Últimos assuntos
» Dificuldade em acessar o fórum
Qui Jul 19, 2018 1:33 pm por Laercio Altino

» Afastador Alforge CB500x Scam para PORTUGAL
Qui Jul 19, 2018 6:19 am por herpez

» Riser ou prolongador de guidon?
Qua Jul 18, 2018 10:43 am por rickbrand77

» Pneus - opções
Dom Jul 15, 2018 6:09 am por Marcos Oliveira

» Suspensão dianteira (mudança / duvidas)
Seg Jul 09, 2018 4:49 pm por mbsouza

» Kit Alforge Lateral + Afastador Honda Cb500 X(Barato)
Ter Jul 03, 2018 11:38 am por Gilberto RLM

» Iluminação adicional (Farol Auxiliar)
Dom Jul 01, 2018 7:55 pm por CLAUDINEI DE GOIS

» Alforge Komine | Ótima opção com boa qualidade.
Sab Jun 30, 2018 7:38 pm por QueirozRafael

» Regulagem Suspensão Traseira.
Qui Jun 21, 2018 3:06 pm por mbsouza

» Protetor de cárter
Qua Jun 20, 2018 11:40 am por Gilberto RLM

Julho 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Trocar Oleo por mais fino ou Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: Trocar Oleo por mais fino ou Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia

Mensagem por Gilberto RLM em Qua Jun 28, 2017 7:21 pm

luiz60

Sobre a quantidade de fluído de suspensão posso servir de prova sobre 
sua suspeita de montarem as CBs de fábrica erroneamente (manual de serviço 2015):
- CB500R 503 ml
- CB500F 480 ml
- CB500X 453 ml

Adquiri uma CB500X modelo 2016 e ao contrario das reclamações o amortecedor dianteiro é muito macia (muito) e curta (claro),
apertei a válvula de regulagem de pré carga da tampa do cilindro quase ao final 
melhorou mas não o desejado.
Com a roda suspensa abri a tampa pra colocar um calço (espaçador) por dentro da bengala,
e falto forças para fechar a tampa com calço de somente 2 cm,
e não quis danificar aquela frágil bucha espaçadora branca
(acho que pegar sol se deforma, se não esta já deformada, pois tem forma cônica diferença de uns 2 mm)
jeito colocar mais fluído, daí lembrei desse tópico de amortecedores dianteiros duros das CBS500X.

http://www.hiurimotos.com.br/catalogo.php
Examinei os manuais de peças dos anos 2014 e 2016 e as suspensões são iguais com diferenças só das tampas dos cilindros:
- 2015 Ref. 14 peça 51454MM9671 (R$ 166,00 unidade), tampa não é longa para se causa da dureza da suspenção assim não servindo como calço
- 2016 Ref. 14 peça 51450MR8003 (R$ 299,00 unidade), tampa com válvula

Olhem uma solução drástica que achei no ML para aliviar a suspenção,
reduzir a “bucha da mola” (ref. 03 peça 51402MGZJ01 R$ 68,00 unidade), cortando a (funciona).
Regulador Pré Carga Suspençao Honda Cb650 Cbr650 Cb500 (Perguntas ao vendedor 22/12/2016 20:24)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789630159-regulador-pre-carga-suspencao-honda-cb650-cbr650-cb500-_JM

Como estou,
o aperto da válvula está apertado no máximo, por inserir sobre uma mola o aperto é em uma espécie de progressão geométrica,
menos mal não coloquei mais fluído, vale a pena ter essas tampas reguláveis de pressão de mola (as de ar, já tive e nunca usei, visto que ter um manômetro), pena que essas originais faz necessidade de ferramenta para sua regulagem.
Apesar de não ter o “Manual de serviço do ano 2016” (estou precisando) creio que seja mesma contidade de fluído das 2015 nas bengalas,
se não
tudo que eu disse será desconsiderado e as novas estão vindo com menos fluído 10W (R$ 15,00 200 ml).

Gilberto RLM
Amador
Amador

Pontos : 124

Ver perfil do usuário

Re: Trocar Oleo por mais fino ou Diminuir a quantidade das bengalas para a frente ficar macia

Mensagem por HermanoBA em Sab Ago 05, 2017 10:06 am

Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.
HermanoBA
Júnior
Júnior

Pontos : 31

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rodrigo R. Peracini em Sab Ago 05, 2017 11:26 am

E a suspensão do modelo novo, é mais macia mesmo?
Rodrigo R. Peracini
Pleno
Pleno

Pontos : 490

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos Oliveira em Sab Ago 05, 2017 4:45 pm

HermanoBA escreveu:Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.

Hermano,

O Vazamento é prematuro, examine a haste para ver se não tem nenhum arranhões, que poderiam ser causados por pedras na estrada.
Teoricamente o serviço não é tão complexo, ao deixar a moto na CC, peça para fazer uma inspeção para verificar se não há danos. O objetivo é na hora de pegar a moto, verificar se não danificaram alguma coisa (peças arranhadas).
Sua moto está na garantia, se positivo a CC mesmo com poucos técnicos treinados seria a melhor opção.

Abraços!
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Pontos : 3524

Ver perfil do usuário

Mensagem por HermanoBA em Ter Ago 08, 2017 10:14 pm

Marcos Oliveira escreveu:
HermanoBA escreveu:Bom dia, motociclistas. A minha X tá com um vazamento do óleo da bengala direita. A manutenção será a troca do retentor e do óleo das duas bengalas? É um serviço simples? Não confio na Honda daqui! Até agora só fiz manutenções em outra localidade que fica a 609km de distância. A moto tá com 14mil km agora. Valeu.

Hermano,

O Vazamento é prematuro, examine a haste para ver se não tem nenhum arranhões, que poderiam ser causados por pedras na estrada.
Teoricamente o serviço não é tão complexo, ao deixar a moto na CC, peça para fazer uma inspeção para verificar se não há danos. O objetivo é na hora de pegar a moto, verificar se não danificaram alguma coisa (peças arranhadas).
Sua moto está na garantia, se positivo a CC mesmo com poucos técnicos treinados seria a melhor opção.

Abraços!

Valeu, Marcos.
Fiz a manutenção. Botei os retentores originais e troquei o óleo das bengalas. R$ 520,00. Mas aparentemente ficou bom o serviço. A suspensão ficou mais dura. Mas não senti perda de instabilidade. 

Aproveitando o momento, a ponteira da CB nova serve numa 2015? Achei bem bacana o novo modelo. Valoriza a estética da moto. 

Abraços.
HermanoBA
Júnior
Júnior

Pontos : 31

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos Oliveira em Qua Ago 09, 2017 5:48 am

Hermano,

Que bom que deu certo.

Quanto a ponteira, a princípio acredito que dá certo, tem de certificar sobre o ponto de fixação na parte traseira. O maior entrave, acredito ser o preço...

Abraços!
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ricardo Dutra em Ter Jan 09, 2018 12:16 am

Pessoal não troquem o fluído da bengala por mais fino, eu fiz a troca e em 4 meses voltei ao "original". Tive um problema nas bengalas de minha moto, mandei trocar os tubos internos e retentores e demais componentes por novos, porém a oficina colocou um fluido que deve ser de direção hidráulica de automóveis, (muitos falam que é mesma coisa, mas mesma coisa é um caminhão cheio de japonês) ficou batendo, com um barulho chato dentro das bengalas, aí me veio a ideia de colocar um fluido mais fino, o original é 10w, vou meter um 5w e ver se para esse barulho e fica mais macia, já que vai "fluir" mais fácil pelos furos da flauta da suspensão, eu mesmo fiz a troca tudo aferido e medido motul 5w expert........show, parou os barulhos, ficou uma manteiga......inclusive nas curvas a moto ficou muito macia, macia demais e isso é ruim pois vc nao consegue fazer curva a moto flutua a frente, é mesma coisa que um opala, uma rede pra andar na reta e rua esburacada, mas pra fazer curva......voltei para o 10w e a motoestá bem melhor. A mecânica quando colocou aquele fluido, a viscosidade era muito maior que o motul 10w, e o 5w é fino demais até comessou a "suar", passar o fluído pelo retentor novinho de tão fino. Minha recomendação é compre um fluido 10w de qualidade, tu vai pagar mais caro, mas é segurança e conforto também.
Ricardo Dutra
Júnior
Júnior

Pontos : 8

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos Oliveira em Ter Jan 09, 2018 5:45 am

Ricardo,

Obrigado por compartilhar a experiência com a substituição do fluido. 
Uma simples troca de viscosidade, acaba afetando a ciclística da moto.

Abraços!
Marcos Oliveira
Mestre
Mestre

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: