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Mensagem por Gilberto RLM Qua Jun 28, 2017 7:21 pm

luiz60

Sobre a quantidade de fluído de suspensão posso servir de prova sobre 
sua suspeita de montarem as CBs de fábrica erroneamente (manual de serviço 2015):
- CB500R 503 ml
- CB500F 480 ml
- CB500X 453 ml
 
Adquiri uma CB500X modelo 2016 e ao contrario das reclamações o amortecedor dianteiro é muito macia (muito) e curta (claro),
apertei a válvula de regulagem de pré carga da tampa do cilindro quase ao final 
melhorou mas não o desejado.
Com a roda suspensa abri a tampa pra colocar um calço (espaçador) por dentro da bengala,
e falto forças para fechar a tampa com calço de somente 2 cm,
e não quis danificar aquela frágil bucha espaçadora branca
(acho que pegar sol se deforma, se não esta já deformada, pois tem forma cônica diferença de uns 2 mm)
jeito colocar mais fluído, daí lembrei desse tópico de amortecedores dianteiros duros das CBS500X.

Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Suspenccedilatildeo%20dianteira%20CB500X%201_zps4yfz5fmi

http://www.hiurimotos.com.br/catalogo.php
Examinei os manuais de peças dos anos 2014 e 2016 e as suspensões são iguais com diferenças só das tampas dos cilindros:
- 2015 Ref. 14 peça 51454MM9671 (R$ 166,00 unidade), tampa não é longa para se causa da dureza da suspenção assim não servindo como calço
- 2016 Ref. 14 peça 51450MR8003 (R$ 299,00 unidade), tampa com válvula

Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Suspenccedilatildeo%20dianteira%20CB500X%202015%20b_zps1bbybkno

Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Suspenccedilatildeo%20dianteira%20CB500X%202017%20b_zpskssntdrm

Olhem uma solução drástica que achei no ML para aliviar a suspenção,
reduzir a “bucha da mola” (ref. 03 peça 51402MGZJ01 R$ 68,00 unidade), cortando a (funciona).
Regulador Pré Carga Suspençao Honda Cb650 Cbr650 Cb500 (Perguntas ao vendedor 22/12/2016 20:24)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM


Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Regulador%20Preacute%20Carga%20CB650%20b_zpse2dxolcq


Como estou,
o aperto da válvula está apertado no máximo, por inserir sobre uma mola o aperto é em uma espécie de progressão geométrica,
menos mal não coloquei mais fluído, vale a pena ter essas tampas reguláveis de pressão de mola (as de ar, já tive e nunca usei, visto que ter um manômetro), pena que essas originais faz necessidade de ferramenta para sua regulagem.
Apesar de não ter o “Manual de serviço do ano 2016” (estou precisando) creio que seja mesma contidade de fluído das 2015 nas bengalas,
se não
tudo que eu disse será desconsiderado e as novas estão vindo com menos fluído 10W (R$ 15,00 200 ml).

Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Along%20de%20susp%20CB%20GRLM1_zpsgidmyldo

Trocar Oleo por mais fino  ou  Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia - Página 3 Along%20de%20susp%20CB%20GRLM_zps1tjondrq
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Mensagem por HermanoBA Sáb Ago 05, 2017 10:06 am

Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.
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Mensagem por Rodrigo R. Peracini Sáb Ago 05, 2017 11:26 am

E a suspensão do modelo novo, é mais macia mesmo?
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Ago 05, 2017 4:45 pm

HermanoBA escreveu:Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.

Hermano,

O Vazamento é prematuro, examine a haste para ver se não tem nenhum arranhões, que poderiam ser causados por pedras na estrada.
Teoricamente o serviço não é tão complexo, ao deixar a moto na CC, peça para fazer uma inspeção para verificar se não há danos. O objetivo é na hora de pegar a moto, verificar se não danificaram alguma coisa (peças arranhadas).
Sua moto está na garantia, se positivo a CC mesmo com poucos técnicos treinados seria a melhor opção.

Abraços!
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Mensagem por HermanoBA Ter Ago 08, 2017 10:14 pm

Marcos Oliveira escreveu:
HermanoBA escreveu:Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.

Hermano,

O Vazamento é prematuro, examine a haste para ver se não tem nenhum arranhões, que poderiam ser causados por pedras na estrada.
Teoricamente o serviço não é tão complexo, ao deixar a moto na CC, peça para fazer uma inspeção para verificar se não há danos. O objetivo é na hora de pegar a moto, verificar se não danificaram alguma coisa (peças arranhadas).
Sua moto está na garantia, se positivo a CC mesmo com poucos técnicos treinados seria a melhor opção.

Abraços!

Valeu, Marcos.
Fiz a manutenção. Botei os retentores originais e troquei o óleo das bengalas. R$ 520,00. Mas aparentemente ficou bom o serviço. A suspensão ficou mais dura. Mas não senti perda de instabilidade. 

Aproveitando o momento, a ponteira da CB nova serve numa 2015? Achei bem bacana o novo modelo. Valoriza a estética da moto. 

Abraços.
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Mensagem por Marcos Oliveira Qua Ago 09, 2017 5:48 am

Hermano,

Que bom que deu certo.

Quanto a ponteira, a princípio acredito que dá certo, tem de certificar sobre o ponto de fixação na parte traseira. O maior entrave, acredito ser o preço...


Abraços!
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Mensagem por Ricardo Dutra Ter Jan 09, 2018 12:16 am

Pessoal não troquem o fluído da bengala por mais fino, eu fiz a troca e em 4 meses voltei ao "original". Tive um problema nas bengalas de minha moto, mandei trocar os tubos internos e retentores e demais componentes por novos, porém a oficina colocou um fluido que deve ser de direção hidráulica de automóveis, (muitos falam que é mesma coisa, mas mesma coisa é um caminhão cheio de japonês) ficou batendo, com um barulho chato dentro das bengalas, aí me veio a ideia de colocar um fluido mais fino, o original é 10w, vou meter um 5w e ver se para esse barulho e fica mais macia, já que vai "fluir" mais fácil pelos furos da flauta da suspensão, eu mesmo fiz a troca tudo aferido e medido motul 5w expert........show, parou os barulhos, ficou uma manteiga......inclusive nas curvas a moto ficou muito macia, macia demais e isso é ruim pois vc nao consegue fazer curva a moto flutua a frente, é mesma coisa que um opala, uma rede pra andar na reta e rua esburacada, mas pra fazer curva......voltei para o 10w e a motoestá bem melhor. A mecânica quando colocou aquele fluido, a viscosidade era muito maior que o motul 10w, e o 5w é fino demais até comessou a "suar", passar o fluído pelo retentor novinho de tão fino. Minha recomendação é compre um fluido 10w de qualidade, tu vai pagar mais caro, mas é segurança e conforto também.
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Mensagem por Marcos Oliveira Ter Jan 09, 2018 5:45 am

Ricardo,

Obrigado por compartilhar a experiência com a substituição do fluido. 
Uma simples troca de viscosidade, acaba afetando a ciclística da moto.

Abraços!
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Mensagem por Douglas0 Qui Set 27, 2018 8:29 am

Ricardo Dutra escreveu:Pessoal não troquem o fluído da bengala por mais fino, eu fiz a troca e em 4 meses voltei ao "original". Tive um problema nas bengalas de minha moto, mandei trocar os tubos internos e retentores e demais componentes por novos, porém a oficina colocou um fluido que deve ser de direção hidráulica de automóveis, (muitos falam que é mesma coisa, mas mesma coisa é um caminhão cheio de japonês) ficou batendo, com um barulho chato dentro das bengalas, aí me veio a ideia de colocar um fluido mais fino, o original é 10w, vou meter um 5w e ver  se para esse barulho e fica mais  macia, já que vai "fluir" mais fácil  pelos furos da flauta da suspensão, eu mesmo fiz a troca tudo aferido e medido motul 5w expert........show, parou os barulhos, ficou uma manteiga......inclusive nas curvas a moto ficou muito macia, macia demais e isso é ruim pois vc nao consegue fazer curva a moto flutua a frente, é mesma coisa que um opala, uma rede pra andar na reta e rua esburacada, mas pra fazer curva......voltei para o 10w e a motoestá bem melhor. A mecânica quando colocou aquele fluido, a viscosidade era muito maior que o motul 10w, e o 5w é fino demais até comessou a "suar", passar o fluído pelo retentor novinho de tão fino. Minha recomendação é compre um fluido 10w de qualidade, tu vai pagar mais caro, mas é segurança e conforto também.

Muito obrigado pelo relato.

Depois dessa experiência você fez algum outro ajuste para deixar menos dura?

O que acha dessa afirmação do pessoal nas mensagens anteriores que talvez a moto esteja vindo com quantidade exagerada de fluido da suspensão? Quando você botou de novo o 10w "de qualidade" acha que ficou melhor do que o original? Você atribui isso à marca do fluido ou será que foi a quantidade?

Regulagem da suspensão, mesmo...? Minha Cb500X é a 2018, está com a regulagem que veio de fábrica e também queria que ficasse um pouquinho mais macia em estrada de chão, sem prejudicar muito estabilidade, curvas... Normalmente ando sozinho (90kg equipado) mas eventualmente mais a patroa (55 equipada), que também achou bem dura a moto na estrada de chão (de resto ela adorou... moto mais confortável que ela já andou de garupa).
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Mensagem por rickbrand77 Qui Set 27, 2018 8:46 am

Acompanhando... Alguém já trocou o óleo das bengalas por 7,5?
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Mensagem por Gilberto RLM Dom Set 30, 2018 10:33 pm

https://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-128


Segundo o Rally Raid as peças da suspenção dianteira das CBs 2013/2015 há diferenças com as da a partir de 2016:
- Hastes de amortecedor, possuem o mesmo comprimento, mas os seus 4 furos diferentes em diâmetro, de 2013/15 com 6,5mm e de 2016 menores 5,5mm (redução de 29% no fluxo).
- Molas progressivas, as 2013/2015 têm um enrolamento diferente, fio mais fino 4,8mm e com comprimento da mola maior em 13mm, as molas de 2016 possui um fio de 5,0mm.

Na atualidade mudei, e estou pelo conforto, estou com as tampas com válvulas de regulagem abertas ao máximo, traseira idem, já troquei o fluído das bengalas na concessionária, pareceu-me que ficou mais dura, bem pouca coisa.

Dica boa daqui do cb500x.forumeiros.com de colocar punhos de espoja de bicicleta sobre os originais além de conforto também diminui impactos da suspensão sobro as mãos.
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Mensagem por Douglas0 Seg Out 01, 2018 2:02 pm

Gilberto RLM escreveu:https://advrider.com/index.php?threads/rally-raid-products-honda-cb500x.1012021/page-128


Segundo o Rally Raid as peças da suspenção dianteira das CBs 2013/2015 há diferenças com as da a partir de 2016:
- Hastes de amortecedor, possuem o mesmo comprimento, mas os seus 4 furos diferentes em diâmetro, de 2013/15 com 6,5mm e de 2016 menores 5,5mm (redução de 29% no fluxo).
- Molas progressivas, as 2013/2015 têm um enrolamento diferente, fio mais fino 4,8mm e com comprimento da mola maior em 13mm, as molas de 2016 possui um fio de 5,0mm.

Na atualidade mudei, e estou pelo conforto, estou com as tampas com válvulas de regulagem abertas ao máximo, traseira idem, já troquei o fluído das bengalas na concessionária, pareceu-me que ficou mais dura, bem pouca coisa.

Dica boa daqui do cb500x.forumeiros.com de colocar punhos de espoja de bicicleta sobre os originais além de conforto também diminui impactos da suspensão sobro as mãos.

Não manjo desses detalhes de suspensão aí... Na prática isso quer dizer que ficou mais confortável ou menos da 2016 pra frente? Eu tinha lido superficialmente por aí que a suspensão melhorou nos últimos anos, tornando-se a traseira inclusive ajustável sendo que antes não era. Confere?

Para dar mais confiança na tocada e conforto em estrada de chão com pedras tanto sozinho (total 90kg) quanto acompanhado (total 150kg) o que você recomenda e por que? O que seria sacrificado em prol deste ajuste?

Obrigado!
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Mensagem por Gilberto RLM Qui Out 04, 2018 2:51 pm

Respondendo as perguntas:

“Na prática isso quer dizer que ficou mais confortável ou menos da 2016 pra frente?”
- A frente das 2016 em diante a principio esta mais macia.

“Eu tinha lido superficialmente por aí que a suspensão melhorou nos últimos anos, tornando-se a traseira inclusive ajustável sendo que antes não era. Confere?”
- Segundo http://www.hiurimotos.com.br/catalogo.php não mudou nada continua as mesmas peças, assim todas estão com a mesma suspensão traseira regulável.

“Para dar mais confiança na tocada e conforto em estrada de chão com pedras tanto sozinho (total 90kg) quanto acompanhado (total 150kg) o que você recomenda e por que? O que seria sacrificado em prol deste ajuste?”
- Tocada e conforto em estrada de chão com pedras, melhor solução pneus misto, motivo grip (firmeza), sacrifício seria financeiro, são caros e duram pouco.

Se fores só no campo conforto aí existem mais váriaveis opções, variando muito do gosto e necessidades, como relatei sobre os punhos de espuma a outra dica instala um alongador de mesa de guidão (riser), a moto muda, como foi relatado ao tópico abaixo, acessório que deveria vir de linha.
https://cb500x.forumeiros.com/t159p25-manopla-alguem-ja-trocou
https://cb500x.forumeiros.com/t254-riser-ou-prolongador-de-guidon

Se quiseres dar um up mais para estrada de chão de uma olhada em:
https://cb500x.forumeiros.com/t1216-cb-500x-na-estrada-de-terra
https://cb500x.forumeiros.com/t587-protetor-de-carter
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Mensagem por Douglas0 Qui Out 04, 2018 5:32 pm

Gilberto RLM escreveu:Respondendo as perguntas:

“Na prática isso quer dizer que ficou mais confortável ou menos da 2016 pra frente?”
- A frente das 2016 em diante a principio esta mais macia.

“Eu tinha lido superficialmente por aí que a suspensão melhorou nos últimos anos, tornando-se a traseira inclusive ajustável sendo que antes não era. Confere?”
- Segundo http://www.hiurimotos.com.br/catalogo.php não mudou nada continua as mesmas peças, assim todas estão com a mesma suspensão traseira regulável.

“Para dar mais confiança na tocada e conforto em estrada de chão com pedras tanto sozinho (total 90kg) quanto acompanhado (total 150kg) o que você recomenda e por que? O que seria sacrificado em prol deste ajuste?”
- Tocada e conforto em estrada de chão com pedras, melhor solução pneus misto, motivo grip (firmeza), sacrifício seria financeiro, são caros e duram pouco.

Se fores só no campo conforto aí existem mais váriaveis opções, variando muito do gosto e necessidades, como relatei sobre os punhos de espuma a outra dica instala um alongador de mesa de guidão (riser), a moto muda, como foi relatado ao tópico abaixo, acessório que deveria vir de linha.
https://cb500x.forumeiros.com/t159p25-manopla-alguem-ja-trocou
https://cb500x.forumeiros.com/t254-riser-ou-prolongador-de-guidon

Se quiseres dar um up mais para estrada de chão de uma olhada em:
https://cb500x.forumeiros.com/t1216-cb-500x-na-estrada-de-terra
https://cb500x.forumeiros.com/t587-protetor-de-carter

Minha moto é a 2018 cujo pneu é o Dunlop, com sulcos já bem grandinhos (no limite pro meu uso eu acho). Inclusive quando bem nova por causa dos sulcos fazia muito ruído no asfalto. Mas ainda sinto menos segurança de rodar na estrada de chão do que sentia na MT03 660 com pneus até menos off. Eu achava que a cb500x deveria ser igual ou melhor, apesar do torque maior da MT03 660 dá confiança pra se salvar de alguma situação e o vão livre embaixo da moto também dava mais tranquilidade.

O riser acabei de botar mas não fui pra estrada de chão ainda. Realmente, deve ter melhorado bastante já e eu que não experimentei ainda! Pois evita que a gente jogue o peso nosso em cima do guidão, né? Ficando mais ereto dá tranquilidade pra segurar menos firme o guidão e não tensionar os braços junto dos ombros.

Tb botei protetor de manopla e de motor/carenagem (aquele da SCAM), além de cavalete central (pra ajudar na hora de passar óleo na corrente) e ampliador de base de apoio (cansei de procurar uma pedra larga pra apoiar em cima).

Mas estes ajustes acho que não melhoram a vida do garupa, né? Mas talvez querer vida boa pro garupa em estrada de chão com pedras na CB500X é pedir demais.
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Mensagem por Gilberto RLM Qui Out 04, 2018 6:04 pm

Se tens muita necessidade vais ter que mexer no banco, 
achar um bom profissional de estofaria, de uma procurada no fórum.
Existe essa capa dizem que é muito boa:
https://cb500x.forumeiros.com/t790-capa-para-banco-conforto-e-praticidade

Ampliador de base de apoio quando fui comprar não havia um especificativo para CB500, 
batiam a corrente, qual adquiristes? E alguma ressalva sobre este que tens?
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Mensagem por Douglas0 Qua Out 17, 2018 6:41 pm

Então o lance na sua opinião, Gilberto, é deixar quieta a suspensão e mexer no resto? Pneus, banco, manopla, guidão... Manter óleo original, regulagem de suspensão recomendada para a carga e trabalhar com o resto.

Quanto ao ampliador da base de apoio, comprei também da SCAM, específico para a CB500X. Não tive problemas com bater em nada. Ainda não apoiei na grama/terra para dizer o que acho (tá difícil rodar de moto ultimamente) mas parece adequado para uma boa melhorada mesmo.
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Mensagem por Gilberto RLM Sáb Out 20, 2018 11:07 am

Não Douglas,
mexer na suspenção fica ao seu critério, sou um suspeito, pois sou uns a favor de tunning livre, 
mas me observando: na utilidade, na segurança, no custo, na estética (harmonia), 
e na Legislação.

Mas voltando ao “ampliador da base de apoio”, me liguei, que a minha CB esta alterada, 
esta com a suspenção traseira (através do triângulo do link) e com o descanso lateral alongados, 
e com essas alterações o descanso quando recuado deixou a base de apoio mais próxima da corrente, certamente terei problema em instalar um ampliador de base de apoio, 
fico por enquanto usando calços (pedras, madeiras, luvas, ...), 
mas sem problema, já acostumado.

https://cb500x.forumeiros.com/t75p25-ajuste-da-suspensao

Ampliador de base pela scam é o mesmo como para CB como para NC, peça SPTO 282.
https://scammotoparts.com.br/produto/spto282-ampliador-base-apoio-honda-cb500x/
https://scammotoparts.com.br/produto/spto282-ampliador-base-apoio-honda-nc700x-nc750x/
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Mensagem por Douglas0 Ter Nov 06, 2018 7:37 am

Tem como diminuir o retorno da mola? A cada lombada meio rapidinha minha esposa é “ejetada”.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sex Nov 09, 2018 2:46 pm

Este é um ponto negativo, a suspensão traseira é rigida, para minimizar poderia diminuir a pre carga da posição 3 para 1.
No nem caso usasva pressão dos pneus dianteiro 33 e traseiro 39, melhorou um pouco. Meu peso 64 e esposa 49 kg.

Abraços!
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Mensagem por Douglas0 Qua Nov 14, 2018 10:09 am

Conforme respondi em outro tópico, reclamei na Honda desse retorno muito rápido e constataram falha na minha moto. Realizaram testes solicitados pela própria fábrica e concluíram que seria necessário substituir alguma peça. Após trocar informo aqui sobre o novo comportamento!
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Mensagem por Douglas0 Sex Dez 28, 2018 9:53 am

Melhorou muito o comportamento da moto após substituição do amortecedor traseiro. Sinto-me muito mais seguro.
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