquido, mas se isso ocorrer em moto nova pode devolver q está com problema mesmo.

Mas se tratando de aquecimento normal, pode muito bem ser refrigerada desligada como já acontece à anos com carros e outras motos.

Bem, é o q penso, mas respeito opiniões diferentes.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado em Dom Set 06, 2015 11:03 am

Com a chave desligada também Marcelo? Eu achi que a minha também, mas fiiquei na dúvida e aqui nao tem feito tanto calor, ela acionou poucas vezes.

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Mmcampos em Dom Set 06, 2015 11:38 am

Marcos Teles escreveu:Com a chave desligada também Marcelo? Eu achi que a minha também, mas fiiquei na dúvida e aqui nao tem feito tanto calor, ela acionou poucas vezes.

Então Marcos, se eu desligar e a ventoinha estiver já acionada e a temperatura além da conta ela continua ligada um tempo até abaixar.

Acontece igual em carros. Não é sempre, mas ocorre eventualmente.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 11:41 am

Explicando, quando paro a moto e percebo que a ventoinha esta ligada não desligo o motor, até que o arrefecinento adcional cesse, só depois desligo o motor.

Abraços.
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 11:50 am

Quando paro a moto e a ventoinha está ligada deixo o motor funcionando pois ajuda no arrefecinento. Neste caso a bomba d' água estará funcionando circulando o líquido, o arrefecinento é favorecido. Equalizado a temperatura até que o switch de temperatura desligue a ventoinha.

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 11:55 am

Tudo que envolve máquinas torna meio complexo, pois nem todo mundo conhece os sistemas de forma profunda. E as montadoras não fazem todas as recomendações que deveriam, pois o impacto no produto não é a curto prazo de nem todos vão apresentar problemas. Este é meu ponto de vista mas respeito o contraditório.

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 12:13 pm

Desta forma alguns cometem alguns erros, mas não que dizer que irá falhar no outro dia.
Exemplos:
Acelerar e desligar o motor.
Motor aquecido, está com a ventoinha ligada alguns desligam o motor
Acaba de fazer um deslocamento, em vez de deixar o motor funcionando em lenta por pelo menos 30 segundos desligam o motor.
Acabam de trocar o óleo, ao funcionar aceleram o motor.
Asim qu funcionam o motor pela manhã e saem acelerando e trocando marchas em alto giro.
Estava me esquecendo, param a moto para conversar e deixam o motor em marcha lenta por 10, 15 minutos ou até mais.
Etc...j
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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por JulianZ em Dom Set 06, 2015 12:20 pm

Marcos Oliveira escreveu:Desta forma alguns cometem alguns errosas não que dizer que irá falhar no outro dia.
Exemplos:
Acelerar e desligar o motor.
Motor aquecido, está com a ventoinha ligada alguns desligam o motor
Acaba de fazer um deslocamento, em vez de deixar o motor funcionando em lenta por pelo menos 30 segundos desligam o motor.
Acabam de trocar o óleo, ao funcionar aceleram o motor.
Funcionam o motor pela manhã e saem acelerando e trocando marchas em alto giro.
Etc...

Também acho importante que motores rodem um pouco na lenta antes de a gente sair acelerando e resfriem um pouco na lenta antes de desligar. O interessante é que na planta onde trabalho há máquinas de diversos fabricantes, compressores, geradores, turbinas a gás, e todos tem um tempo de cooldown, em que ficam rodando sem carga antes de deslligar, então por que com automóveis e motos deveria ser diferente?

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Convidado em Dom Set 06, 2015 12:21 pm

Entendi Oliveira, mas sempre ouvi que o motor que precisa ficar ligado em lenta depois de certo tempo ligado é o Diesel, nunca tinha ouvido essa questao em relação aos motores a gasolina. Entao o correto é, depois de longo tempo rodando, qdo for parar a moto deixar ligada um tempo p que o liquido de arrefecimento circule totalmente pelo sistema?

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

Mensagem por Marcos Oliveira em Dom Set 06, 2015 12:27 pm

Trabalho em CC da caterpillar a recomendação que o motor não funcione acima de 5 minutos em marcha lente antes e desligar. Mas é só um ponto de vista e não um embate para quem tem mais razão, trabalho com mecânica a 28 anos longe de ser o dono da verdade. Mas como também trabalhei como instrutor de mecânica, fico tentado em compartilhar conhecimento. Espero que não leve a mal meu colega, pois respeito muito seus comentários, que claro abrilhantam o fórum.

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Re: Sistema de arrefecimento CB500X.

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