Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sistema de arrefecimento CB500X.
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptySáb Fev 24, 2024 9:46 pm por hmartini

» Pneus - opções
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptySex Mar 05, 2021 12:50 pm por Pardal

» Barulho estranho
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyQua Jan 13, 2021 5:20 pm por Walter_VR

» Verdinha pra ficar com cara de aventura ;-)
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyDom Nov 01, 2020 8:40 am por Douglas0

» Bolha alta para CB 500X
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyTer Set 29, 2020 10:18 pm por Cesar Alencar

» Guidon para Cb500x
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyQua Jul 22, 2020 9:19 am por Douglas0

» Óleo lubrificante - opções
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyTer Jul 21, 2020 11:36 pm por Manduca Rodrigues

» Ajuste da suspensão.
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyQui Jul 02, 2020 4:50 pm por Douglas0

» Harley Davrison de Honda
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyQui Jul 02, 2020 2:20 pm por juliomd

» Retornando ao mundo das 500
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 EmptyQui Jul 02, 2020 2:17 pm por juliomd

abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

+26
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL
Everson Tomaz Bacete
Arthur Medeiros
luizcruz
MichAlmeida
Thiago de Paula Araújo
luiz60
Renato Pagano
CLAUDINEI DE GOIS
MARCIO KOZAK
m@gro
fatoledo67
rickbrand77
Marcos Ávila
Jones*
RNAraujo
Massako
rodrigo almeida
Marcos Oliveira
Mateus Grillo
Marcuscb
Mmcampos
Renato Aguias RP
CHARTÃO
JulianZ
Douglas
30 participantes

Página 9 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Convidado Qua Jan 13, 2016 1:46 pm

KKKKK essa eu nunca tinha ouvido falar Teles, conta essa historia do Anão.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por rodrigo almeida Qui Jan 14, 2016 10:37 pm

JulianZ escreveu:Na verdade ela tem duas faixas, reparem no reservatorio, uma para verificar ela inclinada e outra para verificar ela reta, então tanto faz,
Isso mesmo JulianZ eu olho com ela inclinada.
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Sex Jan 15, 2016 8:21 am

Eu entendo que as duas faixas se referem ao nível mínimo e ao máximo com a moto nivelada, pelo menos é o que consta no manual.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Convidado Sex Jan 15, 2016 8:24 am

Agora independente se deve olhar ela inclinada ou de pé, é um lagarzinho desgraçado pra conferir.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por rodrigo almeida Sáb Jan 23, 2016 11:57 am

O nível do liquido na minha moto abaixo um pouco, eu olhei na honda custa 56,00 o litro. O motul custa 38,00 o litro e o composto é o monoetilenoglicol, posso misturar os dois ?
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Jan 23, 2016 12:11 pm

Rodrigo,

Não acho prudente misturar e não é normal baixar o nível no reservatório de expansão. Qual a média de km que o nível fica abaixo do normal?

Abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por rodrigo almeida Sáb Jan 23, 2016 12:57 pm

Depois que completei acho que ja rodei uns 5000km, mas como eu disse antes baixa muito devagar. Qual o volume do liquido de arrefecimemto caso eu tenha que trocar, alguem sabe?
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Jan 23, 2016 1:33 pm

Faça uma inspeção visual nos parafusos de fixação da bomba d' água, para ver se há indícios de vazamentos. Estou fora da casa viu olhar e te falo.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por rodrigo almeida Sáb Jan 23, 2016 1:43 pm

Marcos Oliveira escreveu:Faça uma inspeção visual nos parafusos de fixação da bomba d' água, para ver se há indícios de vazamentos. Estou fora da casa viu olhar e te falo.
vou olhar
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Arthur Medeiros Sáb Jan 23, 2016 2:56 pm

1.800km e tive que completar o bendito, estava abaixo do nível... Tomara que não volte a acontecer tão rapidamente!
Arthur Medeiros
Arthur Medeiros
Júnior
Júnior

Mensagens : 95
Pontos : 113
Data de inscrição : 28/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por MichAlmeida Sáb Jan 23, 2016 7:38 pm

Olá a todos,

Apenas um feedback sobre o meu caso do liquido do arrefecimento. Levei na CC eles completaram e me disseram que isso é normal.

Explicação: As mangueiras e outros componentes internos do arrefecimento, com o aquecimento dilatam e com isso o nível baixa.

Bom , enfim , não era um problema e as experiências aqui são tecnicamente as mesmas, salvo alguns casos que haja vazamento mesmo.

Valeu
Abs.,
Michael
MichAlmeida
MichAlmeida
Júnior
Júnior

Mensagens : 17
Pontos : 25
Data de inscrição : 05/10/2015
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Jan 24, 2016 6:44 am

Obrigado pelo retorno,  na minha moto completou com 1.000 km atualmente possui 13.500 km, não foi necessário completar mais. Caso tenha que completar novamente anote quantos km a moto rodou após a última verificação e qual a quantidade necessária para se  obter o nível correto. No mais boas estradas, abraços.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete Dom Jan 24, 2016 6:56 pm

Boa tarde a todos!

    completando apenas 300 km completos, sumiu definitivamente o liquido de arrefecimento do reservatório, dei uma olhada boa nas mangueiras e motor inclusive na parte de baixo do reservatório, pensei que estivesse danificado, mas nada tudo está ok.

    E´normal isso ? posso completar sem que antes comunique a concessionária?...    lembrando que a moto está parada, depois que me deparei com esse problema não liguei mais o motor.

Obrigado a todos!
Everson Tomaz Bacete
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 40
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

http://eversontomaz@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Dom Jan 24, 2016 7:24 pm

Everson,


Quantos km tem sua moto e o tempo de uso?
A maioria das motos foram entregues com o nível do reservatório abaixo do normal, em suma teve que completar. 
O radiador do motor é completo com líquido arrefecedor, o mesmo possui uma tampa. Esta por sua vez possui duas válvulas, uma de pressão que tem a finalidade de retardar o ponto de ebulição do líquido. Quando está válvula "abre" há um alívio de pressão para o reservatório de expansão.  A uns 30 anos atrás, quando ocorria este fato o líquido era direcionado para a atmosfera. Neste caso havia sempre a necessidade de completar o radiador. Com o sistema selado, há o reservatório de expansão, que armazena o líquido de arrefecinento ao "abrir" a citada válvula de pressão. Você deve estar pensando, o radiador vai perdendo o líquido... No entanto quando ocorre um diferencial de pressão internamente do radiado,  em relação a pressão atmosferica (líquido no reservatório de expansão). A segunda válvula da tampa do radiador (vácuo), "abre" retornando parte do líquido do reservatório de expansão para o radiador, equalizando a pressão. Esta é apenas uma descrição básica, omite alguns pontos muito técnico.

Claro que ao serviçar o sistema de arrefecinento, o radiador é completado, a tampa do mesmo é posicionada e se adiciona o líquido de arrefecinento também no reservatório, dentro do nível indicado.

Tampa do radiador:
Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 5z78w





Abraços.


Última edição por Marcos Oliveira em Seg Jan 25, 2016 8:05 am, editado 1 vez(es)
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Arthur Medeiros Dom Jan 24, 2016 7:49 pm

Só um adendo; Usei uma seringa grande e um pedaço de garrote pra completar o nível de líquido sem ter que desaparafusar aquelas partes da carenagem, fica fácil o acesso.ao tanque, e qualquer farmácia vtrm isso, gastwi 3,50, mais 47,00 do litro comprei direto na CC.
Arthur Medeiros
Arthur Medeiros
Júnior
Júnior

Mensagens : 95
Pontos : 113
Data de inscrição : 28/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio Verde

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete Seg Jan 25, 2016 8:00 am

Marcos Oliveira, recebi ela em Dezembro de 2015, e está com 300 Km rodados, obrigado por esclarecer minha duvida, eu imaginava que o radiador também estaria com o nível baixo, apesar o liquido ''desaparecer'' do reservatório afetaria também a reposição no próprio radiador, com certeza vou completar o nível com liquido e acompanhar daqui pra frente pra ver se pode ocorrer vazamentos em algum ponto do sistema.

Obrigado!
Everson Tomaz Bacete
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 40
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

http://eversontomaz@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jan 25, 2016 8:03 am

Everson,

Adicionei um desenho da tampa do radiador ao comentário, para melhor compreensão, de uma olhada.

Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Marcos Oliveira Seg Jan 25, 2016 8:16 am

Como esta na garantia vá a CC e peça para adicionar não pode haver nenhum ônus para você.
 
Abraço.
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Mensagens : 3400
Pontos : 3552
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 53
Localização : Caeté MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete Seg Jan 25, 2016 8:29 am

Marcos Oliveira,
  
     Olhei a imagem da tampa e de como funciona, esclareceu muito e tenho outra visão do que acontece no sistema.
    Então é melhor ver com a CC a melhor forma de resolver isso, achei que eu completando não teria problemas, mas acredito que comunicando a eles será melhor.

Obrigado!
Everson Tomaz Bacete
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 40
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

http://eversontomaz@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Convidado Seg Jan 25, 2016 8:39 am

Com certeza Everson não faça nada sem falar com a cc antes. Até que esta na garantia aconselhamos a ninguem mexer na moto, inclusive muitos aqui fazem esse procecedimento, esperam vencer a garantia para mexer em coisas masi complexas da moto pois qualquer motivo eles podem alegam que a moto foi mexida sem autorização da cc.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete Seg Jan 25, 2016 8:46 am

Daniel K e Marcos Oliveira,

    Entrei em contato com a CC, e eles vão vir buscar a moto e levar para fazerem um pente fino nela, por estar na garantia.
Fica também aqui no grupo um relato do que pode ocorrer e que sirva de exemplo para aqueles casos citados pelo Daniel K, onde pessoas deixam vencer a garantia para depois mexer na moto, procurem fazer o correto.


Obrigado!
Everson Tomaz Bacete
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 40
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

http://eversontomaz@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Convidado Seg Jan 25, 2016 9:18 am

Isto ai Everson, fez o correto, enquanto esta na garantia deixa por conta da cc. Sempre acompanhando seu trabalho, mas deixa a responsabilidade com eles.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL Seg Jan 25, 2016 11:09 am

Bom dia.
Todas vem nesse nível, que é o certo. Dificilmente abaixa. A minha CB500X  esta com 17.000 km e 1 ano e meio de uso e não baixou nada. Não é aconselhavel o uso de agua como complemento. Optei em pagar 60 Dilmas em um litro na Concessionaria e guardar para futuras reposições ou troca.
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL
PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL
Júnior
Júnior

Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 25/01/2016
Localização : LINHARES

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por rodrigo almeida Ter Jan 26, 2016 8:11 pm

PEDRO FELIPE SANTIAGO FIL escreveu:Bom dia.
Todas vem nesse nível, que é o certo. Dificilmente abaixa. A minha CB500X  esta com 17.000 km e 1 ano e meio de uso e não baixou nada. Não é aconselhavel o uso de agua como complemento. Optei em pagar 60 Dilmas em um litro na Concessionaria e guardar para futuras reposições ou troca.
Eu ia comprar de outra marca, mas consegui por 41 reais na cc da minha cidade.
avatar
rodrigo almeida
Amador
Amador

Mensagens : 174
Pontos : 190
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 36
Localização : sete lagoas/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Everson Tomaz Bacete Ter Jan 26, 2016 9:14 pm

Boa noite!

   A minha maquina ainda permanece na CC, assim que eles me trazerem eu vejo o ocorrido e posto aqui para que todos possam saber os prováveis problemas que podem ocorrer.

Obriado!
Everson Tomaz Bacete
Everson Tomaz Bacete
Júnior
Júnior

Mensagens : 11
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/01/2016
Idade : 40
Localização : Kiko - Cafelândia-Pr

http://eversontomaz@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol) - Página 9 Empty Re: Líquido de arrefecimento do motor (etilenoglicol)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos